O Miss Universo 2025 se aproxima e com ele mais um feito: pela primeira vez uma mulher transgênero nascida na Ásia está na lista das competidoras selecionadas.
Nguyen Huong Giang é vietnamita, já conhecida no país natal pelos trabalhos de modelo, cantora e atriz.
A trajetória de Huong Giang como personalidade na mídia começa na competição musical Idol, versão local do programa norte-americano. Ela foi a primeira participante trans, em 20xx, e daí seguiu para novos reconhecimentos: esteve em reality shows, foi anfitriã de grandes eventos e, em 2018, ganhou o concurso de beleza para mulheres trans Miss International Queen.
No começo deste ano, a modelo recebeu o título de Miss Universo Vietnã 2025, que lhe conferiu a responsabilidade de representar o país na versão oficial do Miss Universo, na qual todos os países participantes competem. Na disputa geral, esta é a quarta vez que uma mulher trans marca presença no evento, mas nunca antes como representante de um país asiático.
A coroação do Miss Universo ocorrerá na sexta, 21 de novembro. As 130 mulheres escolhidas para disputar o concurso internacional vão se reunir em Bangkok, na Tailândia.

