Entrevista: Vicky Barros
Tradução e Booking: Carol Steinert
Design: Mafê
Imagem: EGO GROUP
Após uma década marcada por experimentação e pela busca constante de autenticidade, PENOMECO retorna com um projeto que sintetiza sua visão atual como artista: o “RNSSNC TAPE”. O EP não apenas reafirma sua versatilidade — transitando entre hip-hop, R&B e Afrobeat — como também simboliza um verdadeiro renascimento criativo, onde o rapper encara de frente o medo de arriscar e aposta em um trabalho mais ousado e denso.
Em entrevista à HIT! Magazine, PENOMECO fala sobre como a sinceridade sempre prevalece em sua música, explica a essência espirituosa e irônica de “EGGE” (feat. YDG) e reflete sobre os momentos decisivos de sua trajetória, desde as dificuldades antes da estreia até a consolidação de uma carreira que ele ainda considera divertida e em constante reinvenção.
Time HIT!: Em entrevistas anteriores, você falou sobre a importância do “respeito” e da experimentação em sua música, especialmente ao explorar gêneros como o Afrobeat em ‘’Organic2’’. Agora, com “RNSSNC”, que pode ser traduzido como “renascimento”, qual é a principal mensagem ou sentimento que você quer “respeitar” e apresentar sobre si mesmo neste momento da sua carreira?
PENOMECO: Este álbum é realmente focado em superar completamente o medo de tentar algo novo. Enquanto trabalhava nos meus projetos anteriores, eu monitorei o feedback de ouvintes estrangeiros também. É claro que houve algumas opiniões negativas, mas percebi que a única maneira de mudar essas percepções era fazer música que parecesse ainda mais genuína e que as pessoas pudessem sentir isso. Quando comparo as reações iniciais a “Organic” e depois a “Organic2”, notei uma mudança, com um feedback muito mais positivo na segunda vez. Baseado nessa experiência, abordei “RNSSNC TAPE” com ainda mais audácia e uma densidade maior no meu trabalho. No final das contas, acredito que a sinceridade sempre transparece.
Time HIT!:O título do EP, “RNSSNC”, sugere redescoberta — uma nova era. Você descreveu o álbum como uma “reintrodução”. O que te motivou a sentir que precisava de um renascimento artístico neste ponto da sua jornada? Que aspectos de PENOMECO estão “renascendo”?
PENOMECO: Sempre quis que cada momento da minha carreira e da minha trajetória fosse lembrado como meu auge. Construí uma carreira de 10 anos—tempo suficiente para algumas pessoas me chamarem de veterano, e às vezes até senti que outros poderiam me ver como tendo passado do meu pico. Mas ao longo da minha jornada, tenho constantemente perseguido a novidade, enquanto também aprendo e aplico o que absorvi no caminho. A verdade é que ainda acho este “jogo” incrivelmente divertido, e em dez anos não encontrei nada mais emocionante do que fazer música. À medida que continuo a envelhecer e a adicionar capítulos à minha carreira, quero que cada um ainda pareça meu auge. É assim que me motivo e continuo avançando. Quero continuar a renascer e a estar sempre ativo na linha de frente.
Time HIT!: A faixa-título, “EGGE” (Feat. YDG), foi descrita como espirituosa e confiante. Como essa faixa representa o tom e a mentalidade geral por trás de RNSSNC? E como foi colaborar com o lendário YDG para transmitir essa mensagem?
PENOMECO: “EGGE” carrega um humor afiado, uma energia brincalhona e uma veia destrutiva. É por isso que eu sabia que tinha que ser com YDG — um artista que está mais perto do instinto bruto do que qualquer outra pessoa. Trabalhar com ele é sempre novo e empolgante; ele traz um tipo de movimento instintivo que eu não tenho naturalmente. “EGGE” reflete isso — é, essencialmente, o humor afiado de dois homens que talvez sejam excessivamente desapegados, transformando suas observações em piadas mordazes.
Time HIT!: Sobre o single “KK”, você mencionou usar o humor como um “mecanismo de defesa”. Vemos essa sagacidade em “EGGE”? De que maneira o humor e a ironia se tornaram ferramentas importantes em sua expressão lírica neste novo trabalho?
PENOMECO: Eu me considero uma pessoa bastante observadora. Embora meus pensamentos e convicções estejam sempre lá, eu tendo a observar o mundo à distância em vez de agir diretamente. “EGGE” reflete isso — é essencialmente o humor afiado de dois homens que talvez sejam excessivamente desapegados, transformando suas observações em piadas mordazes.
Time HIT!: “RNSSNC TAPE” é sonoramente diverso, variando de hip-hop a R&B e Afrobeat. Como você vê a relação entre essa variedade de gêneros e a ideia de um “renascimento”? É uma maneira de mostrar todos os lados diferentes do artista que você se tornou?
PENOMECO: A princípio, pode ter começado como uma forma de auto-expressão, até mesmo de autoafirmação. Mas no final, quero que se torne um renascimento que represente sua época. Meu objetivo não é simplesmente acompanhar a era — quero avançar para que a era ajuste seus passos para seguir os meus. Alguns podem ver isso como imprudência, mas espero que seja entendido como ambição.
Time HIT!: Olhando para trás, desde o seu trabalho inicial e aparições em programas, até fazer parte do Fanxy Child e suas experiências em diferentes gravadoras, como você descreveria a principal linha de evolução em sua música e em si mesmo como artista?
PENOMECO: Tomei muitas decisões para proteger minha vida criativa. Na verdade, houve um período de quase cinco anos em que raramente apareci no palco ou na mídia, mas durante esse tempo, consegui proteger minha arte — e foi isso que me permitiu continuar lançando música consistentemente até agora. Daqui para frente, quero ir um passo além e compartilhar meu rosto e meu trabalho com o mundo mais frequentemente.
Time HIT!:Você é conhecido por suas notáveis colaborações, como com YDG neste EP e seu trabalho com o Fanxy Child. O que você procura em outro artista ao decidir colaborar? O que, para você, torna uma parceria musical bem-sucedida e memorável?
PENOMECO:Quando crio minha própria música, sou muito detalhista. Mas quando se trata de participações ou de decidir sobre outro artista, tendo a ser muito mais intuitivo. Na maioria das vezes, abordo isso por pura curiosidade e não interfiro muito no resultado depois. Às vezes, os ouvintes dizem que a participação parece decepcionante, mas, sinceramente, não me importo. Porque, por outro lado, mesmo em um caso de sucesso como “BOLO”, a mesma abordagem foi aplicada. Para mim, não existe uma resposta certa.
Time HIT!:Olhando para sua carreira de uma década, do Fanxy Child a “RNSSNC TAPE”, qual momento você considera o mais significativo?
PENOMECO: Esta pode não ser a resposta exata que você espera, mas para mim o momento mais significativo na verdade veio antes da minha carreira sequer começar. Passei por muitas lutas e até desisti da música em um ponto. Minha situação familiar não era fácil, e desde cedo tive que enfrentar dificuldades e assumir responsabilidades. Apoiar minha família significava que eu não poderia arriscar meu futuro com a música quando não tinha certeza de que ela poderia nos sustentar, então me afastei e fui trabalhar. Mas, eventualmente, subi ao palco em um show amador — e isso se tornou o gatilho. Esse momento me fez decidir mais uma vez que a música era a vida que eu precisava viver.
Time HIT!: Por fim, você poderia deixar uma mensagem para seus fãs brasileiros?
PENOMECO: Olá a todos os meus fãs no Brasil! Muito obrigado por ouvirem meu novo álbum, “RNSSNC TAPE”. Continuarei a trazer a vocês música que pode nos aproximar ainda mais, então, por favor, continuem assistindo e me apoiando. Muito amor!.
Siga PENOMECO nas redes sociais
Instagram: @penomadeincorea
Soundcloud: PENOMECO
YouTube: PENOMECO

