A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul multou as empresas HYBE, YG, SM e JYP por violação das leis de proteção ao consumidor neste domingo (11). Segundo investigação, as lojas estabeleceram condições internas excessivamente rígidas para processos de reembolso ou avariação de mercadorias, as quais foram julgadas como práticas injustas pelo órgão regulador.
Dentre as ações, foram citadas que itens perdidos não recebiam a compensação prevista em lei, reembolsos não cumpriam o período mínimo exigido e o fornecimento de gravação em vídeo do unboxing do produto eram mandatórios como prova de qualquer irregularidade com a mercadoria.
O valor da penalidade total foi de 10,5 milhões de won (aproximadamente R$42.373 em conversão para o real) — Weverse Company da HYBE com 3 milhões de won (um pouco mais de 12 mil reais), enquanto a SM Brand Marketing, YG Plus e JYP Three Sixty receberam a penalização de 2,5 milhões de won cada (um pouco mais de 10 mil reais).
Em resposta à investigação, todas as quatro empresas corrigiram voluntariamente as suas políticas internas de vendas.