HIT!News, K-pop

Justiça coreana decide que direitos autorais de ‘Cupid’, hit do FIFTY FIFTY, pertencem a produtor externo 

Um tribunal de primeira instância em Seul determinou que os direitos autorais de exploração comercial da música “Cupid“, sucesso global do grupo feminino FIFTY FIFTY, pertencem à empresa The Givers, liderada pelo produtor musical Ahn Sung-il, e não à agência ATTRAKT , que gerencia o grupo. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (8), encerra parte de uma disputa jurídica.  

De acordo com o juiz Lee Hyun-seok, o contrato de transferência de direitos autorais foi firmado diretamente entre a The Givers e compositores suecos. A corte destacou que a ATTRAKT não conseguiu comprovar que o acordo de serviços com a The Givers incluía a cessão desses direitos.  

Cupid“, lançado em fevereiro de 2023, alcançou o 17º lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu 25 semanas no chart, quebrando recordes para um grupo feminino de K-pop.

A crise começou quando as integrantes do FIFTY FIFTY moveram ações contra a ATTRAKT para rescindir seus contratos, acusando a empresa de má gestão. A agência, por sua vez, acusou Ahn Sung-il de “tampering” (interferência indevida) e entrou com ações contra ele.  

Três ex-membros do FIFTY FIFTY, Saena, Aran e Sio, irão reestrear como um trio agora com o nome ablume. O grupo trabalha com o CEO do The Givers, Ahn Sung-il, no álbum de debut previsto para amanhã, dia 9 de maio. 

Como resultado da decisão judicial, a The Givers mantém os direitos de exploração de “Cupid“, incluindo licenciamento e reprodução, enquanto a ATTRAKT conserva os direitos conexos sobre a gravação original.  


Fonte: 1 2 3

Sobre o autor

Jornalista formada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Apaixonada por música, cultura pop e línguas estrangeiras. Sugestão de pautas: ylanalira@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *