Entrevista: Camila Corrêa
Tradução: Yoshiko
HIT: “=(NEUN)” foi o início de uma nova era para o JUST B. O que podemos esperar para os próximos álbuns, músicas e performances nessa era?
LIM JIMIN: Como uma sequência para a trilogia “Rage”, nós estamos animados para introduzir essa nova série, começando com o álbum “=(NEUN)”. Nosso objetivo é apresentar histórias mais autênticas e mensagens que todos possam entender, enquanto exploramos novos gêneros musicais para mostrar nossa versatilidade. Por favor, prestem atenção no nosso próximo álbum.
HIT: “Ta$ty” é um pouco diferente das suas músicas lançadas. Como foi explorar um novo gênero?
GEONU: Explorar novos gêneros é sempre animador. Nós sempre descobrimos novos aspectos sobre nós durante o processo de gravação, e tem momentos que eu me pergunto “Hey, eu realmente posso fazer isso?”. Nós ficamos honrados em compartilhar, com esses novos estilos de música, diferentes vozes e emoções que ainda não tínhamos expressado para nossos fãs.
HIT: Se vocês precisassem escolher uma música para recomendar a alguém que ainda não conhece o JUST B, qual seria?
SANGWOO: Eu recomendaria “Camellia”, a música escrita pelo DY. Não porque sou um grande fã das músicas do DY, mas essa música trará conforto não importa quando ou onde você a escute, então é uma canção que deve ser escutada pelo menos uma vez.
JM: Eu recomendaria nossa música de debut, “DAMAGE”, que mostra nossa paixão imersiva e performance intensa. Se possível, eu convido vocês a assistirem nossa apresentação de “DAMAGE” na KCON JAPAN 2023, porque nós entregamos uma presença de palco fantástica. Hahaha
HIT: Alguns membros participaram ativamente na composição e produção das músicas. “My way”, “Night Stroll” e “Camellia” são algumas delas, que têm seus nomes nos créditos, além de “Will B Ok” e “잘 지내지 마요.”. Como é o processo para criação da música, seja letra ou melodia? O que, normalmente, te inspira e qual a parte mais difícil?
DY: Eu tenho a tendência de escrever a melodia e letras juntas. Elas normalmente chegam até mim ao mesmo tempo, então, às vezes, não demora muito tempo para criar uma música. Minha inspiração vem de diversas fontes, assim como as estações. Porém, tem vezes que me sinto inspirado e momentos que tenho dificuldades. Poder ser desafiador quando eu quero escrever uma nova música, mas, aparentemente, nada vem até mim.
Bain: Eu ainda preciso aprender muito sobre escrever músicas, então eu, normalmente, demoro muito tempo. Eu acho divertido criar músicas em colaboração com compositores e desenvolver melodias durante o processo. Às vezes, as ideias para letra ou melodia surgem no meu dia a dia e eu encontro inspiração em vários formatos. Ainda tem muita coisa que quero compartilhar, então estou comprometido a me esforçar e melhorar minhas habilidades de escrita, assim vocês podem ouvir mais músicas minhas no futuro!
HIT: Vocês também criam coreografias. Como vocês se sentem quando as performam pela primeira vez depois de prontas?
GEONU: Quanto mais envolvidos ficamos na música e coreografia, eu sinto que mais forte se tornam as cores do JUST B. É muito legal ver o quanto nossos fãs amam as apresentações que nós coreagrafamos, como “Deja Vu,” “Make It New,” e “Ready or Not.” O apoio deles é o que nos mantém motivados para novos desafios. Criar uma coreografia envolve uma troca de ideias e discussões com os membros. Pessoalmente, eu fico animado em demonstrar nossas próprias coreografias durante os shows. Eu realmente quero que todos tenham uma ótima experiência e, ao assisti-los aproveitando, me faz querer aprender e criar ainda mais.
HIT: Para “JUST Be with you” vocês fizeram um single, “MBTI” em colaboração com a solista AleXa. Como foi trabalhar com uma artista feminina pela primeira vez? Vocês tem algum momento fora das câmeras para compartilhar com a gente?
Bain: “MBTI” é a música que inicia o projeto global “JUST Be with you”, que começou com a intenção de compartilhar mensagens e música do JUST B em várias línguas, colaborando com diversos artistas estrangeiros para tornar o projeto ainda mais próximo. Trabalhar com a AleXa, alguém ativa nos EUA, como primeiro colaborador torna isso ainda mais significativo. Nós até conversamos em inglês durante as gravações do MV. Foi uma experiência empolgante para nós, já que foi nossa primeira colaboração com outros artistas. Também foi a primeira vez que treinamos com artistas e dançarinos diferentes dos membros do JUST B, o que adiciona mais diversão para o processo;
HIT: Quando “Camellia” foi lançada, vocês aprenderam a Língua de Sinais Coreana para que sua música e mensagem pudessem alcançar mais pessoas. Como foi a experiência de ver as letras de forma diferente? Principalmente para o DY, o letrista que as escreveu?
DY: Eu fiquei feliz e orgulhoso de que todos, incluindo os surdos, poderiam sentir e se identificar com as letras.
SANGWOO: A música mexeu profundamente com meu coração desde a primeira vez que escutei. Nós queremos compartilhar sentimentos e mensagens sinceras com mais pessoas, se tornou uma experiência significativa quando nós conseguimos transmitir a mensagem de forma mais impactante através da língua de sinais. A língua de sinais é uma língua que se comunica não apenas através dos gestos das mãos como também através das expressões faciais, então foi desafiador para todos nós expressar os dois elementos efetivamente. No entanto, foi um momento precioso para nós, e eu acredito que as palavras tocantes do DY foram transmitidas com sucesso para uma audiência maior. A música se tornou realmente memorável para mim
HIT: Vocês ganharam o prêmio “Estrela em Ascensão” durante o Korean Model Awards no final do ano passado e “Estrelas Prósperas” durante o Hanteo Music Awards mais cedo neste ano, assim como o “Prêmio Rookie” no Dream Concert. Como um grupo, por quais as características que vocês querem ser conhecidos?
LIM JIMIN: Eu acredito que esses prêmios foram dados para nós, porque eles reconheceram nosso potencial e querem nos inspirar a trabalhar duro. Mesmo que a música e performances sejam importantes para nós, nosso maior objetivo é ser reconhecido como um grupo que traz esperança e conforto através da nossa dedicação a música. Nós desejamos compartilhar uma variedade mais diversa de música para nossa audiência.
HIT: O JUST B já participou em OST de alguns K-dramas, e alguns membros também já participaram em projetos de atuação. Qual tipo de personagem vocês gostariam de interpretar no futuro?
JM: Como ainda sou novo no ramo da atuação, eu acho que preciso dar meu melhor para os papéis que são entregues para mim. Ainda há muito que eu preciso aprender e muita experiência para conquistar essa área. Eu adoraria interpretar um personagem brincalhão que refletisse minha personalidade, e também apresentar um personagem completamente sério um dia.
HIT: Qual o momento mais memorável da carreira de vocês até agora?
GEONU: O showcase de estreia é a memória mais inesquecível para mim. Depois que o showcase acabou e nós entramos na sala de espera, todos os staffs nos surpreenderam com um bolo. Eu caí em lágrimas quando percebi que meu debut havia acontecido. Também foi um momento divertido porque marcou a primeira vez que todos os seis membros do JUST B se apresentaram juntos. Até hoje, eu penso constantemente nesse momento e me esforço para manter o mesmo nível de entusiasmo e mentalidade de quando debutei.
LIM JIMIN: Conhecer ONLY B presencialmente pela primeira vez se destaca como o momento mais memorável para mim. Como nós estreamos no meio da época do COVID-19, era uma desafio conhecer nossos fãs. Nas apresentações, tiveram momentos que sentimos um vazio sem a presença deles. Mas, quando nós finalmente tivemos a oportunidade de performar em frente aos fãs e escutar os gritos e alegria acendeu uma onda de energia em nós. Cada momento desses guarda um lugar especial na minha memória.
HIT: Tem algum artista ou grupo que vocês sejam grandes fãs assim como os ONLY B são seus?
GEONU: Eu amo o Michael Jackson. Ele é o único que eu realmente amo e admiro como um artista e também como humano
SANGWOO: Eu sou um grande fã do Justin Bieber. Na verdade, um dos motivos que me fizeram me tornar um cantor foi um vídeo que assisti da performance do Justin Bieber, e aquilo me inspirou a seguir cantando e dançando. Eu adoraria ir para um concerto do Justin Bieber qualquer dia.
HIT: Alguns de vocês têm muito interesse em moda e as roupas que vocês usam nas apresentações também são sempre icônicas. Vocês tem algum figurino de apresentação que vocês consideram a favorita ou inesquecível?
JM: Os figurinos que usamos nas promoções de “ME= (NANEUN)”. que apareceu na capa do nosso álbum e videoclipe, tem um destaque maior para mim. O traje branco foi pintado com a cor individual de cada membro. Durante a sessão fotográfica da capa do álbum, DY pintou com tinta spray as roupas para adicionar um toque único. Foi a despedida da imagem intensa que apresentamos antes para a apresentação de um lado mais brincalhão.
HIT: Bain tem muito interesse em culinária, e adora descobrir novas comidas e cozinhar. Tem algum prato brasileiro que você gostaria de experimentar?
Bain: Ainda não sou um grande cozinheiro, mas eu gosto de cozinhar. Entre os membros, eu diria que eu sou o melhor chefe hahaha. Eu quero experimentar o Churrasco brasileiro quando visitarmos o país.
HIT: O que vocês mais gostam de fazer quando não estão trabalhando?
DY: Eu, normalmente, trabalho nas músicas, componho letras enquanto eu as crio e refino durante o caminho.
JM: Eu normalmente relaxo assistindo Netflix. Recentemente, eu comecei a malhar com o LIM JIMIN. Eu estou tentando ficar saudável e também cuidar da minha saúde.
HIT: Desde do seu debut, o B em JUST B carrega muitos significados, “BURN, BEAT, BEGUN…” Se vocês pudessem voltar nos tempos de trainee e dizer para vocês “Just b(e)…” (Seja…), o que diriam?
JUST B: JUST Be um Artista!
GEONU: Eu acredito que estamos todos na mesma página hahaha, Nós estamos aqui porque nós queríamos nos tornar artistas e cantores desde pequenos. Então, se nós voltássemos nos tempos de trainee, nós teríamos dito um para o outro “sejam verdadeiros artistas”.
HIT: Em sua série de COVER by B, vocês cantaram muitas músicas em outras línguas. Tem alguma música brasileira que vocês conhecem ou gostam?
Bain: Com o nosso objetivo de compartilhar nossas vozes com mais pessoas de diferentes países, nós estamos apresentando músicas em várias línguas através do COVER by B. Uma experiência particularmente recompensadora foi cantar “Despacito”, visto que muitos ouvintes gostaram. Recentemente, eu me deparei com uma música chamada “Balada” do Gusttavo Lima, e é uma faixa tão animadora e perfeita para cantar junto, então eu gostaria de cantar ela com os nossos fãs quando visitarmos o Brasil no futuro.
HIT: Muitos fãs brasileiros almejam aprender seu idioma, assim eles podem entender melhor vocês. Se vocês pudessem ensinar uma palavra ou frase em coreano para os ONLY B brasileiros, qual seria?
Bain: 폼 미쳤다!!! Que significa “você parece tão legal hoje” ou “você é muito bom nisso” .
HIT: Vocês podem mandar uma mensagem para os fãs brasileiros?
LIM JIMIN: Nós sabemos do tremendo apoio que recebemos dos nossos fãs do Brasil e nós realmente agradecemos por isso. Nós amaríamos apresentar no Brasil quando tivermos uma oportunidade, então esperem por nós até lá, e quando nós chegarmos no Brasil, nós esperamos passar um tempo incrível juntos. Se cuidem e continuem saudáveis até a gente se conhecer no Brasil! Te amo!
SANGWOO: Obrigado! ONLY Bs do Brasil por dar apoio, às vezes, até mais apaixonado do que nós, e nós te amamos. Nós estamos constantemente nos esforçando para melhorar como artistas, então, por favor, continuem do nosso lado!

