A província de Jeolla do Norte, na Coreia do Sul, anunciou hoje (08), que está interessada em sediar as Olimpíadas de Verão de 2036 e estuda apresentar uma candidatura em conjunto com Seul. O governo local enviará uma carta de intenção ao Comitê Coreano de Esportes e Olímpico (KSOC) até terça-feira, último prazo para a seleção das cidades candidatas.
Jeolla do Norte vê na parceria com Seul uma oportunidade para promover o desenvolvimento equilibrado das regiões do país, segundo afirmou o governador da província, Kim Kwan-young. A proposta inclui a utilização de locais emblemáticos na região, como Saemangeum — que recentemente sediou o Jamboree Mundial de Escoteiros —, o Estádio da Copa do Mundo de Jeonju e o Taekwondowon em Muju. Segundo o governo provincial, essas áreas têm infraestrutura suficiente para receber eventos olímpicos.
A ideia de uma candidatura conjunta entre Seul e Jeolla do Norte ainda não foi fechada, e há discussões em andamento. Enquanto Jeolla do Norte defende que uma candidatura compartilhada pode aumentar as chances de sucesso ao unir forças entre o governo central e as administrações locais, Seul prefere uma candidatura independente, por acreditar que a competição internacional no Comitê Olímpico Internacional (COI) é mais favorável para cidades únicas.
Esta possível candidatura conjunta surge em um momento em que a Coreia do Sul busca consolidar sua posição no cenário global, com outros países, como Catar e Indonésia, também de olho em sediar as Olimpíadas de 2036. A decisão final sobre a cidade candidata sul-coreana será tomada pelo KSOC em janeiro de 2025 e, após isso, o projeto precisará ser aprovado pelos Ministérios da Economia, Finanças, Cultura, Esportes e Turismo para seguir como representante oficial do país no COI.
Fonte: (1)