Matérias

HitReview: Runaway – TXT

São Paulo, 09 de fevereiro de 2023
Texto por: Larissa Leal (@heylaure_)

Vamos fugir? TXT nos mostra como!

Sabemos que o TXT é um grupo com uma tremenda storyline que vem se desenvolvendo ao longo dos lançamentos, e enquanto trabalhamos na análise de “Sugar Rush Ride”, vamos relembrar um dos MV’s mais incríveis dos meninos, Runaway.

Bibbidi Bobbidi

Para começar a analisar o MV, vamos entender sobre o que se trata a música, que em inglês recebe o título de Runaway – “fugir pra longe” em tradução livre – e em coreano recebe um título um pouco mais intrigante: “Esperando por você na plataforma 9 ¾”. Com esse segundo título, que é claramente uma referência ao mundo de Harry Potter,  percebe-se que o MV se passa em um universo onde a mágica existe, e é importante se atentar ao significado da plataforma para esse universo.

A plataforma, tanto no filme quanto no MV, representa uma ponte, uma passagem para o mundo mágico, onde tudo que se pensava ser impossível se torna real. Apesar da plataforma ser citada na letra e no título, no vídeo essa passagem é representada por portas.

Créditos: Reprodução

No início do MV, Soobin aparece desenhando uma porta que apareceria no mundo mágico ao final.

Créditos: Reprodução

Mais uma vez, Soobin encontra a porta para o mundo mágico

Apesar de saber que a mágica está presente no universo de Runaway, o início do MV não se mostra dessa maneira. Durante o vídeo é possível entender que nem mesmo os garotos pareciam estar familiarizados com a magia, mas que ela os acompanha em sua jornada até a descoberta que acontece ao fim da história.

Meu lugar não é aqui

Antes da magia acontecer, cada um cinco garotos aparece em cenas separadas, confusos, entediados e perdidos. Ainda separados, os garotos parecem sentir muitas coisas em comum, que pode ser o fator que os une. Logo nessas primeiras cenas, duas delas chamam atenção, a de Beomgyu e Kai.

Crédito: Reprodução

Beomgyu e Kai traçam linhas incompletas

Levando também a letra da música em consideração, entendemos que os meninos estão atrás, mesmo que inconscientemente, de um lugar que os ajude a fugir de uma realidade dura e não tão alegre. Os dois aparecem traçando linhas, que parecem se direcionar para algum lugar, mas não se sabe ao certo onde. A vontade de achar o lugar mágico já existe, mas ainda na sua forma primordial.

A chama não se apaga

Um dos elementos mais interessantes para o MV é o fogo. Aparecendo pela primeira vez no livro de Yeonjun, uma pequena chama se inicia de maneira um tanto abrupta. Os garotos parecem intrigados e tentam apagá-la, sem sucesso. Mas o que ela significa de fato? Apesar de ter entendido primeiramente como o crescimento e a passagem da infância para a idade adulta, levando em consideração os acontecimentos em Can’t you see me, a chama pode também representar emoções negativas, com a qual adolescentes lidam de forma especialmente difícil.

Créditos: Reprodução

Assim como o ressentimento, o fogo, que inicialmente não passava de uma pequena chama em um livro, alastra-se de forma rápida e intensa, até a cena do incêndio na biblioteca. A cena é um tanto interessante por não se mostrar como a maioria dos incêndios: desesperadores. Ao contrário disso, os garotos parecem calmos ao estarem na biblioteca, ainda tentando achar uma forma de controlar o fogo, e só ao perceberem que não seria possível, correm da biblioteca e adentram a área da piscina.

Podemos entender essa cena como a falta de entendimento de que as emoções negativas são muito mais intensas e poderosas do que podemos achar à primeira vista. É possível ignorá-la até certo ponto, mas quando o ultrapassamos, podemos nos machucar.

Créditos: Reprodução

Taehyun aparece lendo um livro de título “Como apagar o fogo”.

Ainda na piscina, após se esquecerem um pouco de seus problemas e se divertirem juntos, a porta para a ilha mágica aparece e assim, há mais uma aparição do fogo nessa história: a queima da porta gigante. Já no mundo mágico, os meninos se deparam com uma porta enorme, muito similar à que vimos no desenho de Soobin no início do MV. Pensando ainda na teoria de que o fogo representa o amadurecimento, existe um detalhe que é importante para essa cena, a perspectiva da porta. Por ser uma porta de tamanho muito aumentado, os meninos a observam de baixo para cima, lembrando muito a perspectiva de uma criança.

Se a porta já se encontra no mundo mágico, então ela é uma passagem pra quê? Para a infância, e por isso ela não se abre e sim, queima. O fogo consumindo a porta pode ser interpretado como uma representação da infância indo embora para sempre, dando espaço para a rebeldia e os sonhos adolescentes, que são tão intensos quanto às chamas.

Créditos: Reprodução

Mas pensando um pouco sobre o que iríamos ver no lançamento seguinte e tomando o fogo como a representação da raiva e emoções negativas, nesse momento, o clipe pode estar nos dizendo que, mesmo no lugar mágico, onde tudo parece perfeito, elas ainda estão lá. Toda a frustração, raiva e solidão, que começaram com uma pequena chama, não somem de uma hora pra outra, mas talvez ali encontrem seu espaço para existir e só então amenizar, apesar de o clipe terminar com a porta ainda queimando em fogo alto.

O mundo invertido

Um outro elemento interessante no MV é o lugar onde acontecem algumas das cenas de dança: uma piscina vazia, com janelas que mostram o mundo de cabeça para baixo. Levando em consideração que a piscina é o lugar onde a porta para o universo da magia se abriu, podemos entender o lugar como o ponto em que o mundo já não é mais o mundo real e sim a versão mágica dele.

Créditos: Reprodução

Enquanto na primeira cena, na qual eles ainda não haviam descoberto a passagem, a piscina aparece sem água, após a descoberta, o chão aparece molhado, representando que os dois mundos agora estão um passo mais próximos um do outro, utilizando os meninos como a ponte que une os dois universos.

E como esse mv se conecta com todo o TXTverso?

A análise se reteve em tentar explicar apenas o que aparece no MV, mas é impossível ignorar que existe sim uma história maior se desenhando a cada lançamento do TXT. Precisamos também lembrar que Runaway faz parte do álbum The Dream Chapter: MAGIC, ou seja, magia e sonhos são os objetos principais do capítulo. Não podemos descartar a possibilidade de que tudo seja apenas um sonho: achar um lugar melhor para viver com os amigos para escapar da realidade ruim, mas também existe a possibilidade de o capítulo representar a descoberta da magia adormecida dos cinco garotos. E aí, qual é a sua teoria?

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=2Eehwpjdm8U&t=28s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *