Matérias

HIT!Review: “MELTING POINT” do ZEROBASEONE

Texto por: Yoshiko (@yo_kanzato) || Design por: Darlís (@darlisstudio)

O ZEROBASEONE voltou! O grupo fez seu primeiro comeback no início de novembro com o mini-álbum “MELTING POINT”, que conta com cinco músicas diferentes, para mostrar toda a versatilidade e o potencial que os nove integrantes carregam consigo. 

Com exceção da faixa principal, CRUSH (가시), todas as canções apresentam um lado quentinho e aconchegante que combina com o inverno coreano, que se faz presente no país durante o período de promoção. Além disso, as letras possuem elementos narrativos muito ricos, quase como se quisessem transmitir um abraço por meio de sua música. 

Não entendeu nada? Então, vem comigo e bora começar a review desse álbum.

MELTING POINT

Com uma melodia suave que te faz sentir como se estivesse em um conto de fadas, a primeira música do álbum pode ser interpretada como uma confissão romântica feita por um príncipe de gelo – ou só alguém com um “coração de gelo” – que acabou de encontrar seu amor. 

Nessa história, o eu-lírico inicia com uma dúvida, como se ele tivesse perdido controle de seus sentimentos ou os desconhecesse, algo que se intensifica ao encarar o rosto da sua pessoa especial. A timidez de alguém apaixonado é notável, então, nós podemos perceber que é uma história que está apenas no seu começo.

O que aconteceu comigo?

Vejo apenas você entre tantas pessoas

Seus olhos sorridentes encontram os meus de repente

Um rubor florescente

O tempo passa, o sentimento cresce até chegar no seu clímax, o melting point – ponto de fusão, em português –  e o coração, até então congelado, se derrete com o calor do carinho e afeto que eles compartilham entre si.

À medida que o tempo passa

Eu gosto mais de você

Emoção a cada momento

Derretendo por você

A história se desenrola e chega ao seu ponto máximo de entrega durante o refrão, juntamente com a mudança no instrumental que o acompanha. Agora, de forma agitada e cheios de emoção, eles já não se importam com nada além de manter aquela pessoa especial em sua vida

Eu continuo quebrando

Mesmo que eu derreta e me torne pequeno na sua frente, me sinto bem

Toque, toque, o coração fica corado, corado, minhas bochechas

Apressado, apressado, ficam quentes

Toque, toque, um gesto silencioso, silencioso, na respiração

Apressado, apressado, derretendo (yeah, yeah, yeah)

Clique aqui para ouvir essa música !

Take My Hand

“Take My Hand” é como uma mistura inusitada entre um filme de ação cheio de informação e um romance adoleslecente clichê. Isso acontece devido ao contraste entre a batida – que é super estimulante, graças à forte presença de instrumentos de percussão – e a letra – que carregam sentimento de conforto e entrega. 

Nessa canção, existe um sentimento de rapidez e agilidade. O eu-lírico (no caso, o ZEROBASEONE) recebe um chamado irrecusável para uma aventura desconhecida junto a alguém. Embora os versos não deixem claro sobre o que se trata essa nova missão, podemos concluir que, metaforicamente, o grupo esteja falando sobre o início de um relacionamento. 

Além do espaço familiar, um mundo me chamando

Você sabe que eu gosto, eu gosto

Não se preocupe, está tudo bem, podemos ir

Você sabe que não estou mentindo

A mudança de títulos que ocorre durante essa fase, quando você deixa de ser o amigo para se tornar o namorado, pode ser assustadora para ambos os lados por não saber como será o futuro que criarão juntos nessa nova aventura, além do medo de perder uma amizade importante que se faz presente durante esse período. Mas o grupo não parece se preocupar, ele só quer deixar seu amor confortável para que eles possam voar cada vez mais alto e juntos.

Abra os olhos, sinta-se tão livre

Sempre sonhei com você e eu

Desde o momento em que te vi pela primeira vez

Sinto que meu destino está ligado a você

Você é meu desejo, pegue minha mão

Com um novo caminho a ser seguido, a ansiedade sobre aquilo que não conhecemos pode tomar conta das nossas decisões, mas é dentro desse medo que o ZB1 explicita uma outra face muito importante para a construção de seu romance: o companheirismo. Para eles, tudo ficará bem se eles continuarem a caminhar de mãos dadas, sempre um do lado do outro.

Onde estamos? E para onde devemos ir?

Não importa, contanto que estejamos juntos

Sempre que eu segurar sua mão

Faça qualquer coisa, qualquer coisa pode ser, me sinto como um herói

Clique aqui para ouvir essa música !

CRUSH (가시)

Chegamos na faixa principal do álbum que tem uma estética completamente diferente do último lançamento dos meninos, “In Bloom”.

Nas palavras do Hanbin, integrante do grupo, “Crush” é uma música que apresenta o ZB1 como espinhos – 가시, título em coreano – que protegerão as flores (ZEROSES) a qualquer custo – e ele não está exagerando. 

A melodia da música é agressiva com algumas mudanças de ritmo durante todo o decorrer da canção. Já a letra explicita uma relação de dedicação e lealdade quase animalesca logo no primeiro verso, onde o eu-lírico mostra desespero apenas para proteger aquele que o chama.

Me chamando (me chamando)

Para mim é tão deslumbrante (deslumbrante)

Lealdade por você (lealdade)

Estou pronto agora

Seu interior deslumbrante

Eu ousaria desejar, permita-me

Sua devoção é tamanha que, durante o refrão, eles abdicam de sua própria segurança para proteger sua flor. Além disso, o verso conta com um jogo de palavras interessante com o título inglês da música, afinal, a mesma palavra ganha dois significados opostos ao longo da narrativa. 

Me esmague, mesmo que me destrua, vou te proteger

Me esmague, mesmo que eu desmorone, vou resistir

Me esmague, quando estou ao seu lado, uou-uou-uou

Mesmo que doa mais, me apaixono por você

A primeira vez que ouvimos a palavra “crush” ela significa “me esmague”, um ápice de loucura e se colocando em uma posição de vassalo da relação. Já na última vez que a palavra é mencionada nessa mesma estrofe, ela ganha um sentido mais delicado e sentimental  de “paixão; estar apaixonado”. 

Esse contraste entre os vários usos possíveis da palavra pode estar mostrando a personalidade tsundere – alguém que parece frio, mas é amável – do eu-lírico que já não se importa com mais nada além de seu amor.

Clique aqui para ouvir essa música !

Kidz Zone

A quarta música do álbum, Kidz Zone, é a única onde o amor romântico não é o tema principal. Dessa vez, o ZEROBASEONE demonstra sua versão mais leve e descontraída onde eles convidam os ouvintes a se desconectar do estresse do dia a dia e se tornarem eternas crianças, independente da idade, gênero ou nacionalidade.

Diferentes idiomas, idade não importa

Estilos individuais, amizade unificada

Todos confiam nisso, pare de se preocupar

Agora, vamos nos divertir ao máximo

Essa canção é bem curtinha e não possui nenhum destaque vocal, como o uso de técnicas ousadas ou um high note no clímax. Assim como o nome sugere, é uma canção “infantil”, ou seja, aquela feita para cantar com os amigos durante uma tarde de descanso. Sem contar a melodia calma com uma energia sonhadora que todos nós tínhamos quando mais novos. 

Essa temática jovial combina bem com a posição que o grupo se encontra nesta indústria – um grupo rookie –, onde eles têm muito o que aprender. Além disso, essa música estabelece uma relação com uma outra canção do primeiro álbum – New Kidz On The Block – e expande a narrativa iniciada anteriormente.

Clique aqui para ouvir essa música !

Good Night

Para encerrar o álbum, que tal uma canção de ninar? Porque é justamente essa a proposta de “Good Night” que inicia com a sample da música “Brilha, Brilha, Estrelinha” acompanhada por uma confissão:

À medida que a noite fica mais profunda

Eu me perco em pensamentos sobre você todos os dias

Assim como nós montamos histórias ao invés de dormir, o ZB1 também mostra que esse amor e curiosidade são a principal causa de sua insônia, essa inquietude é tão grande que eles não conseguem encontrar respostas, só se perguntar sobre todos os detalhes possíveis.

O que preenche suas noites?

O que você pensa ao seu lado?

Eu quero saber, eu quero saber

Eu quero saber tudo

Com uma melodia calma acompanhada pelo som do piano, o eu-lírico mostra uma das formas mais delicadas de se amar alguém que é a curiosidade e o cuidado. As palavras desta canção aparentam ter sido escolhidas a dedo para que pudessem expressar perfeitamente os sentimentos de uma paixão.

É um cumprimento comum à noite

Mas é sincero

É sincero, todas as noites

Meu coração está voltado para você

De maneira madura, os meninos demonstram todo o amor e carinho que guardam ao dizer um simples  “boa noite”.

É um cumprimento comum à noite

Mas é sincero

É sincero, todas as noites

Meu coração está voltado para você

Clique aqui para ouvir essa música !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *