Classificação Indicativa: A16
Contém: Violência, violência doméstica, violência contra animais, bullying, menção a abuso sexual, menção a suicídio e palavras obscenas.
“Sete Anos de Escuridão” é um thriller psicológico escrito pela autora You Jeong You, publicado no Brasil pela Editora Todavia, em 2022, com tradução de Paulo Geiger. You Jeong You é considerada uma das autoras mais célebres do gênero na Coreia do Sul, comumente retratando as fraquezas humanas e sua busca por redenção.
Nesse livro conhecemos Choi Sowon, filho de um pai amoroso que acaba se tornando um assassino, tendo seu crime estampado em vários jornais do país. Sowon, que na época tinha apenas 11 anos, passa a carregar o peso das ações do pai, não conseguindo um guardião-legal e muito menos um lugar para morar, sendo, aos poucos, empurrado para fora da sociedade.
Mesmo tentando levar a vida normalmente, Sowon enfrenta o preconceito da sociedade e das pessoas, fazendo-o abandonar a escola e desistir de trabalhar. O único que o acolhe é o senhor Ahn, com quem ele dividia o quarto na época do crime.
O livro é narrado tanto em 1ª pessoa quanto em 3ª pessoa, e é dividido em 6 partes principais, fora o prólogo e o epílogo. Começamos conhecendo Sowon e tudo que ele passou durante os 7 anos que sucedem o assassinato e a prisão de seu pai.
De início, acaba sendo um pouco confuso, já que algumas partes não são exatamente lineares, algo que, conforme o livro avança, fica menos difícil de acompanhar. A leitura não é difícil e realmente nos mostra as fraquezas e lados obscuros dos personagens.
A partir daqui você encontrará mais detalhes sobre a trama do livro. Se isso estraga sua experiência de leitura, deixamos aqui o aviso de SPOILER.
Depois de desistir de frequentar a escola, Sowon passa a mudar de cidade constantemente junto com o senhor Ahn, até que acaba indo para um vilarejo perto de onde seu pai cometeu os assassinatos, local onde consegue passar mais tempo.
Contudo, outra tragédia acontece no local, trazendo de volta um familiar jornal que tem sua foto na primeira página. Além do jornal, Sowon também recebe um manuscrito, contando tudo sobre o que aconteceu 7 anos antes, com detalhes e nomes reais, inclusive o seu. Sowon não queria lembrar, não queria saber mais, mas ao mesmo tempo, tinha tantas perguntas não respondidas que a curiosidade o consome.
Estaria o senhor Ahn, autor do manuscrito, escrevendo suas histórias assim, pra todo mundo saber? Ou seria uma ficção inspirada naquela tragédia? Embarcamos com Sowon na jornada para ter essas respostas e as de todas as outras perguntas que se fez ao longo dos anos.
Depois que ele começa a ler o manuscrito, entramos em um flashback, cuja narrativa segue vários personagens que protagonizam a tragédia, incluindo Choi Hyunsu, pai de Sowon.
Com uma trama e escrita que prendem o leitor a cada novo capítulo, You Jeong You nos entrega uma obra trágica que nos impacta e revela os lados mais obscuros e profundos dos humanos.