HIT!Leituras, Matérias

HIT!Leituras: Dia de Primavera

“— Eu fico assustado com a vida às vezes, sabia? — Jae-son comentou.
— Eu também. Parece que todas as coisas que acontecem têm ligação.”

Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: young adult

Guarulhos, 07 de outubro de 2024.

Stefanie Cabanelas, nascida em 1998, é uma autora independente soteropolitana apaixonada pela cultura coreana. ARMY, jornalista e criadora de conteúdo para plataformas digitais, Stefanie utilizou essas três áreas de expertise com maestria ao desenvolver seu primeiro livro, “Dia de Primavera”.

Na obra, acompanhamos a história pelo ponto de vista de dois personagens: Ester Oliveira, uma brasileira de 16 anos que está fazendo intercâmbio na Coreia do Sul, e Park Jae-son, um jovem coreano misterioso que é trainee de uma empresa e sonha em se tornar um idol.

É impossível negar o quanto essa sinopse nos lembra de algumas fanfics que vemos por aí, mas a verdade é que o livro de Stefanie se assemelha muito mais a um K-drama do que uma fanfic em si.

Somos levados a acompanhar a história dessas duas pessoas com culturas e vivências completamente diferentes que, por coincidência ou destino, se encontram e acabam criando um laço que nem mesmo o tempo e a distância é capaz de enfraquecer.

No entanto, “Dia de Primavera” tem muito mais a oferecer do que a relação entre os dois personagens. Apesar de apresentar alguns momentos bem clássicos de K-drama, que geralmente só acontecem em obras de ficção, há também outros que nos fazem pensar “ah, eu já passei por algo parecido” e trazem um equilíbrio saudável entre a ficção e a realidade.

A autora também toma muito cuidado para não cair em idealizações a respeito da cultura coreana, principalmente da indústria do K-pop. Seja na forma como Ester passa por um choque de realidade ao finalmente realizar seu sonho de estar na Coreia do Sul, percebendo que as coisas não eram exatamente como ela havia imaginado, ou na forma como é retratada a vivência de Jae-son como trainee. Muito do que já vimos idols relatarem sobre o processo até o debut são retratadas no livro, levantando discussões a respeito da indústria e dos sacrifícios que os jovens fazem para conseguir alcançar seus sonhos.

Dia de Primavera” lembra também um pouco o livro “Simplesmente Acontece” de Cecelia Ahern. Ambas as obras nos fazem refletir sobre como as coisas acontecem quando elas têm que acontecer e não quando nós queremos que aconteçam. Se você gosta do livro “Simplesmente Acontece” ou de sua adaptação para o cinema, provavelmente também vai gostar do livro de Stefanie.

Algo muito interessante que não podemos deixar de citar é a inclusão de playlists do Spotify para o leitor ouvir enquanto lê. Seguindo as orientações da autora na introdução, as cenas entre os protagonistas, que já eram bonitas por si só, tornam-se ainda mais mágicas. Infelizmente, porém, se o leitor não for assinante do Spotify poderá perder um pouquinho dessa magia, mas nada que realmente vá afetar seu entendimento da obra.

Dia de Primavera” entrega reflexões, protagonistas obstinados e nos deixa com a vontade de batalhar ainda mais para conquistar os nossos sonhos. É uma ótima recomendação principalmente para os jovens que ainda estão descobrindo que sonhos são esses.

Se você ficou curioso e deseja ler “Dia de Primavera”, você pode adquirir o seu exemplar no site da autora.

Sobre o autor

Coordenadora de Redação da HIT! Magazine.

(2) Comentários

  1. Que resenha incrível! Vocês pegaram a essência do meu livro: parece uma fanfic, mas na verdade é um drama sobre a vida e o amor. Obrigada por tratarem ele com tanto carinho e cuidado. Amei demais!!!

    1. Jez Duarte diz:

      Seu livro é incrível! 🤍
      Desejo muito sucesso pra ti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *