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HIT!Hop: “Yanghwa BRDGE” é o retrato do afeto e responsabilidades geracionais

Design: Barb

Rio de Janeiro, 21 de abril de 2025

Kim Hae-sol, conhecido artisticamente como Zion.T, é um cantor, compositor e rapper sul-coreano que deu início à sua carreira musical em 2011, a partir de colaborações com artistas como Crucial Star, Simon D e outros. Seu primeiro single de estreia, “Click Me”, foi uma parceria com Dok2

Em abril de 2013, Zion.T lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Red Light“, amplamente aclamado pela crítica especializada, o que lhe rendeu o prêmio de Melhor Álbum de R&B e Soul no Korea Music Awards. Ainda nesse ano, o rapper colaborou com artistas renomados como Infinite H, Dynamic Duo, Swings e G-Dragon, consolidando a sua presença na cena musical sul-coreana. 

O primeiro grande hit: “Yanghwa BRDG”

Após consolidar a sua estreia no universo do R&B, Zion.T alcançou um novo patamar em 2014 com o lançamento de “Yanghwa BRDG”, música que rapidamente se tornou o seu primeiro grande hit

A canção foi aclamada tanto pelo público quanto pela mídia. A Rolling Stone Australia, por exemplo, elogiou a faixa por transformar Zion.T no primeiro cantor indie de R&B da Coreia do Sul a atingir o status de estrela. Segundo a publicação, “Yanghwa BRDG” se destaca pela maneira autêntica e sensível com que o artista expressa emoções profundas, trazendo à tona as memórias de sua infância e das responsabilidades que a vida adulta impõe. 

Memórias da infância e o simbolismo da ponte de Yanghwa 

Em “Yanghwa BRDG”, o eu lírico utiliza a metáfora da ponte de Yanghwa, uma ponte de oito pistas que atravessa o Rio Han em Seul, na Coreia do Sul, para simbolizar as conexões familiares e a passagem do tempo. Nessa canção, Zion.T faz uma viagem ao tempo e se transforma em um contador de história que cativa quem se permite escutar com atenção, transformando sua experiência pessoal em algo singelo e identificável em diversos níveis. 

O clipe oficial faz alusões ao filme “Taxi Driver”, do renomado diretor Martin Scorsese. Na trama, o motorista de táxi chamado Travis Bickle é um veterano de guerra e reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor, sentindo-se perturbado com a própria solidão. No cenário musical temos o ponto de vista de Zion.T ao contar sobre sua infância, na qual assistia seu pai, motorista de táxi, trabalhar e lidar com as responsabilidades de ser o adulto provedor da família. 

Paralelo entre o filme “Taxi Driver” e o clipe de “Yanghwa BRDG”

Impacto cultural e senso de identificação

Em meio à melodia suave e batidas minimalistas, Zion.T compartilha relatos cotidianos e íntimos que tocam em questões como a exaustão provocada pela carga de trabalho excessiva, a pressão de prover uma vida digna para a família, os efeitos do capitalismo sobre a saúde mental e a solidão. Além da sensibilidade de crescer e, com o tempo, se reconhecer no lugar de quem lhe criou. 

Segundo a Rolling Stone Australia, as admissões sinceras sobre sua infância sozinho em casa esperando o pai chegar da rotina cansativa de trabalho ressoavam com o público coreano, fazendo até mesmo com que interpretassem a canção como um conto sobre ideação suicida. Essa leitura foi influenciada, em parte, pelo simbolismo da ponte, local historicamente associado a esses casos, principalmente considerando a narrativa de um pai de família com sobrecarga e exaustão emocional. Dessa forma, Zion.T abriu caminho para uma cena inteira de letras emotivas, mais íntimas e vulneráveis.

Um internauta coreano relata a sua visão da canção na seção de comentários do vídeo: “As letras são tão simples, mas tão íntimas. Minha família e eu sempre tivemos dificuldades também. Meu pai se voluntariava para ser cobaia de medicamentos, doava sangue. Às vezes ele tinha urticária e eu não sabia o motivo porque eu era tão jovem. Ele fez tudo isso além de trabalhar em dois, às vezes três empregos. Minha mãe administrava sua própria creche em nossa casa. Muitas vezes a eletricidade era cortada. Eu e meus irmãos (somos cinco comigo como filho do meio) sabíamos que éramos pobres, mas nunca reclamamos porque éramos felizes. Essa música me atinge bem nos sentimentos. Zion.T. Eu entendo você.”

Trechos como 어디시냐고 / 어디냐고 / 여쭤보면 / 아버지는 항상 / 양화대교, 양화대교 (“Sempre que eu perguntava ao meu pai onde ele estava, meu pai sempre dizia: Ponte Yanghwa, Ponte Yanghwa”) reforça as lembranças de infância que ecoam na mente, e dessa forma, a simplicidade das palavras transmite uma saudade silenciosa da figura paterna, que se ausentou por muito tempo devido ao trabalho. O verso “Vamos ser felizes, não vamos ficar doentes” sintetiza o desejo de preservar a felicidade e o bem-estar mesmo diante das dificuldades da vida adulta, como um pedido que também é uma promessa, um fio que liga o passado ao presente.

Yanghwa BRDG” é um grande exemplo de como a música pode atravessar gerações, transformando experiências pessoais em sentimentos coletivos através de versos honestos e bem construídos.

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Fontes: (1)

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