Sabemos que no K-pop há muitas influências do estilo hip-hop e do rap, sejam em suas músicas, letras ou mesmo no estilo e forma de se vestir. Porém, você já se questionou o porquê disso? Como começou essa influência? É isso que vamos explicar para vocês nesse artigo de abertura da mais nova coluna da HIT!, a HIT!Hop, onde traremos conteúdos diversos de K-hip-hop.
Afinal, para entendermos o K-pop não podemos ignorar suas raízes no K-hip hop e K-rap.
A origem de tudo
Antes de entendermos como o hip-hop e o rap entraram na música coreana e como a impactaram, temos que entender o contexto histórico de onde tudo começou.
Em 1953, foi assinado o primeiro Tratado de Defesa Mútua, assinado entre Coreia do Sul e Estados Unidos. Esse acordo foi uma contrapartida ao apoio dos EUA para a parte sul da Coreia, durante a Guerra das Coreias, que dividiu a região em Norte e Sul, e também por interesses políticos e geográficos do país ocidental e da própria política interna sul-coreana.
Além disso, esse Tratado estabeleceu que os dois países se apoiariam em face a ataques externos e permitiriam aos norte-americanos constituir bases militares pela Coreia do Sul. Sendo esse último o ponto mais importante para entendermos as origens do K-hip hop. Como consequência dessa última medida diversos soldados americanos começaram a morar em cidades coreanas e a frequentar pontos de entretenimento, sobretudo na década de 80 e início dos anos 90, como o Bar Blue Monkey em Sancheon, o Golden Helmet em Hongdae, e um muito importante, o Moon Night em Itaewon.
O bar Moon Night ficou muito famoso na época, por ser um dos poucos espaços onde americanos, coreanos e estrangeiros se agregavam para curtir e relaxar. Nesse local, havia músicas de todos os gêneros, mas tendo em vista que no mesmo período, nos Estados Unidos, consolidava-se a era de ouro do hip-hop e do rap americano, esses estilos estavam em alta e eram frequentes nos bares.
Primeiro pela dança
Os soldados americanos, em sua maioria oriundos dos guetos americanos, onde nasceu o hip-hop e o rap, trouxeram os passos de dança do gênero e o break. No período esse gênero musical estourava nos bares coreanos.
Um ritmo marcado e muitas vezes falado, além das batidas pop e os passos incríveis, fascinavam os moradores locais. Porém, a música não serviu apenas para embalar as noites nos bares de estrangeiros e coreanos, mas também prestou um grande serviço à socialização dos dois povos.
Os americanos ensinavam aos coreanos os passos do hip-hop e assim foi crescendo o interesse pelo estilo, e estes gradualmente foram se apropriando da rítmica e estética. Por isso, podemos dizer que o hip-hop não entrou na Coreia do Sul através da música, mas sim pela dança.
Segundo pela música
Contudo, logo a música começou a ganhar seu espaço entre os coreanos, além da dança. Alguns nomes que se destacaram sendo responsáveis em popularizar o estilo na Coreia, ainda que arcaicamente e não muito bem definida, foram Hong Seo-Beom com a música “Kim Sat-gat” (1989), que mistura rap com uma batida alegre de hip-hop e é considerada a primeira música coreana do gênero. “The Story I want to tell” de O15B também foi importante. A música apresenta uma pegada mais soul com rap melódico que colaborou para popularização do estilo.
Além deles, as grandes empresas de K-pop também tiveram suas raízes em bares para estrangeiros, como os famosos empresários da SM e YG, que frequentavam bares como o Moon Night e foram os primeiros a investir em artistas locais que também iam a esses locais. Por exemplo Hyeon Jin Yeong, que ganhou competições de melhor dançarino e foi o primeiro nome lançado pela SM.
A YG também foi influenciada por essa mistura rítmica, criando grupos voltados ao estilo chamado rap dance, pouco concentrado em linhas de rap, mas com estilo visual e coreográfico do hip-hop americano, como foi o caso do grupo Big Bang.
A virada
Dessa forma, o hip-hop foi dando seus primeiros passos para se consolidar na Coreia do Sul, primeiramente através de seu apelo estético e coreográfico, por isso a frequência de passos do hip-hop e break são vistos nas danças de nossos idols preferidos. Até o começo dos anos 90 pouco se via do hip-hop e um rap mais parecidos com aqueles feitos em solo americano, no qual o cantor fazia suas rimas e importava-se mais com a métrica e ritmo do que com a coreografia em seus shows.
Contudo, uma dupla coreana veio para dar uma virada nisso, estamos falando de uma dupla de rap underground, tendo em vista como era a cena no país na época. Estamos falando do Deux, a partir deles outras características vieram à tona e se consolidaram, como a valorização das linhas de rap e a sinergia com outros gêneros musicais, gerando uma ecleticidade do estilo que seria base para o K-pop futuro.
Outros responsáveis pela virada do estilo mais pop para um rap como feito em solo americano foram Druken Tiger, hoje Tiger JK, e Mirae, então parte do grupo Uptown, que criaram o chamado Movement Crew. Esse grupo foi responsável pelo surgimento de grandes nomes que depois se tornariam solistas ou se dividiriam em grupos a parte como: Epik High, Dynamic Duo e Leessang. Nesse período surge um movimento mais voltado ao rap com mensagens diretas em suas letras e sem censura, mesclando inglês e coreano.
Rap é compromisso
Justamente por conta da questão do uso do inglês em grupos de K-hip hop houve muita polêmica na internet. Nessa época, a internet começava a se disseminar no mundo como um instrumento de comunicação, e em seus primórdios, nos fóruns de K-hip hop e K-rap na Coreia havia muitas críticas sobre o tipo de música nesse estilo que vinha sendo feito.
Essas críticas destacavam o uso excessivo de pop nas composições, mas sobretudo o uso do inglês em toda letra ou, pelo menos, em sua maior parte.
Com isso surgiram, primeiro de forma amadora, alguns nomes do K-rap que inauguraram o rap utilizando somente coreano em suas letras. É o caso de Garion e DEFCON que fizeram o nome na cena underground. Ambos, assim como outros, faziam shows e batalhas de rap em casas noturnas específicas, como foi o caso da Master Plan em Sinchon, hoje em dia Geek Live House.
O divisor de águas foi Verbal Jint e o lançamento do seu EP “Modern Rhymes” em 2001. O álbum foi um marco na história do K-hip hop e K-rap pelo seu alcance e impacto no mainstream com um rap puramente em coreano.
As três faces do K-hip-hop
Dessa forma, o K-hiphop consolidou-se em três frentes que se desenvolveram e hoje coexistem, são elas:
- O rap dance, preocupado muito mais com o estilo e coreografia, a grande base do K-pop atual.
- O Korean-American Rap, que mescla a forma de fazer rap e hip-hop norte-americana com algumas palavras coreanas, mas um conteúdo que fala diretamente a população local.
- E enfim ao K-rap, um rap puramente em coreano na questão de rimas e letras, mas que ainda assim preserva as raízes de estilo e visual daquele hip-hop vindo dos guetos americanos.
Não há face ou vertente melhor no estilo, todas são instrumentos para a divulgação da arte e do artista. A importância do K-hip-hop está em ser a base e a inspiração para o estilo próprio do K-pop, mas também como parte da resistência do povo coreano, que, se inspirando, em produções de outros países, conseguiram criar sua própria arte e sua forma de comunicar suas histórias.
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