HIT!History, Matérias

HIT!History: SEOLLAL – Conheça o Ano Novo Sul-Coreano

Design: Cintia PM

Araçatuba, 29 de janeiro de 2025.

A comemoração é baseada no calendário lunar, dessa forma, sempre ocorre na penúltima semana de janeiro e tem duração de três dias. Acredita-se que essa tradição originou-se há muito tempo, por volta do século III, onde várias pessoas se reuniam para celebrar essa data dançando, cantando e se divertindo. Porém, um pouco antes da ocupação japonesa, o Império Japonês aboliu o Seollal, como forma de assimilação cultural: movimento que tinha como objetivo eliminar as tradições coreanas e impor a cultura japonesa, reforçando a dominação colonial. 

Mesmo durante esse período de proibição, muitas famílias coreanas  mantiveram as comemorações em segredo, podendo celebrar essa e outras datas livremente somente após a libertação da Coreia do Sul, em meados de 1945.

Fonte: Reprodução/ NATIONAL MUSEUM OF ASIAN ART

A comemoração do Seollal é rica em costumes e tradições que refletem muito a cultura e os valores do país. Alguma das principais são: 

Sebae (세배)

Os mais jovens fazem uma reverência especial aos mais velhos, ajoelhando-se e inclinando-se até o chão como sinal de respeito. Em troca, eles recebem palavras de sabedoria e bênçãos, além de um presente em dinheiro chamado sebae-don. O uso das vestimentas tradicionais nessas ocasiões são bem comuns também, nesse caso, por exemplo, algumas pessoas utilizam o hanbok (한복), traje tradicional coreano, conhecido por suas cores vivas e um design que mistura contemporaneidade e tradição, usado principalmente em cerimônias e eventos especiais.

Fonte: Reprodução/ NATIONAL MUSEUM OF ASIAN ART

Charye (차례)

Durante a comemoração, as famílias usam esse tempo para honrar os seus antepassados e o Charye (차례) é um ritual importante de homenagem aos ancestrais, onde alimentos são preparados especialmente para a ocasião e oferecidos em um altar, expressando gratidão e respeito.

Fonte: Reprodução/ Asian Society

Tteokguk (떡국)

Comer tteokguk, uma sopa feita de bolinhos de arroz, é uma tradição simbólica que representa o início de um novo ano. Muitos sul-coreanos acreditam que ao comer essa sopa, as pessoas ganham um ano a mais de vida.

Fonte: Reprodução/ Korean International Society School

Preparação da Casa

Antes do Seollal, as famílias realizam uma limpeza completa em suas casas, acreditando que isso ajuda a afastar qualquer má sorte acumulada no ano anterior e a atrair boas energias para o novo ciclo.

Fonte: Reprodução/ Woman’s day

Jogos Tradicionais

Os jogos tradicionais sul-coreanos são importantes para as festividades do país, pois promovem a união familiar, fortalecem os laços com a comunidade e preservam também a herança cultural, conectando diversas gerações por meio da diversão.

Confira alguns exemplos:

Yutnori (윷놀이): é um jogo de tabuleiro coreano que utiliza bastões de madeira, chamados de yut, para determinar o movimento das peças no jogo. O jogo ocorre da seguinte forma: os jogadores lançam os bastões e a forma como eles caem indica quantas casas deve-se avançar. O objetivo do jogo é completar o percurso do tabuleiro antes dos outros participantes.

Jegichagi (제기차기): Trata-se de um jogo tradicional coreano que se assemelha ao que conhecemos como peteca. Nesse jogo, os participantes chutam um objeto chamado jegi, feito geralmente de papel ou tecido com um peso, tentando mantê-lo no ar pelo maior tempo possível. 


Fonte: Reprodução/ Pinterest

Desejos de Boa Sorte

Além de participar dos rituais e tradições, as pessoas aproveitam a ocasião para expressar votos de boa sorte, prosperidade e felicidade para o novo ano. A saudação típica é “새해 복 많이 받으세요” (Saehae Bok Mani Badeuseyo), que significa “Que você receba muitas bênçãos no Ano Novo.”

Agora deu pra entender melhor como funciona a comemoração do ano novo lá na Coreia do Sul? 

É importante lembrar que o Seollal é uma das festividades mais significativas do país pois representa mais do que a simples chegada do Ano Novo, para além disso, é uma oportunidade para as famílias se reconectarem com suas tradições e raízes culturais. Dessa forma, o Seollal é uma expressão viva da identidade sul-coreana, unindo família, história e tradições em uma celebração cheia de significados.

FONTES: (1), (2), (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *