São Paulo, 28 de outubro de 2024.
Quem viveu a infância em meados dos anos 2000 e tinha um computador em casa (ou até mesmo frequentava as falecidas lan houses) já deve ter se esbarrado nos jogos flash, aqueles feitos com animações 2D, geralmente num estilo simulação de clica e arrasta.
Naquela época, era muito fácil encontrar os famigerados jogos da Sue. A personagem de cabelo rosa estava em todos os lugares fazendo diversas coisas, desde poções mágicas, até ter uma loja de bolos, um restaurante especializado em miojo e um salão de beleza.
A criação de origem sul-coreana conseguiu alcançar vários cantos do mundo, fazendo com que muitas crianças se divertissem mesmo sem saber ler as instruções dos games em coreano.
Então hoje vamos revisitar o passado e descobrir curiosidades da personagem, segredos do sucesso e seu retorno recente.
Quem é a Sue?
Também chamada de Avata Star Sue (Estrela Avatar Sue, em tradução livre), é uma personagem criada em 2002 pela iBravo, filiada da empresa sul-coreana de alimentos Haitai Confectionary.
O intuito era atrair o público infantil à marca de guloseimas e, para isso, foi feito um site com vários jogos protagonizados por ela. E em 2005, também foi desenvolvida uma série de animação que ficou no ar por quatro temporadas, totalizando 52 episódios.
Em seu mundo, Sue (슈 – mesma pronúncia de shoe em inglês) na verdade se chama Suhee (수희) e é uma estudante do ensino fundamental, que usa uma varinha de condão para se transformar em uma idol venerada por todos. Segundo os criadores, ela achou o artefato mágico ao adormecer, tendo um forte desejo em debutar. Quando acordou, uma criatura lhe entregou a varinha.
Ela usa esse poder não só para realizar o sonho de estar nos palcos, mas para ajudar seus amigos em situações adversas. Quase ninguém sabe de sua vida dupla à la Hannah Montana, exceto sua melhor amiga Chohee (초희), a quem conhece muito tempo antes de sua estreia.
Enquanto está em sua skin de popstar, ela namora um rapaz super popular chamado Bin (빈), o qual faz de tudo pela Sue e é seu grande fã.
E como nem tudo são flores, nem mesmo em uma realidade imaginária, a nossa estrela também possui uma hater, a Lia (리아). A garota tem ciúme de Sue e apronta peripécias para tentar sabotá-la.
Ainda há outros personagens para compor a trama, mas os citados acima são os principais.
Jogos com infinitas possibilidades
Depois de entendermos um pouco o contexto da criação de Sue, chegou a hora de falarmos daquilo que foi responsável por popularizar a avatar virtual mundo à fora: os jogos.
Tudo começou com o “Sue’s Makeup” (ou Maquiagem da Sue), lançado em 2002 e considerado o primeiro jogo em que a personagem aparece ainda em seu design piloto. Nele, o jogador é convidado a se tornar o maquiador de Sue por um dia, preparar a idol para quatro tipos de compromissos e, assim, evitar ser demitido.
Para isso, ficam a disposição pincéis, sombras, cílios postiços e outros itens. Ganha quem conseguir usar os objetos de forma correta e agradar a artista virtual.
Esse investimento no gênero de simulação desde o início pode explicar um pouco do porquê os jogos da Sue faziam tanto sucesso. As crianças se sentiam parte da narrativa ao incorporar atividades como cortar cabelo, tricotar, cozinhar ou até mesmo produzir um dos MVs de Sue.
O aspecto visual também era um atrativo pois, embora as instruções estivessem em coreano na maior parte das vezes, o público internacional contava com o auxílio das ilustrações para conseguir jogar e ainda conseguia ter uma boa experiência .
Outro fator que chamava atenção era o nível de dificuldade. Na Coreia do Sul, os jogos da Sue eram conhecidos por serem difíceis, tanto que alguns questionavam se eram realmente ideais para a audiência infantil. O que mais colaborava com esse pensamento, era o tempo limite para cumprir os objetivos dentro do jogo e a exigência de movimentos rápidos com o mouse.
Podemos ver nitidamente essa questão da jogabilidade em uma gameplay que Xiumin, membro do EXO, fez para seu canal. Em alguns momentos é possível ver o idol ligeiramente estressado. Acompanhe:
Sue, o retorno!
Com o passar do tempo, os jogos flash foram caindo no desuso, e a modernidade tomou conta. Até que a Adobe anunciou o fim do software Flash Player em 31 de dezembro de 2020 — esse movimento dificultou a reprodução de todos os jogos que usavam o programa.
A desenvolvedora iBravo também deixou de atualizar o site com os jogos da Sue em 2010. Agora, quem quiser experimentar ou até relembrar os velhos tempos pode encontrar alguns sites que suportam os games, como este aqui.
Mas engana-se quem pensa que a história de Sue termina por aqui. Acontece que em junho de 2024, os criadores decidiram ressuscitar a personagem e anunciaram o comeback da amada estrela virtual.
Agora, Sue é influencer e possui seu próprio Instagram. Lá, ela interage com seus fãs respondendo às perguntas, dá dicas de produtos para cuidado pessoal e até já fez teste de colorimetria, acredita?
Percebe-se que o retorno serviu para fortalecer a publicidade da Haitai, fazendo com que a personagem atue como uma garota propaganda da marca de doces. Mas, independentemente do motivo, muitas memórias foram desbloqueadas não só dos coreanos, mas de toda uma comunidade global que cresceu com a Sue.
Gostou dessa viagem no tempo e de saber como a avatar está nos dias atuais? Então comente abaixo o que achou e se já se divertiu com algum jogo da Sue.