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HIT!Games: “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução” — Entrevista indiesomi

Entrevista, Booking e Tradução: Roberta Fernandes
Design: Vicky Barros

Créditos: Roberta Fernandes

Nem só de K-pop e K-drama a cultura pop coreana vive, não é mesmo? Então vamos explorar o mundo

dos games coreanos, começando com um jogo intrigante: “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução”, do desenvolvedor indie Somi. No gamescom latam BIG Festival, onde o jogo foi nomeado ao prêmio de Melhor Narrativa, nós da HIT! tivemos a oportunidade de conhecer o jogo, que tem tradução para português brasileiro e está no Steam.

O jogo acompanha Jeon Gyeong, uma inspetora aposentada, que um dia recebe a visita de uma jovem policial implorando para que ela reexamine um caso: o da garotinha Seowon. Com um sistema de quebra-cabeça que se assemelha a um kanban, ou post-its colados numa parede, seu objetivo é reorganizar todos os fragmentos de memória até chegar a uma conclusão sobre o que realmente aconteceu e dar uma solução ao caso.

Confira o que o desenvolvedor do jogo, Somi, contou para a HIT! em entrevista exclusiva:

Aviso: Contém spoilers

Time HIT!: Você pode nos contar um pouco sobre seu histórico e como você entrou no desenvolvimento de jogos?

Somi: Olá. Sou Somi, um desenvolvedor independente de Busan, Coreia do Sul. Eu me formei na universidade com um diploma em direito e tenho um trabalho comum no setor penal, mas venho estudando programação e fazendo jogos desde 2014 devido ao meu desejo de criar e escapar da vida cotidiana. Meus trabalhos incluem o recém-lançado “No Case Should Remain Unsolved” e ”Guilt Trilogy”, que inclui “Replica”, de 2016.

Time HIT!: Quem são algumas de suas maiores influências na indústria de jogos?

Somi: Uma das minhas maiores influências como desenvolvedor de jogos é Lucas Pope, criador de “Papers, Please”. Com cada lançamento, eu tento emular a maneira como ele cria novos gêneros que não se encaixam em formatos de jogos tradicionais e a sofisticação com a qual ele comunica sua mensagem através dos jogos.

Time HIT!: Qual foi a inspiração por trás de “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução”?

Somi: Geralmente, minha principal inspiração vem de livros de ficção. Como diz nos créditos do jogo, fui inspirado pelo romance do novelista coreano Kim Yeonsu, “How To Enter Water Without Getting Wet”, sobre a bondade incondicional para com os outros. Também tirei muitas ideias do romance de Mikihiko Renjo, “Byakko”, para a escrita de mistério, e do romance de Keigo Higashino, “Newcomer”, para o drama.

Time HIT!: Como você criou as mecânicas únicas de quebra-cabeça usadas no jogo?

Somi: A ideia para as mecânicas de quebra-cabeça surgiu primeiro do filme “O Pai”, estrelado por Anthony Hopkins. No filme, as memórias de um homem idoso com demência são embaralhadas e desordenadas, e os interlocutores e períodos de tempo das conversas são separados. O conceito principal para o sistema do “NCDFSS” nasceu quando percebi que um jogo poderia representar esse tipo de confusão e distorção de memória.

(Reprodução/Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução/indiesomi)

Time HIT!: O jogo recebeu críticas extremamente positivas. Como você se sente em relação à recepção que ele obteve?

Somi: Raramente leio críticas dos meus jogos porque acho que cabe a mim me expressar através do jogo e cabe ao jogador absorver e interpretar. Também sou do tipo que não olha para as críticas porque tenho medo de críticas negativas, mas no caso deste jogo fiquei surpreso ao ver que a maioria das críticas eram muito boas e fiquei muito feliz ao ver algumas críticas que me emocionaram. Obrigado a todos os jogadores por amarem meu jogo.

Time HIT!: Você pode nos falar sobre alguns dos seus outros jogos e como eles se comparam a “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução”?

Somi: Antes de “NCDFSS”, lancei uma trilogia de jogos com o tema de culpa. ”Replica”, lançado em 2016, tratava sobre a conformidade com um estado totalitário e incriminar um amigo como terrorista; “Legal Dungeon”, lançado posteriormente, tratava sobre uma força policial que usa cidadãos como ferramentas para obter promoções e altas pontuações; e “The Wake”, a última parte da “Guilt Trilogy”, tratava sobre a culpa que sinto em relação à minha família. Todos os três são trabalhos autobiográficos sobre os sentimentos que tenho pelo meu país, meu trabalho e minha família, o que é diferente de “NCDFSS”, que é uma história completamente fictícia.

Time HIT!: “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução” foi nomeado para o prêmio de Melhor Narrativa no gamescom latam big festival. Como foi receber esse reconhecimento?

Somi: Uma das coisas que sempre me preocupo ao fazer um jogo é a tradução. Tive muitas experiências em que o significado das expressões e as emoções dos personagens não foram devidamente transmitidos devido a traduções ruins, então sempre tento encontrar bons tradutores. Acho que a tradução é uma grande parte do motivo dessa indicação, e é uma grande honra ser indicado entre jogos tão excelentes.

Time HIT!: Algum aspecto da cultura pop sul-coreana, como K-pop ou K-dramas, influenciou seu trabalho no desenvolvimento de jogos?

Somi: Acho que a cultura pop coreana sempre foi uma grande influência para mim, porque faz parte da minha vida diária. Acho que as duas músicas da trilha sonora usadas no final também lembram baladas coreanas, e algumas das expressões poéticas no jogo foram inspiradas por letras de músicas K-pop que tenho ouvido ultimamente. Acho que seria interessante procurá-las.

Time HIT!: Com o crescimento global da cultura pop sul-coreana, que oportunidades você vê para os desenvolvedores de jogos sul-coreanos em mercados como o Brasil?

Somi: O fato de eu, um trabalhador de escritório muito comum, ter conseguido ser entrevistado por um veículo de mídia brasileiro tão famoso mostra que há muitas oportunidades disponíveis para mim. Também percebo que o interesse pela cultura pop coreana está se espalhando para outras áreas da cultura coreana, incluindo jogos.

Time HIT!: No que você está trabalhando agora? Você pode nos dar algumas pistas sobre seus próximos projetos?

Somi: No momento, estou muito ocupado novamente com minha vida corporativa e não tenho muito tempo livre para investir no desenvolvimento de jogos. Por enquanto, vou me concentrar em portar “NCDFSS” para consoles como o [Nintendo] Switch e dispositivos móveis. Entrarei em contato quando tiver uma ideia para meu próximo jogo.

Time HIT!: Há algo mais que você gostaria de compartilhar com a comunidade de jogos brasileira e aqueles que querem entrar no mundo dos videogames?

Somi: Muito obrigado pelo seu interesse nos jogos coreanos junto com a cultura pop coreana. A cena de jogos independentes na Coreia está crescendo cada vez mais, e há muitos trabalhos experimentais com formatos e ideias novas e diferentes, então espero que vocês nos apoiem e fiquem de olho neles e eu tentarei fazer jogos melhores. Obrigado.

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Compre “Nenhum Caso Deve Ficar Sem Solução” no Steam

Agradecemos a Somi pelo seu tempo e oportunidade. 

Acompanhe a HIT! para mais informações e novidades sobre o mundo dos games coreanos! 

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