São Paulo, 20 de setembro de 2024.
Na última terça feira, 17 de setembro, no Terra SP, aconteceu o primeiro show do ARTMS no Brasil, para a turnê 2024 World Tour <Moonshot> e assim como a super lua na mesma data, as meninas mostraram que são icônicas e brilhantes.
A casa estava lotada, e com uma animação sem igual, muitos dos fãs, que esperaram por bastante tempo para viver essa noite e deram tudo de si junto das cantoras.
Arrebatadoras
Com um começo arrebatador tivemos a faixa “Birth” de tom melódico e bem sensual, que mostrou o poder vocal e a habilidade de dança do grupo. Em seguida, “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” animou o ambiente com seu ritmo dançante.
As meninas se apresentaram oficialmente e trocaram algumas palavras com os OURIIs, nome do fandom. HeeJin, HaSeul, KimLip, JinSoul e Choerry estavam muito felizes pelo espaço estar cheio e arriscaram algumas palavras em português.
Elas disseram que os brasileiros, diferente dos fãs de outros países, cantam muito bem em coreano. Também fizeram um combinado com o público que quando uma nova música fosse começar, elas diriam “gritem” para acompanharmos a canção.
Seguindo o show tivemos um momento mais intimista com o público ao invés de dançar as meninas usaram de suporte de microfones para cantar a graciosa “Distress”, enquanto eram só sorrisos.
Com um ritmo mais eletrônico e refrão cativante, “Flower Rhythm”deu a sensação de que o grupo estava convidando todos os presentes a se entregar 100% enquanto cantavam junto delas.
Para finalizar este primeiro bloco “Butterfly Effect” teve uma sensibilidade mais romântica, porém ainda seguindo a sonoridade eletrônica com vocais suaves.
Inclusão carinhosa
Durante a parada que antecedeu os solos, pudemos ver algumas gravações dos bastidores da sessão de fotos para o conceito da turnê, foi uma surpresa agradável ver que todas as gravações estavam legendadas em português.
Essa decisão pode parecer pequena, mas fez com que as imagens pudessem ser acessíveis a mais pessoas, demonstrando o cuidado e carinho do grupo e da produção com os OURIIs brasileiros.
Solos celestiais
Após esse momento, HaSeul entrou no palco para seu solo e foi impossível olhar para qualquer um que não fosse ela, com a faixa “Plastic Candy” seus belos vocais e presença de palco conquistaram o coração de todos os presentes.
Além disso, ela cantou a capela alguns trechos das músicas “Rain 51db” e “Sonatine” do LOONA ⅓. A artista comentou que na verdade não estava em um momento solo e sim uma apresentação conjunta com os fãs. Ademais tivemos “Let Me In” do LOONA, com um timbre romântico e high note poderoso.
Os primeiros acordes da guitarra de HeeJin, mudam a atmosfera do Terra SP completamente para uma viagem aos anos 2000, com um cover de “girlfriend” da Avril Lavigne, a idol mostrou suas habilidades com o instrumento e nos entregou uma nostalgia e carisma fantásticos.
Ela também falou com seus familiares que estavam na plateia e disse que fazia 11 anos que não vinha ao Brasil, HeeJin morou no bairro do Bom Retiro em São Paulo, por um período de sua infância. Após falar “eu te amo” e “obrigada”, o solo continuou com a faixa “Algorithm” versão inglês.
Dando seguimento, foi a vez da unit ODD EYE CIRCLE, composta por KimLip, JinSoul e Choerry. A música “Je Ne Sais Quoi” teve um efeito de encantamento e atração irresistível que cativou todos os presentes. O trio funciona muito bem, com vocais alinhados e coreografia sedutora.
Ao falarem com os OURIIs elas disseram que os gritos do brasileiros são os mais altos de todos e que sabemos cantar muito bem, deu para sentir o entusiasmo delas, que foi refletido na faixa “Air Force One”, de tom autêntico e empoderador.
Juntas até a lua
Todas as integrantes voltaram ao palco para um cover animado de “Cruel Summer”, da Taylor Swift, elas dançaram, sorriram e cumprimentaram cada canto do palco.
Na continuação o grupo cantou com emoção as faixas “Stylish” e “Satellite” do LOONA e o público foi à loucura, deu para perceber que as meninas não tem vergonha do seu passado e abraçam suas raízes com força e honra.
Mesmo que o fim do grupo tenha sido desgastante para elas, as cantoras seguem com boas memórias e carinho pelo trabalho feito anteriormente. Elas cantam com entusiasmo cada uma das músicas.
Em mais um intervalo, tivemos vídeos longos de interação entre o ARTMS e foi bem divertido de assistir; é uma forma interessante de aprender mais sobre elas.
Beleza estelar
A seguir o show se encaminhou para o fim, mas isso não desanimou ninguém no local. Pelo contrário, o público e as artistas ficaram ainda mais animadas ao dançar e cantar. Elas retornaram ao palco com roupas rosa em estilo mais boneca, remetendo a garotas mágicas de animes como “Sailor Moon” e “Sakura Card Captors”.
O nome do grupo faz referência a deusa grega da lua, Ártemis, e ao vê-las no palco pudemos sentir realmente essa conexão, pois HeeJin, HaSeul, KimLip, JinSoul e Choerry brilhavam de uma forma mística de tanto carisma e energia positiva.
As faixas “Candy Crush”, “Unf/Air” e “Air” fizeram o ambiente parecer uma festa brincalhona e espirituosa.
Durante uma nova pausa as garotas comentaram que estavam muito felizes pelo show no Brasil, disseram que aguardam muito por esse momento e que vão lembrar com ternura desse dia, para elas foi uma das melhores apresentações já feitas.
Grande parte disso se deu pelo carisma delas e o apreço dos fãs, muitos aguardaram anos para concretizar esse dia e foi realmente especial.
Eclipse final
Conversando com a plateia, o grupo comentou a descoberta de que no dia da turnê estava acontecendo um super lua no país e em resposta os fãs gritaram várias vezes “Eclipse”, o nome do solo de KimLip no LOONA, para que a idol cantasse um trecho. Atendendo a pedidos tivemos um pedacinho do refrão de forma belíssima.
Na faixa “Sparkle” os OURIIs jogaram confetes brilhantes na parte do refrão, o que deixou as artistas radiantes. Elas agradeceram muito a surpresa, presença e energia de todos e se emocionaram com o vídeo passado no telão feito pelos fãs brasileiros, expressaram que dava para sentir pelas imagens como eles esperaram por esse dia.
Com mais palavras afetuosas e promessas de retorno ao país. Na faixa seguinte “Virtual Angel” os fãs preparam banners que diziam: “Mesmo que suas asas quebrem, o Brasil estará ao seu lado”.
Após o último vídeo da noite, com mensagem delas para os fãs, as meninas retornaram ao palco para agradecer e disseram que tinham uma surpresa aos fãs.
Em determinado momento de apresentações anteriores elas pegam o celular dos OURIIs para tirar fotos e gravar vídeos, mas devido ao espaço ser menor e elas prezarem pela segurança, decidiram não fazer isso dessa vez, mas em troca cantaram, “Hi High” e “So What” do LOONA.
Nos agradecimentos finais as idols expressaram seu amor aos brasileiros e querem voltar mais vezes. Sinceramente acreditamos nessa promessa, pois foi uma apresentação luminosa e animada, deu para sentir o quanto elas ficaram honradas pelo concerto.
Assim como não vemos a lua o dia todo, mas sabemos que ela está lá, as memórias felizes e conforto por essa noite vão sempre estar no coração de cada um dos presentes, pois o ARTMS fisgou cada um de nós com seu talento e carisma.
SETLIST:
Birth
The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy
Distress
Flower Rhythm
Butterfly Effect
Plastic Candy (performance solo da HaSeul)
Rain 51db (LOONA 1/3 song) (A cappella, performance da HaSeul)
Sonatine (LOONA 1/3 song) (A cappella, performance da HaSeul)
Let Me In (LOONA cover) (performance solo da HaSeul)
Girlfriend (Avril Lavigne cover) (HeeJin Solo de Guitarra)
Algorithm (Versão em Inglês – HeeJin Solo de Guitarra)
Je Ne Sais Quoi (Performance do ODD EYE CIRCLE)
Air Force One (Performance do ODD EYE CIRCLE)
Cruel Summer (Taylor Swift cover)
Stylish (LOONA cover)
Satellite (LOONA cover)
Candy Crush
Unf/Air
Air
Eclipse (LOONA song) (A capella, performance da Kim Lip)
Sparkle
Virtual Angel
Hi High (LOONA cover)
So What (LOONA cover)