Rio de Janeiro, 17 de Janeiro de 2023
Texto por: Ana Beatriz Medella
A agência de Kpop que nasceu sob o nome de BigHit, casa do grupo masculino BTS, passou por um rebranding no ano de 2021. O assunto foi amplamente conhecido pela comunidade de fãs de pop coreano no mês de março daquele ano. Desde então a BigHit passou a ser uma das divisões da HYBE, igualmente como Belift Lab (ENHYPEN), Source Music (GFRIEND), Pledis Entertainment (SEVENTEEN, NU’EST), KOZ Entertainment (Zico, Penomeco) e HYBE Labels Japan (ainda sem grupo). Para além dessas divisões, a empresa possui também a HYBE Solutions e HYBE Platforms, cada uma com especificidades diferentes.
A empresa, dentro de suas próprias palavras disponíveis no site oficial da HYBE, continua a ter a música como seu foco principal, porém com objetivos maiores do que a Bighit possuía.
Fonte: Site Oficial Hybe
Os serviços prestados passam a ser orientados por aquilo que satisfará seus clientes em nível global, o que faz com que a Hybe se direcione para prestação de outros serviços que não somente a música em si. Por isso, a segmentação da Hybe se faz necessária, a descentralização por meio dos labels torna mais fácil que cada setor possa focar em seu objetivo particular sem perder de vista o objetivo central de satisfação aos fãs. Além dos labels, a agência é composta também por departamentos ou “business solution”, que providenciam suporte e manejam a produção de conteúdo audiovisual, eventos e produtos.
O rebranding da marca indicou passos a mais do que apenas descentralização para expansão e melhor gestão. A mudança de localização para um prédio que comporta os novos setores e objetivos da marca também é um aceno para investidores e uma forma de mostrar que ela tem uma identidade mais multifacetada. Não à toa, quando os meninos do BTS começaram a se encaminhar ao serviço militar, a Hybe lançou uma carta contando aos seus investidores o que acontecerá enquanto os membros cumprem o serviço militar.
A inserção do hallyu e, principalmente, do Kpop no mainstream global “quebra” com longas décadas de hegemonia norte-americana. Porém, com a reformulação da marca Hybe e seu direcionamento ao público global, podemos entender que as agências têm buscado não apenas a permanência no mainstream, mas também se estabelecer em outros setores e se consolidar enquanto agência com múltiplas atuações. O que, é preciso dizer, não é uma ambição só da Hybe.
Enquanto uma parte não muito visada do Kpop, as agências movimentam e articulam o pop coreano por trás dos holofotes. O crescimento que os grupos têm dentro e fora da Coreia é indissociável da administração feita, como também pode ser um feedback para os próximos passos que a empresa dará. Por exemplo, durante a “HYBE: NEW BRAND PRESENTATION”, vídeo de apresentação de rebranding da marca, é dito pelos CEO’s da empresa, que o WEVERSE veio para conectar globalmente os fãs por meio de um fórum. Foi observado que as redes sociais existentes até aquele momento já não davam conta de conectar as partes dos fandoms com os próprios idols.
Fonte: Rachel Kim
Como uma rápida curiosidade, o conceito de integração que norteia a relação que a empresa busca estabelecer entre idol e público também perpassa a ambientação de quem trabalha no prédio.
Já agora no ano de 2022, durante o vídeo de briefing disponível no Youtube, a Hybe afirma não querer parar de se reinventar à medida em que novos desafios aparecem. E aqui é interessante mencionar que a empresa tem explorado o mercado de animações, webtoon, games e tipos de media que ainda não vemos tanto, especificamente, no Kpop. Essa nova interação por parte da Hybe já pode ser observada em grupos mais antigos, como TXT com o projeto “The Stars Seeker”e em grupos novos, como “Crimson Heart” do Le SSerafim. As novas histórias são contadas por meio dos álbuns e de outras produções que se conectam com eles.
Fonte: KpopStraz
A reinvenção, busca por expansão em outros mercados e novas maneiras de interagir com o público têm se mostrado como parte do DNA do Kpop quando olhamos para ele como uma indústria e não somente como produção de audiovisual. Olhar os movimentos feitos pelas empresas, dá um vislumbre das pretensões de cada uma delas, mesmo que não possamos ser certeiros quanto às próximas decisões. Porém, modernização, comunicação em escala global e tecnologias são assuntos que as estão perpassando a todo momento.
Fontes: HYBE