Matérias

Feliz Chuseok!

Você já ouviu falar do Chuseok (추석)? Saiba mais sobre este, que é um dos mais importantes feriados do calendário sul-coreano, e como ele é comemorado no país.

Ponta Grossa, 28 de setembro de 2023.

Texto por: Kim Safraide

O Chuseok (추석) é uma celebração da colheita e da abundância, e já foi chamado de Gabae (가배). Ele é realizado no décimo quinto dia do oitavo mês lunar, dia de lua cheia. Chuseok também é conhecido como Hangawi (한가위), que significa “celebração do meio do outono”, com isso podemos dizer que o nome do feriado pode ser entendido como a “noite de outono com a lua mais brilhante (lua cheia)”.

As origens do Chuseok

Até a metade do século 20, a Coreia era uma sociedade majoritariamente agrícola e as ações como plantar e colher, eram definidos pelo calendário lunar, que é um modo de contar as datas a partir das mudanças do sol e das fases da lua.

Durante esse período, no qual a agricultura era muito importante para a sociedade, desenvolveu-se uma grande variedade de eventos onde orações e oferendas eram oferecidas aos espíritos ancestrais em troca de uma boa colheita e de comida em abundância.

Historicamente, seu início foi durante o reinado do terceiro rei de Silla (신라) (um dos 3 reinos da coreia), o Rei Yuri, onde ele e as mulheres de Seorabeol (서라벌l) passavam pelas vilas para examinar a colheita de arroz e a produção de licor, trazendo com eles um festival com canto e dança.

Esses eventos gradualmente se desenvolveram em celebrações e festivais comunitários, como o Chuseok que é celebrado até hoje.
O Chuseok foi oficializado como feriado em 1949, mas naquela época era um feriado de apenas um dia, em 1989, o feriado ganhou oficialmente 3 dias de celebração e esse ano será comemorado nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

Como os coreanos celebram a data

O feriado de Chuseok é comemorado em família, neste período, os coreanos visitam sua cidade natal para passar bons momentos e compartilhar uma boa comida, histórias e agradecer.

Na manhã do dia de Chuseok, os familiares costumam se reunir em suas casas para realizar serviços memoriais chamados de Charye (차례) em homenagem aos seus antepassados. Durante o Charye de Chuseok, arroz recém colhido e o baekju, uma espécie de vinho branco feito de licor de arroz são preparados como oferenda aos seus ancestrais.

Após o culto, os familiares sentam-se juntos à mesa para a refeição.

Como as famílias estão reunidas é comum prepararem os alimentos juntos, na véspera do feriado, e um dos pratos mais importantes, que representa o Chuseok é o songpyeon (송편). Songpyeon é preparado com pó de arroz amassado em forma de meia-lua e depois recheado com sementes de gergelim, feijão ou outros ingredientes nutritivos.

Em 2022 o boy group ONEUS liberou um conteúdo no qual faziam o tradicional Songoyeon (ou tentavam fazer). Assista ao vídeo abaixo:

Outro costume tradicional de Chuseok é o seongmyo, ou visita aos túmulos ancestrais. Essa é uma tradição antiga que ainda é praticada por algumas famílias, para mostrar respeito e apreço pelos entes queridos. Os membros da família limpam e enfeitam os túmulos dos seus familiares como uma homenagem ao falecido. Bastante parecido com o que fazemos aqui no Brasil para o dia de Finados.

Outro momento bastante tradicional da data, é o Dalmaji (달맞이), que ainda é realizado por algumas pessoas. Como a data tem forte ligação com a lua cheia, realiza-se um “boas vindas à lua”, uma tradição de rezar pedindo por boa sorte e fazendo desejos à lua.

No Chuseok do ano passado, o BTS preparou um vídeo especial compartilhando seus desejos e pedidos à lua. Confira abaixo:

Ainda no Dalmaji é comum a realização do Ganggangsullae (강강술래), uma dança circular tradicional coreana. Nesta dança, mulheres vestidas com hanbok (한복), a roupa tradicional coreana, dão as mãos em um grande círculo sob a brilhante lua cheia, as mulheres rezam por uma colheita abundante no próximo ano ou celebram a alegria da colheita passada. A dança foi registrada como patrimônio cultural imaterial da UNESCO na Coreia em 2009.

Em 2020 o girl group (G)-IDLE participou do K-Community Festival onde fez uma demonstração do Ganggangsullae. Confira a apresentação:

O Chuseok nos dias de hoje

É claro que ao longo dos anos algumas tradições vão mudando, e outras vão sendo inseridas.

Atualmente na Coreia, no feriado de Chuseok é comum presentear amigos e familiares com lindas e grandiosas cestas com frutas. As empresas também costumam presentear seus funcionários com caixas de comida ou bebidas, os produtos mais frequentes são latas de atum e garrafas de azeite.

Com o grande crescimento da K-Cultura, e o grande fluxo de turistas no país, é comum em datas comemorativas, que empresas e pontos turísticos façam eventos especiais e temáticos da cultura tradicional coreana, com isso nessas datas, há muitos turistas e as cidades costumam ficar bastante movimentadas, fazendo com que algumas pessoas optem por passar o feriado entre amigos, ou dividindo as comemorações entre a tradição formal familiar e um dia mais informal. Alguns também optam por trocar o preparo demorado das refeições pela praticidade do delivery.

Por outro lado, o reconhecimento internacional e a procura por conhecer cada vez mais essa cultura, tem fortalecido essas crenças e reforçado as tradições desta data tão importante na Coreia do Sul. Os grupos de K-pop também ajudam na difusão dessas tradições com vídeos de conteúdos especiais para a data.

Data essa, que acima de tudo, é sobre desejar coisas boas, respeitar, agradecer e estar com quem a gente gosta!

A HIT! deseja um feliz Chuseok para todos vocês, nossos HIT!Lovers!

Fontes: Korea Cultural Centre, Ásia On, Chuseok.org, Asia Society.org e Brazil Korean Culture.org.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Apaixonada pela cultura pop e hallyu.

Nas horas vagas maratonista profissional de K-Dramas de terror.

Contato: kimberllysafraide@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *