Na noite do dia 5 de dezembro (KST), centenas de estudantes da prestigiada Universidade Nacional de Seul (Seul National University – SNU) se reuniram em frente a um dos prédios principais da instituição para protestar contra o atual presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol.
Todos estavam segurando luzes e dizendo em uma só voz: “Yoon Suk Yeol, renuncie!”. Além disso, escolheram a música “Into The New World“, do grupo Girls’ Generation, como trilha sonora para compor a manifestação. Veja vídeo abaixo:
현장속보. 서울대 학생들이 “윤석열은 퇴진하라“며 촛불을 들었습니다. pic.twitter.com/Pdg6IQfNoB
— 미디어몽구 (@mediamongu) December 5, 2024
A canção, que foi lançada pelo girl group em 2007, carrega uma mensagem de esperança em viver dias melhores e também foi cantada em outro protesto que ocorreu em frente da Assembleia Nacional no mesmo dia.
“Into The New World” já é conhecida entre os sul-coreanos como um hino para manifestações políticas. Um vídeo viralizou em 2016 e nele, estudantes da Universidade Feminina Ewha entoavam a canção enquanto protestavam e a atitude fez com que os policiais no local se emocionassem.
Abaixo, você confere um trecho da letra:
“(…)
Eu sigo um pequeno feixe de luz
Isso é algo que faremos juntos até o fim
Entrando no meu novo mundo.
Não espere por um milagre especial
Há um caminho bruto em nossa frente
Com um futuro e obstáculos desconhecido, não irei mudar
Não posso desistir”
Essa ação dos estudantes reflete um sentimento nacional e acontece após o presidente sul-coreano ter decretado Lei Marcial na última terça (3). A medida causou grande revolta pois entregou total poder nas mãos dos militares e colocou em risco a democracia do país. O parlamento agiu de maneira rápida e votou contra a medida, fazendo com que o presidente Yoon revogasse a lei oficialmente poucas horas depois. Diante desse quase golpe de estado, o povo pede pela saída do governo de Yoon e a Assembleia Nacional já deu prosseguimento ao pedido de impeachment do político, previsto para ser votado no sábado, 7 de dezembro (KST).
Fique ligado na HIT! para saber mais atualizações da atual crise política na Coreia do Sul.
Fonte: (1), (2), (3)
Tradução da canção: Letras.mus.br