Matérias

Especial Halloween: confira algumas das lendas urbanas da Coreia do Sul

Com o Halloween (Dia das Bruxas) se aproximando e toda essa vibe fantasmagórica que a data transmite, a HIT! separou para você cinco lendas urbanas que são famosas na Coreia do Sul (e na Ásia como um todo). 

Então, a partir desse momento, quero que você se imagine ao redor de uma fogueira imaginária enquanto eu te conto essas histórias e relatos que fizeram os coreanos perderem o sono. Será que tem um pouco de verdade nelas?

Vamos nessa!

Ilustração que retrata a lenda da Vovó de Hong Kong (Créditos: Reprodução/creatrip.com)

A lenda se popularizou entre o final dos anos 1980 até o começo dos anos 1990 e conta a história de uma velhinha que estava em um voo da Coreia até Hong Kong, na China. Infelizmente o avião em que ela estava caiu e a idosa foi uma das pessoas que morreram no acidente. 

Entretanto, dizem que a senhora possuía poderes místicos e, antes de falecer, ela se fundiu com o seu animal de estimação, um gato, que estava junto dela no avião. Essa fusão fez com que a senhora se transformasse em um fantasma com metade do rosto com traços felinos. 

Matéria televisiva sobre a lenda da Vovó de Hong Kong (Créditos: Reprodução/nickscarystory.home.blog)

A criatura passou a assombrar vizinhanças, sendo responsável por sequestrar as crianças e assassiná-las durante a noite, e era impossível capturá-la por conta de suas habilidades na hora de correr e pular (como um gato) somadas aos poderes paranormais. 

A história ganhou ainda mais repercussão depois que foi noticiada em um telejornal da MBC em 1989 e muitas crianças nem queriam ir para escola de tanto medo. 

Telejornal da MBC noticiando sobre como as crianças ficaram com medo da lenda em 1989 (Créditos: Reprodução/MBC/creatrip.com)

Sem evidências sobre o tal acidente aéreo, muitos defendem a teoria que essa lenda só surgiu pois na época muitas crianças estavam sendo raptadas para o tráfico humano e os pais começaram a contar esse mito para impedi-las de saírem por aí sozinhas à noite. Zero traumas, né?

Ilustração que mostra o fantasma do banheiro, também conhecido como “Aka Manto” (Créditos: Virginia Oliveira/Reprodução/Wikipedia)

Essa daqui vai te fazer pensar duas vezes antes de ir ao banheiro à noite. A história também é bastante conhecida no Japão e possui várias versões.

Mas basicamente diz o seguinte: quando você estiver no banheiro atendendo ao chamado da natureza, uma voz vinda por debaixo do vaso sanitário irá te perguntar para escolher entre o papel higiênico azul ou o vermelho, e a sua vida vai depender da escolha que você fizer. 

Capturas de tela da série de terror “Scream Queen” em um episódio que fala da lenda (Créditos: FOX5/Reprodução/lipstickalley.com)

Algumas versões do conto dizem que não importa qual cor a pessoa escolha, o destino será morte imediata, afinal, estamos falando de um fantasma maligno: quem escolher vermelho vai ter a cabeça cortada fora, já a opção azul faz a vítima ter o sangue sugado completamente, ficando pálido até o último suspiro.

Mas também há quem diga que a solução é responder “eu não preciso de papel” ou não responder nada e ignorar a voz completamente. Por via das dúvidas, fico com essa.

Ilustração do fantasma sem olhos assombrando um motorista (Créditos: Reprodução/creatrip.com)

O conto é comum na região norte de Seul, capital da Coreia do Sul. Lá temos uma estrada que liga Seul a Paju, que fica na província de Gyeonggi e esse trecho ficou bem conhecido por ter uma neblina muito densa, tanto que é comum acontecerem engavetamentos por lá. 

Nesse contexto, surgiu a história de que essa neblina seria causada pelo fantasma de uma mulher na faixa dos 20 anos e que teve sua vida tirada brutalmente.

Imagem ilustrativa (Créditos: Reprodução/Amino App -“Leyendas Urbanas de Japón y Corea del sur”)

Essa assombração teria sido vista por vários motoristas que passaram pelo trajeto a noite e de longe, eles relataram que parecia alguém usando óculos pedindo carona, mas quando eles se aproximavam dava para ver que na verdade era uma moça com buracos cavados em seu rosto no lugar dos olhos. 

Com o susto, as batidas e acidentes de carro eram inevitáveis.

Ilustração do fantasma da água “물귀신” (Crédito: Reprodução/Youtube/Draw The Life TikTak)

Começaram a espalhar essa narrativa por conta de relatos de pessoas que foram resgatadas de afogamentos. Elas diziam que sentiam como se alguém estivesse puxando elas para baixo. 

A criatura por trás disso seria um fantasma de alguém que faleceu afogado e que agora tenta atrair novas vítimas para que elas experimentem a mesma dor e desespero.

Um dos lugares que dizem possuir esses fantasmas é em Myeongnyang, local onde aconteceu a Batalha de Myeongnyang em que diversos soldados perderam suas vidas por conta de tornados de água. 

Imagem meramente ilustrativa sobre o Fantasma da Água (Crédito/Reprodução/supernatural.fandom.com/wiki/Dead_In_The_Water)

Também há aqueles que dizem que o fantasma só quer mesmo companhia, mas eu não pagaria para ver, então vou me manter longe de qualquer rio, lago ou poça d’água…

Ilustação da lenda também conhecida como “A mulher com uma Máscara Vermelha” (Crédito: Reprodução/ creatrip.com)

“A Mulher de Máscara” nos remete um pouco a questão do padrão de beleza e procedimentos estéticos da Coreia do Sul e o conto também é difundido pelo Japão. 

No caso, uma mulher que à primeira vista parecia muito bonita e elegante se aproximou de um rapaz enquanto ele estava no metrô e sentou na frente dele. Seus olhos pareciam amigáveis e era tudo o que o moço conseguia ver, pois a dama usava uma máscara. Detalhe importante: o vagão estava vazio.

De repente ela pergunta a ele: “Você me acha bonita?” E ele para ser gentil responde sem titubear: “Sim, você é muito bonita”. A mulher então retira a máscara e a visão que se tem é de um grande buraco em sua face, bem na região da boca, onde dá para ver a gengiva e os dentes. 

Personagem do filme “THE SLIT-MOUTHED WOMAN” (Créditos: Reprodução/mythologyplanet.com)

Com um olhar maluco ela solta: “E agora, me acha bonita? Vou te fazer ficar assim, bonita como eu”. O rapaz mal consegue acreditar no que está diante dele, mas felizmente o trem para na estação e ele sai correndo sem olhar para trás. 

E como toda velha e boa picuinha, essa lenda possui muitas versões, alguns dizem que a mulher usa obrigatoriamente uma máscara vermelha, e que o corte em sua boca é de orelha a orelha, como o personagem Coringa. 

Deu para sentir pelo menos um calafrio com essas histórias? Conta para gente se você já conhecia alguma delas. Até a próxima, HIT!Lover!

Ah, e não esqueça de olhar debaixo da cama hoje… muahahahaha

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *