O EPEX conversou com o time HIT! sobre seu comeback com o EP Album Prelude of Anxiety Chapter 2! Confira:
HIT: Poderiam nos falar um pouco mais sobre o novo EP Album Prelude of Anxiety Chapter 2. ‘Can We Surrender?’?
JEFF : Nosso 6º Álbum EP, Prelude of Anxiety Chapter 2. ‘Can We Surrender?’’ é o capítulo final da nossa série de álbuns de debut Bipolar, que expressa emoções sobre a primeira ansiedade durante a adolescência e as complexas e precárias emoções que vêm com o início do amor através de Prelude of Anxiety and Prelude of Love. No geral, é um álbum poderoso e intenso, e a ansiedade dos meninos é expressa de diferentes maneiras através das quatro músicas que fazem parte dele.
HIT: Nos contem um pouco mais sobre a faixa título “FULL METAL JACKET”.
A-MIN: Nossa faixa título “FULL METAL JACKET” é uma canção que fala sobre a situação atual da violência escolar e aumenta a conscientização sobre a trágica realidade, mostrando os perigos da violência e a perda da humanidade como resultado da mesma. Você será capaz de testemunhar nossa poderosa energia enquanto ouve essa música.
HIT: Qual foi a reação de vocês ao ouvir “FULL METAL JACKET” pela primeira vez?
AYDEN: Achamos que a vibe geral da música é única, porque é mais próxima do Metal do que do K-pop com o qual o público está mais familiarizado. Como era um gênero novo para nós, ficamos um pouco preocupados, mas também estávamos cheios de expectativas, então nos esforçamos mais para nos preparar. Queríamos mostrar que ‘o EPEX é um time que é bom nessas coisas também’. Além disso, queríamos apresentar grandes atividades promocionais para atender às expectativas dos ZENITH e do público.
BAEKSEUNG: Quando ouvimos a música pela primeira vez, achamos que era muito poderosa e impactante, e em nossa cabeça, imaginamos o tipo de imagem que seríamos capazes de apresentar enquanto fazíamos as promoções, então ficamos ainda mais animados. Achamos que seria bom se ela alcançasse muitas pessoas, no mesmo nível que esperamos ansiosamente e trabalhamos para isso.
YEWANG: No início, ficamos preocupados ao ouvir a música, mas à medida que conversávamos e treinávamos juntos, nossas preocupações se transformavam em expectativas. Enquanto nos preparávamos, focando na prática e nos imaginando no palco, conseguimos alcançar aquilo que desejávamos. Estamos felizes por termos crescido um pouco mais através de várias experiências enquanto nos preparávamos para este álbum, e esperamos que os ZENITH gostem deste álbum tanto quanto nos preparamos incansavelmente.
HIT: Qual parte acreditam ser a Killing Part da faixa título?
KEUM: Há uma parte na coreografia em que AYDEN pula e a coreografia continua, acho que essa é a killing part. Ele chama a atenção das pessoas após o salto e faz com que elas se concentrem um pouco mais na coreografia. Além disso, achamos que essa parte muda a vibe geral da coreografia.
MU: Também achamos que a parte que esfregamos os pés no chão durante o dance break é a killing part. Penso que chegar ao clímax e mostrar nosso trabalho em equipe e coreografia seria a killing part da canção.
HIT: Contem um pouco sobre o conceito desse comeback.
JEFF: Este álbum é uma história sobre toda a opressão que as pessoas são forçadas a se render, os perigos da violência escolar, os esforços dos meninos para fazer pequenas fissuras em situações que os levam aos seus limites, e uma história sobre a ansiedade dos meninos com a mensagem de que eles devem ter fé em si mesmos. Como esta é a parte final de Prelude of Anxiety, tentamos mostrar algo mais intenso e enérgico do que o que mostramos até agora.
HIT: Qual membro acham que combina mais com o conceito deste comeback e por quê?
AYDEN: WISH é forte, então parece expressar bem a vibe poderosa da canção. Ele dança de uma forma que combina bem com a música, e eu acho que ele é o mais legal.
BAEKSEUNG: Acho que AYDEN se encaixa melhor no conceito. Acho que ele o entendeu bem e se esforçou muito para isso, portanto, suas expressões faciais funcionam bem com o conceito deste álbum.
YEWANG: Acho que os vocais e o penteado de MU combinam bem com a música. Ele se encaixa bem nesse conceito e a voz é bem marcante na música.
HIT: Nesse novo álbum, qual é a música que todos deveriam ouvir?
AYDEN: Espero que você ouça a música “Hit The Wall” do nosso novo álbum. Todas as músicas deste álbum são boas, mas eu recomendo especialmente “Hit The Wall” porque a letra é boa e parece dar a motivação de que você pode realizar qualquer coisa.
WISH: Recomendo a música “Surrender”. Tem um som digno de ser chamado de faixa título, e a coreografia também tem um charme diferente da nossa faixa título, então espero que vocês sintam o seu charme pelo stage video.
HIT: Como vocês definem o próximo comeback de vocês em poucas palavras?
AYDEN: Acho que “empatia”, “energia” e “esforço” descrevem esse comeback. Esperamos que muitas pessoas se relacionem com nosso conceito e mensagem. Nos esforçamos muito para mostrar nossa energia explosiva, por isso esperamos que vocês nos dêem muito amor nesse comeback.
JEFF: Pode ser expresso por “EPEX” e “força”. Este comeback pode ser expresso em apenas duas palavras, porque o lado forte do EPEX será mostrado nesse comeback.
YEWANG: “Paixão” e “sinceridade”. Como sempre performamos com sinceridade e paixão, esse conceito também pode ser expresso em duas palavras.
HIT: Poderiam nos contar qual a parte mais difícil de trabalhar em um novo comeback?
A-MIN: A parte mais difícil do processo de preparação é entrar em sincronia com os membros. Sabemos da individualidade de cada um, mas cada coreografia sempre é a mais difícil, pois cada um deve se destacar enquanto trabalhamos em conjunto. No entanto, como nos esforçamos tanto sempre, nos sentimos orgulhosos quando ouvimos que nossa performance foi ótima.
MU: A parte mais difícil foi entender a vibe geral da música. Cada pessoa tem uma interpretação diferente, e parece difícil organizar essas interpretações entre os membros e apresentá-las como um único conceito. No entanto, achamos que quanto mais interpretações houver, mais ideias teremos, por isso é bom poder mostrar nossos vários lados.
HIT: Como foram as gravações dos vídeos e fotos conceituais?
WISH: No caso das fotos conceituais, conseguimos mostrar um lado mais maduro de nós, bem como um lado carismático que pode parecer novo para as pessoas. Achamos que ganhamos muita experiência ao filmar em vários locais e encaramos novos desafios durante as filmagens. Como o local tinha uma atmosfera que se adequava bem ao conceito, pudemos filmar enquanto mergulhávamos nele.
A-MIN: Também filmamos um vídeo de performance para “Surrender”. Esperávamos que seríamos capazes de mostrar a coreografia para a faixa B-side, então achamos que filmamos nossa coreografia lindamente com essas expectativas.
BAEKSEUNG: Houve um conceito de explodir bombas de fumaça coloridas durante a filmagem, e foi incrível porque combina muito com este álbum. Também foi memorável, pois foi a primeira vez que fiz uma filmagem como essa.
HIT: Como foi a gravação do MV?
AYDEN: Ficamos orgulhosos e felizes ao ver o resultado final, porque conseguimos trabalhar bem apesar do clima quente. Nós nos sentimos ainda mais gratos porque trabalhamos no videoclipe com muitos staffs, e o resultado ficou tão bom que gostaríamos de recomendar nosso videoclipe para muitas pessoas.
WISH: Nós nos divertimos filmando o videoclipe porque os locais eram diversos, e havia muitas coisas que estávamos fazendo pela primeira vez. Durante as filmagens, ficamos curiosos sobre como essa cena seria usada no videoclipe, e quando vimos o resultado, ficamos felizes que saiu melhor do que esperávamos.
HIT: Yewang falou em seu debut que gostaria de colaborar com o Seunghun (CIX), e ano passado na música “Santa knows that “, você participa juntamente com ele e outros colegas de empresa. Qual foi a sensação? Podemos esperar uma música dos dois?
YEWANG: Foi uma grande honra poder lançar o álbum de Natal que trabalhamos com nossos veteranos do C9 no ano passado. Pude aprender muito vocalmente ao colaborar com SEUNGHUN, nosso artista veterano. Se houver outra oportunidade, gostaria de colaborar com ele.
HIT: Baekseung, tivemos sua participação no Drama Home Cha-Cha-Cha, como foi o processo para interpretar o In Woo, teve alguma dificuldade? Futuramente poderemos ver Baekseung ator novamente e qual gênero gostaria?
BAEKSEUNG: Como foi minha primeira atuação, eu estava muito nervoso e me senti bem estranho no set de filmagem. Senti o charme de atuar enquanto praticava, mas senti o charme de atuar mais diretamente no set durante as filmagens. Aprendi muito com minha experiência de campo, o que me motivou a encarar muitos desafios na atuação no futuro. Da próxima vez, gostaria de interpretar um estudante em um drama juvenil.
HIT: Teremos o Wish, Beakseung, Amin e Mu no WEBTOON, tem algum spoiler que poderiam dar? E vocês tem alguma história dos bastidores?
WISH: Como estamos interpretando pessoas que fazem parte de um grupo masculino que não é o EPEX, acho que seria legal se comparasse nossos papéis com nós mesmos na vida real. No entanto, nós dois parecemos ter algo em comum que é sermos relacionados à gatos, então pode ser divertido reparar nessas semelhanças também. Quanto à história dos bastidores das filmagens, brincamos um com o outro enquanto nos acalmávamos durante as filmagens para não tornar o clima no set muito pesado.
BAEKSEUNG: Durante as filmagens, haviam muitas maquiagens e cenas que nunca tínhamos feito antes, então foi uma experiência muito boa.
MU: Com este web drama de fantasia, você poderá ver um novo lado de nós. Estamos confiantes de que será divertido de assistir.
A-MIN: Nós atuamos como um grupo de ídolos diferente do EPEX, e acreditamos que os ZENITH podem estar curiosos sobre isso também. Você pode esperar para ver como desdobramos nossos personagens através da atuação no drama.
HIT: O que vocês sentiram que mudaram nesses dois anos tanto você como grupo e como indivíduos?
KEUM: Podemos dizer com confiança que crescemos em todos os sentidos. Em comparação com quando debutamos, acumulamos mais experiência e desenvolvemos nosso conhecimento prático. Estamos constantemente pensando em maneiras de complementar nossas falhas e destacar nossos pontos fortes através da comunicação uns com os outros. Continuaremos a trabalhar duro e nos tornaremos um EPEX que pode mostrar a todos um lado melhor de nós mesmos a cada momento.
MU: A química e o trabalho em equipe entre os membros se desenvolveram, e parece que nos tornamos mais ambiciosos. Temos a ambição de nos desenvolver ainda mais e mostrar nossas performances únicas. Além disso, entendemos melhor os diferentes lados um do outro agora e nos sentimos cada vez mais como uma família.
HIT: Existe algum conceito que gostariam de explorar no futuro?
AYDEN: Gostaríamos de tentar fazer uma música sexy, mas provocante. Queremos mostrar o nosso lado diverso e destacar o fato de que podemos cantar músicas com uma variedade de conceitos.
MU: Queremos experimentar qualquer conceito se for um neo-conceito, que é novo e fresco. Gostaríamos de explorar esses conceitos porque podemos trazer à tona um lado diferente de nós mesmos.
HIT: O que vocês falariam para o vocês do futuro?
KEUM: Quero encorajá-lo a trabalhar duro e não ser acomodado. Quero dizer que você ainda está bem e que pode haver momentos inesperados, mas se você continuar e não desistir, verá mais um passo de crescimento.
JEFF: Quero dizer ao futuro eu para trabalhar duro e ser sempre feliz com seus membros sem ser impaciente, assim como você está fazendo agora. Muitos pensamentos sempre passarão pela sua mente, mas espero que você possa seguir em frente com menos preocupação e mais felicidade.
YEWANG: Eu gostaria de lhe dizer para trabalhar duro e não perder sua paixão no futuro, assim como você faz agora. Haverá momentos cansativos e difíceis, mas com o tempo você conseguirá superar e esses momentos levarão a outro bom caminho. Se você tem paixão, você pode fazer qualquer coisa, então eu quero apoiá-lo no futuro também..
HIT: Qual é a história mais engraçada da época de trainee?
WISH: Tínhamos uma pausa que podíamos aproveitar durante o período de trainee, e eu me lembro dos trainees indo para o rio Han, comendo ramyun e se divertindo. O clima estava bom, e foi bom ter tempo para recarregar. Acima de tudo, lembro-me de comer Han River ramyun, que é delicioso a qualquer hora, e foi ainda mais memorável porque eu curti com pessoas que eu gosto.
KEUM: Tenho muitas lembranças, mas a mais memorável é quando saía com os membros. Cada momento que eu saía com eles era tão divertido para mim que eu me lembro mais desses momentos.
A-MIN: É uma memória um pouco assustadora, mas me lembro do tempo que brincava de pique-esconde com os membros no meio da noite no prédio da nossa empresa. Fizemos isso rapidamente como uma pausa da prática, e foi tão divertido que, até hoje, quando olho para trás, para meu tempo como trainee, é a primeira coisa que vem à mente.
HIT: O que vocês mais gostariam de fazer no Brasil quando virem pra cá?
AYDEN: Eu gostaria de tirar ótimas fotos da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Se algum dia eu visitar o Brasil, quero ir para lá.
WISH: Gostaria de conhecer primeiro os ZENITH brasileiros. Depois, ao vivenciar a cultura, gostaria de experimentar comida brasileira como a coxinha.
A-MIN: Quero jogar futebol com os membros. O Brasil é muito conhecido pelo futebol e quero vivenciar isso. O futebol é um dos meus esportes favoritos, então, se eu tiver oportunidade, gostaria de jogar futebol com os membros no Brasil.
HIT: Os membros possuem algum talento secreto?
AYDEN: Não sou bom como o A-MIN, mas posso balançar como uma minhoca no chão. Pude ver o A-MIN fazendo isso e foi fascinante, então o imitei e percebi que também conseguia fazer isso.
KEUM: Acho que sou bom em fazer sons de arroz. Acho que descobri essa habilidade por acaso enquanto procurava algumas habilidades que pudesse mostrar.
A-MIN: No futebol existe uma técnica chamada “Chapéu” e parece que sou bom nessa técnica. Descobri por acaso enquanto jogava futebol.
HIT: Vocês poderiam dar um resumo da história por trás dos álbuns para os novos fãs do EPEX?
JEFF: Desde nosso debut, temos mostrado polaridade através dos nossos álbuns usando as duas palavras-chave, ‘ansiedade’ e ‘amor’. Este álbum é o capítulo final da série Bipolar que temos apresentado até agora e carrega uma história de vários fatores que obrigam os rapazes a se renderem, o estado atual da violência escolar que perdeu a humanidade, as limitações sentidas no crescimento e as seguintes histórias de frustração e esperança. Este é um álbum que expressa, sem nenhuma hesitação, a realidade sombria e ansiosa enfrentada pelos meninos que chegaram aos seus limites.
HIT: Qual é o momento favorito na rotina de cada um?
AYDEN: Fico mais feliz quando me cubro e me sinto confortável antes de dormir, porque sinto que terminei bem o dia naquele momento.
WISH: Gosto do momento em que escolho um prato em um cardápio. Fico feliz quando estou pensando no que comer e gosto quando descubro um novo prato e encontro um prato que combina com meu gosto.
KEUM: A melhor hora é quando deito na cama e me sinto revigorado depois de tomar um banho no final do dia. Este é o momento em que meu cansaço passa e me sinto mais feliz.
A-MIN: Também gosto mais do final do dia, quando tomo banho, deito e me cubro com um cobertor quente. Isso me dá uma sensação calorosa e segura, e gosto mais porque parece uma recompensa pelo meu trabalho duro.
BAEKSEUNG: Meu momento mais tranquilo é quando acordo e olho meu telefone. É o começo do dia e é quando posso verificar se devo me arrumar ou dormir mais de acordo com a hora que acordo.
MU: Meu melhor momento é quando estou usando meu telefone no final do dia, antes de ir para a cama. É o meu momento favorito porque posso relembrar o meu dia e relaxar enquanto assisto o que quero.
JEFF: O melhor momento é quando vou para casa depois do treino, tomo banho e deito na cama. A melhor parte é quando me lembro do meu dia difícil e descanso antes de enfrentar outro dia.
YEWANG: Gosto de passar hidratante antes de dormir. Ver a pele hidratada alivia o meu estresse.
HIT: Poderiam nos contar um momento significativo que vocês tiveram como um grupo?
BAEKSEUNG: Acho especial não ficar sozinho o tempo todo. Sinto que cada momento é especial porque estou com os membros, seja durante a agenda do grupo ou não.
MU: Eu também sinto que cada momento que passo com meus amados membros é especial. Parece que cada momento que passamos juntos se torna especial com o passar do tempo e se transforma em lembranças para guardar.
YEWANG: Os momentos em que realizamos nossos shows sempre parecem especiais. Um espaço repleto das nossas músicas, do nosso palco e dos ZENITH é sempre especial e inesquecível. Além disso, acho que é ainda mais valioso porque esse ambiente é construído em conjunto com os membros.
HIT: Como artistas, o que vocês fazem para superar um bloqueio criativo?
WISH: Acho importante não ficar impaciente e encontrar nossa própria história que podemos expressar. Em vez de preparar algo às pressas e se arrepender do resultado, acho melhor dedicar um pouco mais de tempo para preparar algo e mostrar nossas cores únicas. Pode ser estressante ao atingirmos nosso limite, mas se você pensar detalhadamente, encontrará uma forma de superar.
MU: Estamos tentando descobrir isso consultando vídeos de nossos veteranos e outros artistas ou através de conversar bastante com os membros. Sempre tentamos conversar entre nós, porque podemos contar nossas próprias histórias enquanto conversamos.
HIT: Nos diga um artista que vocês gostariam de fazer uma colaboração.
KEUM: Eu gostaria de colaborar com Jungkook do BTS. Quero aprender mais sobre seu vocal e sua maneira de pensar.
JEFF: Eu gostaria de colaborar com a banda Coldplay. Eu ouço muito as músicas do Coldplay e, se tivesse oportunidade, gostaria de colaborar e saber sobre a inspiração musical do Coldplay.
YEWANG: Quero colaborar com Haechan do NCT. Gosto da voz dele, então, se tiver oportunidade, gostaria de colaborar com ele.
HIT: Enviem um recado para os fãs que estão lendo essa entrevista!
KEUM: Tenha cuidado com o clima muito frio ou muito quente! Esperamos que vocês possam superar as mudanças climáticas enquanto assiste nossas poderosas performances.
BAEKSEUNG: Esperamos que você também goste destas promoções. Trabalhamos muito para nos preparar, por isso pedimos ainda mais o seu interesse por nós. Estamos ansiosos pelas memórias que criaremos com os ZENITH e pelo seu apoio contínuo.
JEFF: É uma honra contar nossa história através desta entrevista. Continuaremos a encontrar os ZENITH através de outras oportunidades diversas. Obrigado por sempre nos apoiar. Nós os amamos!
HIT: Enviem um recado para as pessoas que estão lhes conhecendo através dessa entrevista.
AYDEN: O EPEX tem muitas músicas boas. Esperamos que você possa ouvir cada uma de nossas músicas. Obrigado por ler nossa entrevista!
BAEKSEUNG: Pedimos seu interesse pelo EPEX, pois somos um grupo repleto de músicas variadas e ótimas apresentações. Temos muitas músicas ótimas, bem como vários conteúdos que vocês podem desfrutar. Esperamos que demonstrem muito interesse por nós e voltem a nos assistir. Obrigado!
MU: Pedimos seu interesse, pois este é um grupo cheio de potencial e charme infinitos. Esperamos que esta entrevista sirva como uma oportunidade para começarem a se apaixonar por nós. Muito obrigado!