Entrevistas, Matérias

Entrevista Exclusiva: GOTOE

O Youtuber fala sobre sua carreira no Youtube, suas coreografias favoritas e sobre como ele ficou tão conhecido no K-pop

São Paulo, 8 de Outubro de 2022.
Entrevista por: Carol Steinert e Beatriz Goes.

  1. Qual foi a principal inspiração na criação do canal?
    R: Acho que é porque gosto de ouvir música e gosto de dançar. Quando você começa, é leve… Eu não esperava fazer isso por tanto tempo porque comecei com minha mente.
  2. Conte um pouco sobre a história dele no K-Pop (como você começou a gostar, o que você ouviu primeiro)?
    R: Acho que a primeira vez que encontrei o K-pop foi quando o TVXQ estreou quando eu estava no ensino médio. Naquela época, não havia tantos grupos como há agora, então a influência do TVXQ foi incrível e eu não poderia deixar de saber e querer procurar.
    Comecei a gostar de ouvir K-pop a sério quando o Girl’s Generation estreou quando eu estava no ensino médio. Quando eu estava no ensino médio, ouvia todas as músicas com muito interesse, e desde então me interessei pela cultura K-pop. Claro, eu gosto de ouvir música.
  3. Qual foi o primeiro vídeo do gênero que você viu e chamou a atenção dele (MV/grupo) e quando foi?
    R: Agora eu ouço muito mais músicas de grupos de garotos do que músicas de grupos de garotas, mas eu costumava ouvir muito mais músicas de grupos de garotas. Eu escuto uma variedade de músicas, então eu não escuto muitas músicas. Acho que o Girls’ Generation foi o primeiro grupo a ouvir todas as músicas. Fora isso, acho que BLACKPINK e BTS, e recentemente TXT, ATEEZ, ENHYPEN.
  4. Você já imaginou o sucesso que teria quando começou?
    R: Comecei como um hobby, então acho que não havia um propósito para alcançar grande sucesso com este trabalho. É a mesma coisa agora. Acho importante que você esteja simplesmente fazendo o que gosta. É muito melhor estar focado em desfrutar do que focar no sucesso.
  5. Qual vídeo você mais gostou de gravar e por quê?
    R: Eu acho que eu faço mais random play dance nos dias de hoje. Claro, o rpd tem seu próprio charme, mas eu basicamente filmei vídeos de dança no meu quarto, então acho um pouco triste não ter tempo suficiente para filmar esse tipo de vídeo hoje em dia. Há tantos outros compromissos, então acho que faz muito tempo desde que o filmei. Se eu tiver tempo, quero me apressar e filmar um vídeo meu dançando no meu quarto.
  6. O que mudou para ele desde o início do canal até agora? (Percepções sobre K-pop, sobre dança, formas de gravar vídeos, etc.)
    R: No início, era simplesmente um vídeo de dança na sala, mas agora acho que estou ativo em um campo mais diversificado, como a realização de eventos ao ar livre. No entanto, parece que fazer a maior parte do trabalho sozinho e filmar tudo com uma câmera não é muito diferente de 10 anos atrás. Uma das grandes mudanças parece ser o aumento de canais relacionados ao K-pop.
  7. Existe algum tipo de conteúdo que você deseja produzir, algum outro objetivo que você gostaria de alcançar através do K-Pop?
    R: Acho que o próximo passo é como um concurso de covers de dança. Acho que posso participar como juiz e eventualmente realizar um evento em meu nome. Há tantos bons dançarinos hoje em dia, então acho que preciso encontrar outra coisa.
  8. Existe algum grupo/artista que sonha em gravar um Collab?
    R: Basicamente, a colaboração com um determinado grupo é uma coisa muito agradável, e se eu tiver que escolher apenas um grupo, acho que recentemente é Stray Kids.
  9. Quais foram suas expectativas para o RPD no Brasil, e como tem se sentido durante a turnê mundial?
    R: Achei que muita gente iria participar, mas me senti muito bem porque veio mais gente do que eu imaginava. Sinto muito por ter ficado muito curto e, se tiver uma chance, gostaria de fazer uma turnê na América do Sul novamente. Espero que a próxima oportunidade chegue o mais rápido possível.
  10. Você tem um lugar que deseja alcançar com o seu trabalho? (País)
    R: Se você está falando sobre o pano de fundo da dança aleatória, eu costumava pensar muito na Torre Eiffel em Paris, mas já foi alcançado, e penso muito no Burtz Khalifa de Dubai, no Jesus no Rio e na Times Square em Nova Iorque. Não há muitas esculturas mundialmente famosas que eu pensei que iriam inventar. Não é um país em particular, mas é um dos meus objetivos fazer isso de roupa de praia, na praia.
  11. Qual é o seu grupo favorito?
    R: Ao invés de gostar profundamente de um determinado grupo, tento ouvir todas as músicas e ver a coreografia. Eu acho que é impossível escolher um grupo devido à natureza do meu trabalho que estou fazendo K-pop no YouTube.
  12. Qual é a sua coreografia favorita?
    R: Com exceção de todo o resto, se avaliarmos a coreografia, a coreografia que vem à mente agora é LOVE DIVE, O.O., FEARLESS, THE REAL, THE STEALER, GOD’s MENU, ON. Acho que são coreografias muito bem feitas.
  13. Que música/vídeo você gosta e recomenda?
    R: Entre os grupos recém-estreados, LE SSERAFIM, NewJeans e NMIXX, estou ansioso por suas futuras músicas.
  14. Mande uma mensagem para o público brasileiro!
    R: Espero ter mais oportunidades de conhecê-lo pessoalmente no futuro! Por favor, mostre seu apoio! Obrigada.

Siga o Gotoe nas redes sociais:

Instagram
Youtube
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *