Booking, entrevista, edição, tradução: Guto Togo
Design: Jessica Fernandes
A cantora e compositora japonesa AYANE acaba de lançar o EP “Valley Girl”, um trabalho que mistura vulnerabilidade, força e a busca por autodescoberta. A artista é a nova geração do J-pop que se destaca no cenário musical com um trabalho constante, com músicas contendo letras reflexivas e emocionais, apresentando muito talento em suas performances e videoclipes.
Nesta entrevista exclusiva para a Time HIT!, AYANE fala sobre o processo criativo de suas músicas, o impacto das redes sociais, sua relação com os fãs e o desejo de expandir sua carreira para além do Japão.
Time HIT!: O EP “Valley Girl” traz canções sobre emoções reais, sonhos e autodescoberta. Que mensagem você gostaria de transmitir às pessoas que ouvirem este novo trabalho? Como gostaria que elas se sentissem ao ouví-lo?
AYANE: O termo “Valley Girl”, originalmente, traz o significado de uma garota que segue tendências, brilhante e estilosa. Mas que quis mostrar que até essas garotas também passam por dificuldades e momentos de sofrimento. Foi por isso que criei esse EP. Na era das redes sociais, a gente só vê o lado brilhante da vida dos outros e acaba se sentindo sozinho, como se apenas nós não estivéssemos indo bem. Quis transmitir a mensagem de que ninguém está sozinho. Finalizei esse trabalho com esse pensamento.
Time HIT!: Qual é a coisa mais importante que “Valley Girl” comunica ao mundo sobre você?
AYANE: Eu também costumo postar apenas o lado bom nas redes sociais, então quis escrever músicas que mostrassem minhas angústias e minha realidade. Mas mesmo dentro das incertezas e conflitos, existe um núcleo forte em mim. Ficaria feliz se isso pudesse inspirar as pessoas com minha música.
Time HIT!: “Now or Never” é uma música sobre decisão e superação de dificuldades. O que essa canção significa para você? E que mensagem gostaria que os fãs recebessem?
AYANE: Essa música pode ser vista a partir de uma perspectiva romântica, mas também pode ser interpretada de diversas formas. No dia a dia, acabamos considerando pessoas importantes ao nosso lado ou sonhos que cultivamos como algo garantido. Mas esses “óbvios” um dia podem desaparecer e a vida também tem um fim. Por isso, a música carrega a mensagem forte de que é preciso valorizar o presente. Acredito que ela se tornou uma canção que traz energia para o amanhã, tanto para quem a ouve quanto para mim mesma.
Time HIT!: De acordo com a letra de “Now or Never”, qual é o motivo que te faz seguir em frente mesmo em dias difíceis?
AYANE: Os motivos que me fazem seguir em frente são os objetivos que eu tenho. Enquanto não alcançar esses objetivos, quase tudo não me parece sofrimento, mas sim parte do processo para realizá-los. E, além disso, consigo continuar porque meus fãs estão sempre comigo.
Time HIT!: Ainda em relação a “Now or Never”, quão importante você acha que é viver sem se deixar dominar por inseguranças e medos?
AYANE: Acho muito importante continuar caminhando mesmo sentindo insegurança e medo. Por mais doloroso que seja, acredito que agir é a única forma de mudar a vida para melhor!
Time HIT!: Qual foi a música mais difícil de escrever e produzir no EP? E por quê?
AYANE: “Now or Never”. Escrevi lembrando de um término doloroso do meu passado, mas não queria que a música ficasse pesada demais. Ao mesmo tempo, queria que tivesse uma mensagem forte. Esse equilíbrio foi difícil, então escolhi cada palavra com muito cuidado.
Time HIT!: Sua popularidade não está apenas no Japão, mas também vem crescendo no exterior. Você esperava se conectar com fãs ao redor do mundo dessa forma?
AYANE: Nunca imaginei! Quando recebi o convite para esta entrevista, fiquei muito surpresa. No futuro, também gostaria de fazer shows no exterior.
Time HIT!: Quando começou a cantar, quem foi sua maior inspiração ou influência? Isso mudou hoje em dia?
AYANE: Ouvi muito Ayaka, ONE OK ROCK e Avril Lavigne. Acho que recebi bastante influência deles. Hoje em dia gosto de muitos outros artistas, mas a base da minha performance e da minha melodia não mudou.
Time HIT!: Se pudesse dar um conselho para a Ayane de 11 anos, quando começou a compor, o que diria?
AYANE: “Componha mais músicas!!” (risos) Naquela época, só compus duas ou três, mas gostaria de ter escutado mais canções com a sensibilidade que só tinha naquela idade. (risos)
Time HIT!: O que significa para você ser a voz de uma geração que vive entre sonhos e desafios?
AYANE: Como também estou correndo atrás dos meus sonhos, entregar música do ponto de vista de “vamos juntos lutar” com pessoas da mesma geração é o que mais valorizo. Acredito que, justamente por estar no mesmo olhar e na mesma fase, a mensagem chega de forma mais clara e é mais fácil de aceitar.
Time HIT!: Olhando para trás, qual foi a maior mudança em você como pessoa e como artista?
AYANE: Quando me mudei para Tóquio, passei a ter mais tempo sozinha e senti com mais força a vontade de ser um apoio para jovens que se sentem solitários.
Time HIT!: O que você costuma fazer quando não está trabalhando? Existe algum hobby ou talento que os fãs não conhecem?
AYANE: Quando estou estressada, gosto de fazer doces! (Risos) Mas como não quero engordar, distribuo para os membros da equipe ou amigos.
Time HIT!: A música japonesa vem se tornando cada vez mais popular no mundo. Como você se sente em relação a isso? E de que forma gostaria de contribuir para esse crescimento?
AYANE: Sinto muito orgulho. E quero ser uma das pessoas que ajudam a expandir a música japonesa pelo mundo!
Time HIT!: O Japão tem uma cultura tradicional e rica, além de ser um destino turístico popular. O que você gostaria que pessoas do mundo todo conhecessem mais sobre a cultura japonesa?
AYANE: As quatro estações. As mudanças são muito bonitas, e gostaria que todos pudessem sentir a primavera, o verão, o outono e o inverno japonês. No Japão, as músicas que ouvimos e compomos também são influenciadas pelas estações, pois os sentimentos das pessoas mudam em cada período. Inclusive, tenho músicas focadas nas quatro estações! Escutem também.
Time HIT!: Em 2025, Japão e Brasil celebram 130 anos de amizade. O que você mais respeita na cultura brasileira?
AYANE: O Carnaval, que é mundialmente famoso, é tão maravilhoso que tenho vontade de ver pessoalmente. Já vi imagens na TV japonesa, mas gostaria de vivenciar essa atmosfera energética um dia.
Time HIT!: Há alguma música, filme ou comida brasileira que você gostaria de experimentar?
AYANE: Eu adoro churrasco! Costumo comer em restaurantes no Japão, mas quero muito provar o churrasco brasileiro de verdade!!
Time HIT!: Por favor, deixe uma mensagem para os fãs brasileiros.
AYANE: É incrível e até meio misterioso pensar que minha música chega até o Brasil, que é o país mais distante do Japão. Fico muito feliz! Espero que continuem ouvindo minhas músicas pelas redes sociais. E quero me esforçar para um dia poder fazer um show aí!
Siga AYANE nas redes sociais!
Instagram: @Ayane__Official
X: @Ayane__Official
TikTok: @Ayane__Official
YouTube: @ayane__official
/Youtube)

