Recentemente, a moeda sul-coreana teve uma queda de valorização de 0,57% com relação ao dólar ($1 = ₩1.464,8). Este é o nível mais baixo do won desde março de 2009, quando a crise financeira global impactou severamente a economia do país.
A moeda tem estado sob pressão de venda ao longo deste mês, já que a Coreia do Sul está passando por turbulência política após a declaração de lei marcial do presidente Yoon Suk Yeol, em 3 de dezembro, e os subsequentes procedimentos de impeachment.
À medida que o won continua a cair acentuadamente em relação ao dólar, os investidores estrangeiros retiram dinheiro do mercado de ações do país. O sentimento de investimento para ativos denominados em wons parece ter enfraquecido ainda mais depois que o banco central coreano sugeriu cortes na taxa de juros da política em consideração aos riscos econômicos no próximo ano.
No relatório, “Política Monetária para 2025”, divulgado na quarta-feira (25), o BOK disse que “ajustaria a flexibilidade do ritmo dos cortes da taxa básica” de acordo com as mudanças nas condições econômicas para garantir que a inflação permaneça estável e as pressões descendentes sobre o crescimento sejam mitigadas.
Com apenas três dias restantes para encerrar o mercado de câmbio de 2024, os especialistas acreditam que o won provavelmente permanecerá fraco até março do ano que vem.
Moon Da-woon, analista da Korea Investment & Securities, apontou o “vácuo de liderança do país que poderia levar à redução do poder de negociação sobre o novo presidente dos EUA, Donald Trump, (e) moderar as expectativas para a taxa de crescimento econômico da Coreia no próximo ano” como fatores que poderiam estimular a pressão descendente sobre a moeda sul-coreana.
Fonte: (1)

