Entrevistas, K-pop

Ele te fará ‘ir à loucura’! — Entrevista Jun.K

Entrevista: Nini Vasconcelos
Design: Vicky Barros
Booking: Carol Steinert

Tradução: Samuel Eliasafe

Tendo debutado em 2008 como integrante do 2PM, ele sempre chamou atenção por seu vocal espetacular e espírito musical nato, aos poucos investindo também na carreira como solista. A “SUMMER ROOM TOUR” comemora o décimo aniversário desde seu debut solo em japonês, e, depois de todos esses anos, essa será a primeira vez do artista em nosso país!

Nessa entrevista, o cantor relembrou vários momentos de sua carreira, falou sobre sua relação com a música, compartilhou suas expectativas para o show no Brasil, mandou uma mensagem para os HOTTESTs brasileiros e muito mais!

Time HIT!: Você vem ao Brasil pela primeira vez depois de 16 anos na indústria musical! Além de conhecer os fãs, o que você está mais animado para fazer aqui?

JUN. K: Estou muito feliz por visitar o Brasil pela primeira vez desde a minha estreia. Eu sempre quis ir, mas nunca tive a oportunidade. Além de encontrar meus fãs, estou muito animado com tudo, pois será uma novidade para mim. Quero agradecer sinceramente a todos que sempre me enviam apoio pelas redes sociais e mensagens.

Time HIT!: Os HOTTESTs brasileiros estão mais do que felizes por finalmente ter você aqui! Dito isto, há algo que você acha particularmente interessante na cultura do nosso país?

JUN. K: Eu sempre achei fascinante a atmosfera do samba, a paixão e a energia do povo brasileiro, além da liberdade deles. Gostaria de agradecer a todos que me reconheceram, esperaram por mim e me apoiaram.

Time HIT!: você é um artista incrível, com uma formação musical rica e talento extremo! Considerando suas referências musicais e o fato de você vir ao Brasil em breve, você pode nos contar se conhece algum cantor brasileiro?


JUN. K: Eu já ouvi “Sandy e Junior – A lenda (Ao vivo em São Paulo / 2019)” e achei realmente boa ☺. Embora seja difícil cantar devido à pronúncia, assisto ao vídeo com certa frequência.

Time HIT!: A “SUMMER ROOM TOUR” comemora o 10º aniversário do seu primeiro lançamento solo japonês – Parabéns! Você sente que cresceu ou mudou como solista de “LOVE & HATE” para “THE BEST? Qual você acha que é a maior diferença?

JUN. K: Acho que sempre performei com ambições musicais pessoais, sonhando com várias possibilidades. Como sempre pensei no palco ao compor músicas, elas podem ter soado um pouco mais “exageradas” e difíceis do que as que são “apenas para curtir ouvindo”. Agora, estou tentando criar músicas mais leves e fáceis de ouvir. ^^

Time HIT!: Falando em estreia, conhecemos seus talentos pela primeira vez em 2008 e muita coisa mudou desde então, incluindo a indústria musical e talvez até você mesmo. Há alguma coisa que você sente falta daquela época? O que você diria ao JUN.K de 20 anos?


JUN. K: Bem, todos crescem com o tempo. Se pudesse voltar e falar comigo mesmo naquela época, diria para ter uma vida com mais rotina, fazer exercícios e cuidar do corpo consistentemente. Embora eu esteja me esforçando agora, diria para nunca desistir de algo que é bom para si mesmo, mesmo que seja cansativo e desagradável.

Time HIT!:Nestes 16 anos de carreira, qual a sua lembrança mais preciosa?

JUN.K: Como artista solo, um dos momentos mais preciosos foi alcançar o primeiro lugar na ORICON CHART várias vezes quando debutei no Japão. Embora a carreira seja importante, continuar no palco por muito tempo é realmente difícil, mas quero permanecer como o artista JUN.K que transmite energia boa por muito tempo.

Time HIT!: Muitas de suas músicas têm influência R&B. Você tem algum artista favorito desse gênero? Além disso, você pode nos dizer qual música você não consegue parar de ouvir agora?

JUN. K: Sempre respeitei e gostei do Stevie Wonder. Além dele, adoro Tevin Campbell, Jill Scott e Aretha Franklin. Se tivesse que recomendar uma música que estou ouvindo frequentemente agora, seria “Can We Talk” do Tevin Campbell, que eu gosto desde o ensino médio.

Time HIT!: Você estrelou alguns musicais em sua vida, incluindo “Os Três Mosqueteiros”, “Onair”, “Equal” e “Jack, o estripador”! Você pode nos dizer qual papel musical foi mais memorável para você e por quê? Além disso, qual é o seu musical favorito de todos os tempos?

JUN. K: O papel de D’Artagnan em “Os Três Mosqueteiros” foi o mais memorável,pois foi meu primeiro musical e senti muita pressão. Uma das cenas mais desafiadoras foi uma cena de ação com esgrima envolvendo cerca de 20 pessoas no palco. Foi exaustivo, mas me esforcei ao máximo para alcançar a perfeição e foi uma experiência realmente boa.

Time HIT!: Você tem uma música incrível chamada “NO MUSIC NO LIFE” e fica claro o quanto ser artista é importante para você. Pode nos contar um pouco mais sobre sua relação com a música e o que ela realmente significa para você?

JUN. K: Como sempre estive próximo da música, acredito que nós somos um só. Derramei meu coração e sinceridade na música, e elame consolou. Quando ouço as músicas que gostava, posso sentir o cheiro e a atmosfera daquela época. Através da música, podemos sentir um ao outro, mesmo estando distantes e sem falar a mesma língua. Por isso, acredito que a música é uma parte inseparável e maravilhosa da minha vida.

Time HIT!: Qual você acha que seria a primeira coisa que Denver diria a você se pudesse falar? 

JUN. K: Olá, sou o Denver*. Estou com fome. E me faça carinho. ☺

 *Denver é o cachorrinho do JUN. K

Time HIT!: “Command C+Me” é uma faixa viciante e única, muito diferente de tudo que você já fez! Você sempre mostra um novo lado seu e isso é simplesmente incrível! Dito isso, além da atual, qual é a sua era favorita de toda a sua discografia solo e por quê? E aquela que você acha que mais te representa? 

JUN. K: Primeiramente, obrigado pelas palavras gentis. Entre meus álbuns solo, a música que mais lembro é “THINK ABOUT YOU”, que foi a faixa-título do meu primeiro álbum solo coreano. Eu trabalhei muito nela, misturando o future sound com o R&B, algo que ninguém havia tentado na época.

Time HIT!: Falando de “Command C+Me”, qual foi a principal ideia/processo criativo por trás da letra viciante e do videoclipe único? O que você queria que os fãs sentissem depois de ouvir e assistir pela primeira vez?


JUN. K: Queria que as pessoas se divertissem interpretando essa música. Ela é uma sátira ao plágio que ocorre frequentemente na sociedade moderna. No final, queria dizer que todos nós estamos copiando tudo.

Time HIT!: “THE BEST contém algumas das melhores faixas  da sua carreira. Para você, como cantor e produtor, o que é mais importante na hora de lançar uma música?


JUN. K: O mais importante é que eu mesmo goste muito da música e todos os envolvidos concordem com seu lançamento. É claro que eu preciso estar confiante, mas não é suficiente se só eu estiver confiante. Acredito que só assim podemos lançar uma música com uma boa sinergia.

Time HIT!: Sendo um artista tão respeitado, deve significar muito ver o quanto você inspirou pessoas ao redor do mundo com sua música. O que você diria se pudesse mandar uma mensagem para quem também quer se tornar artista? 

JUN. K: Se você realmente gosta de algo, deve se dedicar e se concentrar intensamente. Pode haver momentos de desânimo, mas acredito que isso faz parte do processo, então continue. Primeiro, é muito importante acreditar em si mesmo, e também é fundamental ter boas pessoas ao seu redor para aprender.

Time HIT!: Você costuma compartilhar fotos e vídeos na academia e os fãs adoram! Nesse sentido, quando você começou a adorar malhar e por que você acha que isso é importante? 

JUN. K: No início do ano passado, tive uma fase mais depressiva, talvez por causa da incerteza sobre o futuro e por não conseguir imaginar como eu estaria em dez anos. Comecei a pensar no que seria bom para mim e no que me ajudaria a manter a promessa comigo mesmo e a afastar esses pensamentos. Escolhi fazer exercícios e, desde então, venho me exercitando todos os dias. Não faço exercícios por muito tempo, mas tento fazer um pouco todos os dias.

Time HIT!: O pôster da “SUMMER ROOM TOUR” exibe uma foto sua de tirar o fôlego em uma piscina e transmite a vibração do verão! Mas, se você tivesse que viver apenas uma estação durante um ano inteiro, qual escolheria e por quê?

JUN. K: Se eu tivesse que viver em uma estação o ano inteiro, escolheria o outono. Gosto do clima ameno, nem quente, nem frio, e da falta de umidade.

Time HIT!: Japão, México e Brasil são os primeiros países que receberão sua nova turnê!
 Existe alguma razão específica para você ter escolhido dois países latino-americanos como os primeiros a ter tal privilégio? Além disso, quais são suas expectativas para a turnê?

JUN. K: Procurei locais onde poderia fazer shows e, felizmente, consegui agendar locais no México e no Brasil na época que eu queria. Estou muito animado, já que é a primeira vez que vou a esses lugares, e quero trazer alegria e conforto a muitas pessoas.

Time HIT!: Existe alguma cor ou tipo de roupa que você gostaria de ver os fãs usando durante a “SUMMER ROOM TOUR” no Brasil?

JUN. K: Venham com roupas bem confortáveis para podermos dançar, cantar e nos divertir juntos!!!!

Time HIT!: Enquanto esperamos por você, envie uma mensagem para seus fãs brasileiros!

JUN. K: Vamos à loucura*!!!!!!!!!!!!!!!!!! : )

* Referência a música “GO CRAZY” do 2PM.

Siga JUN. K nas redes sociais

Instagram: @jun2dakay
X (Twitter): @follow_jun_k & @Jun2daKAY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *