Design: Jéssica Fernandes
Moju, 24 de março de 2025.
Classificação Indicativa: 12
Contém: Violência, linguagem imprópria e temas sensíveis.
“Se a Vida te Der Tangerinas…” (“폭싹 속았수다”) estreou oficialmente em 07 de março na Netflix. Com lançamento semanal de 4 episódios, o drama terá 16 ao todo, disponíveis tanto dublados quanto legendados. Escrito por Lim Sang-choon (“Para Sempre Camélia”, “Lutando pelo Meu Caminho”) e com direção de Kim Won-suk (“Signal”, “My Mister”), o drama promete ser um emocionante romance ambientado na Ilha de Jeju.
O drama começa nos anos 1960, onde conhecemos a protagonista Oh Ae-sun ainda sendo uma criança. Filha de uma hanyeol¹, Ae-sun parece ter herdado o temperamento obstinado da mãe. Teimosa e sempre lutando por seus objetivos, a garota é sempre vista como rebelde por todos. Mesmo tendo bem pouco em sentido material, Ae-sun tem grandes sonhos e é incentivada pela mãe a viver a vida ao máximo, apesar dos obstáculos. Seu maior desejo, além de poder proporcionar coisas boas para a mãe, é cursar faculdade e ser poetisa no futuro. E, para isso, ir embora daquela Ilha é imprescindível. Mas quando um problema de saúde torna as coisas ainda mais difíceis para sua família, ela sente que tudo está indo por água abaixo.
Yang Gwan-sik, filho de uma família de comerciantes de peixes, sempre esteve por perto, cuidando de Ae-sun como pode, mesmo que os dois impliquem como gato e rato. Ao contrário da garota, ele é reservado e discreto, e a única coisa que todos sabem sobre ele é o notável sentimento que demonstra por ela. É no começo de suas vidas como jovens-adultos que encontram no outro o apoio que não encontram em nenhum outro lugar. Uma amizade de infância acaba se tornando um primeiro amor, e os dois, agora interpretados por IU e Park Bo-gum, veem seus sentimentos desabrocharem assim como os campos de flores de canola de Jeju. Um romance proibido por diferenças sociais, mesmo que não tão grandes, conseguirá florescer em paz? Será que o sonho de viver fora da ilha é realmente apenas um sonho? É em busca das respostas que embarcamos ao assistir “Se a Vida Te Der Tangerinas…”
A trama emociona logo nos primeiros capítulos, ao abordar temas como família, luto e juventude, explorando a complexidade da vida e do amor. A série também alterna entre os anos 1960 e 1993, mostrando a juventude e também os personagens já maduros, além de também voltar em alguns momentos, esclarecendo melhor as cenas que parecem ter uma lacuna.
O título, que foi traduzido para “Se a Vida Te Der Tangerinas” mas originalmente é “Obrigado por Seu Esforço”, reflete bem a persistência dos protagonistas em viver da melhor forma enquanto enfrentam os desafios de um país se recuperando social e economicamente da guerra. Equilibrando comoção e humor, é impossível não criar afeição pelos personagens, principalmente quando entendemos melhor como veem o mundo.
Além de IU e Park Bo-gum, o elenco também conta Moon So–ri e Park Hae-joon como os protagonistas na fase adulta. Na Moon-hee, Kim Yong-rim, Lee Jun-young, entre outros, completam a equipe de atuação.
¹Também conhecidas como “Sereias de Jeju”, essa profissão é considerada uma tradição da ilha, em que principalmente mulheres mergulham em busca de abalones e outros mariscos para garantir o sustento da família. Hoje em dia, as Hanyeol são consideradas um valioso tesouro cultural da Ilha de Jeju.