K-pop, Matérias

Dente-de-Leão. Uma carta aberta de Aroha para Aroha.

Texto: Giulia Russo

Dente-de-leão. Nenhuma analogia é tão certeira em resumir como Moonbin se espalhou pela vida de todos que cruzaram com ele.

Essa carta aberta, além de repleta de saudades, é a maneira que encontramos de celebrar as memórias preciosas e os momentos compartilhados ao longo dos anos. 

O idol trilhou sua carreira desde pequeno quando seu sorriso — que nunca mudou, diga-se de passagem — brilhou no MV de “Ballons” do TVXQ com apenas 8 anos. Esse clipe também inclui Chanwoo do iKON, que eventualmente se tornou muito amigo do Moonbin

E no quesito amizades, o artista colecionava idols nascidos em 1998. Seu icônico squad de amigos inclui SinB e a Umji do VIVIZ, Seungkwan do Seventeen, a atriz e ex-membro do The Ark, Lee Soo Ji e Ungjae do IMFACT. Uma prova de quem Moonbin sempre foi: devoto aqueles que ama. O grupo cresceu junto e fez questão de manter a amizade, frequentando programas de variedades e apoiando uns aos outros nas redes sociais e nos shows.

Moonbin não só é um amigo dedicado, como também um dos irmãos mais babões no mundo do K-pop. Em 2021, quando sua irmã mais nova, Moon Sua, fez sua grande estreia no grupo Billlie, ele expressou seu apoio de maneira fervorosa e promoveu a rookie sempre que possível. Um dos momentos mais adoráveis para os fãs foi quando o idol foi sorteado para uma fancall com SuA e compartilhou todo seu conhecimento como veterano e seu amor de irmão mais velho.

Todo AROHA pode se orgulhar de ser fã de um grupo de pessoas que se amam e adoram trabalhar juntas. O ASTRO sempre explorou seus talentos individuais em diversas áreas.  Mesmo com projetos solos em musicais, dramas e programas de variedades, os membros sempre encontravam uma maneira de se apoiarem e voltarem aos palcos juntos.

Em 2018, surgiram rumores de que uma das músicas mais icônicas da carreira do sexteto, “Crazy Sexy Cool“, estava planejada para ser o debut solo de Moonbin. No entanto, ele recusou a oportunidade, optando por promover a canção com o grupo completo. Um verdadeiro visionário, podem falar.

Felizmente, não demorou muito para o brilho solo de Moonbin se destacar. Com o debut da unit junto com o maknae Sanha, pudemos ver mais da capacidade do artista, que incluiu algumas músicas solo nos álbuns, como em “Desire“; além do último álbum do ASTRO, que conta com a canção “Let’s go Ride“.

Já nas artes cênicas, Moonbin nos presenteou com um debut como ator em 2019, interpretando Jung O-Je no drama “At Eighteen“,ainda que sua primeira aparição tenha sido em “Boys Over Flowers” — quando ele atuou como a versão mais nova do personagem interpretado pelo ator Kim Bum). Neste drama, seu personagem era abertamente homossexual, algo que encheu os AROHAs de orgulho por ver o idol escolher um papel tão  significativo para seu primeiro papel na TV desde a infância.

O último trabalho dele é o álbum “Incense” da unit com Sanha, mostrando Moonbin em seu mais alto nível de performance. O lançamento do álbum acompanhou uma turnê mundial, que inclusive passaria aqui no brasil, e contou com uma line-up e performances especiais, incluindo trechos de alguns challenges realizados no palco que viralizaram e lotaram as redes sociais.

É um tanto complexo escrever no passado sobre alguém cuja presença é tão forte no presente e futuro. Ser fã do artista e da pessoa Moonbin é ter a honra de testemunhar uma daquelas almas que parecem nascer quando o universo está especialmente inspirado.

A foto do dente-de-leão é o último post do artista no Twitter oficial dos membros do ASTRO e se tornou um símbolo para os fãs. As sementes que Moonbin espalhou como o vento na vida de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e ser amados por ele continuam crescendo e se espalhando para sempre.

Design: Alice Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *