São Paulo, 24 de maio de 2023
Texto por: Yoko (@_shioyoko)
Quem aí não ama um bom cover?
Essa é uma das formas mais comuns que as pessoas encontram para iniciar na carreira musical, tanto que vários artistas famosos foram recrutados por agências de grande nome graças a um vídeo bem feito publicado no Youtube. Mas esse não foi o caso da cantora e compositora J.Fla, mesmo que seu nome seja famoso no meio por causa de seus covers. Ficou confuso? Vem com a HIT! que a gente explica melhor a trajetória da artista por trás do canal JFlaMusic.
Nascida em Seul, Coreia do Sul, Kim Junghwa (mais conhecida como J.Fla) iniciou sua carreira na indústria da música aos 21 anos, como uma compositora para a Sony Music Japan. Apesar da pouca idade, artistas como Yuna Ito, uma cantora asiática-americana influente dos anos 2000, confiavam no seu trabalho e pediam para que ela participasse na produção de suas músicas. Dessa maneira, J.Fla começou a construir seu nome no meio musical por trás de todo o processo de produção.
Jessie J – Flashlight ( cover by J.Fla )
Seus sonhos começaram a mudar de direção quando ela começou a colocar sua voz em seus trabalhos. Ao compor para outros artistas, a jovem mal conhecia seu potencial e pouco se interessava na carreira como cantora até o momento que sua voz se tornou presente em demos. J.Fla gravava a versão piloto das canções para vender para outros artistas e, quanto mais fazia isso, maior ficava sua vontade de estar em frente ao microfone e cantar suas próprias ideias com sua voz. Sabendo desse sonho que crescia dentro da garota, um colega de trabalho sugeriu para que ela começasse a publicar vídeos online para mostrar ao mundo seu vocal angelical.
Foi dessa forma que, em 2011, a artista postou seu primeiro vídeo: um cover da música “Hallo” da Beyoncé. Conforme os anos se passavam, seu canal, JFlaMusic, crescia cada vez mais a cada novo vídeo publicado. Além disso, sua versatilidade também sempre se mostrou sua maior aliada, afinal, ela já publicou vídeos cantando desde Green Day até 2NE1.
Seus vídeos contam com uma estética simples: J.Fla em seu quarto bem decorado e delicado com um microfone à sua frente. Mas o mesmo não pode ser dito sobre os instrumentais utilizados nos vídeos. A cada nova canção, a cantora sempre fez questão de que seus covers, embora fossem músicas de outros artistas, tivessem sua própria cor, então, cada instrumental é remixado do jeitinho dela, o que a diferencia entre tantos músicos do meio que cantam a mesma canção.
E você pensa que foi só isso? É claro que não!
Em 2013, a cantora posta sua música de debut “바 보 같 은 Story” e, no verão de 2016, ela assina um contrato com a Ostereo, uma companhia musical que ajudou a artista a lançar os primeiro trabalhos como o projeto “Grey Skies” e o EP “Inspiration”. Enquanto estava na empresa, seu canal cresceu exponencialmente e seu talento foi espalhado ao redor do mundo. O sucesso foi tanto que, atualmente, J.Fla conta com mais de 3 bilhões de visualizações e 17 milhões de inscritos na plataforma do Youtube.
Além disso, a musicista mostrou que pode ir cada vez mais longe e, em 2021, fundou a própria companhia e publicou seu álbum autoral, “Bedroom Singer”, que conta com letras super pessoais e que confortam o coração dos ouvintes graças a ajuda das melodias calmas que parecem terem saído diretamente de um filme da Disney. Mas não só de vitórias vive um artista e com a J.Fla não foi diferente.
Durante aquele mesmo ano, ela recebeu o diagnóstico de perda auditiva de baixa-frequência (uma condição que dificulta a percepção de tons graves) o que se tornou um obstáculo dentro de sua carreira, mas, devido ao tratamento e acompanhamento médico, não se agravou a um nível severo. Hoje, a artista continua produzindo suas próprias músicas com a ajuda de um time de pessoas que entendem seu estilo e são tão talentosas quanto ela.
Atualmente, seu canal tem 319 vídeos que variam entre seus icônicos covers, suas músicais autorais e vlogs caseiros. Além disso, sua canção mais recente, “To Me”, está disponível no seu canal oficial e no Spotify.