HIT!News, K-pop, Release

Da paixão à performance: As coreografias de K-Pop ocupam o centro do palco na Europa

Texto: Release

Tradução: Hévila Vilela

Dançar por paixão, competir por ambição. Esse é o espírito que move os dançarinos de K-Pop por toda a Europa – artistas que iniciam copiando seus ídolos coreanos em seus quartos com Just Dance, depois vão para estacionamentos e praças com caixas de som na mão, como faziam os breakdancers há três décadas. Eles memorizam letras de músicas em um idioma que não falam, unidos por uma paixão compartilhada pela música, performance e comunidade.

Nos últimos 15 anos, esses dançarinos passaram de um encontro casual para os holofotes de competições estruturadas, conhecidas como concursos de K-pop. Geralmente realizadas em convenções de quadrinhos e festivais de cultura pop, essas competições começaram como uma forma de fortalecer a comunidade e dar aos dançarinos um momento no palco. Hoje, eles se tornaram importantes nos eventos de cultura jovem.

Dessa evolução surgiu o Campeonato Italiano de Dança de K-pop: uma competição nacional com eliminatórias regionais em toda a Itália, sendo a final de equipes realizada em Nápoles e a final de solistas em Bergamo. O campeonato é organizado pela COMICON, em colaboração com o coletivo K-ble Jungle e apoiado por uma rede de associações e escolas de dança locais.

Em 2024, o campeonato deu um grande salto ao se tornar uma competição europeia, envolvendo alguns dos cenários de K- pop mais ativos do continente. As seleções regionais e nacionais agora conduzem às finais europeias em Catânia, organizadas mais uma vez pela COMICON e pela K-ble Jungle, orgulhosamente apresentadas pelo Etna Comics, o maior festival de cultura pop da Sicília. Um júri internacional, juntamente com o especialista MC DJ Shiru, garante o alto nível de profissionalismo que esses dançarinos merecem.

A convenção de quatro dias em Catania vai além das finais: inclui eliminatórias locais sicilianas para o campeonato italiano do ano seguinte e uma programação empolgante com palestras, workshops, random dances, shows de K-Pop e festas noturnas – sempre celebrando a cultura pop asiática, com foco na música coreana e japonesa. Entre os países participantes em 2025 estão Espanha, Polônia, República Tcheca, França, Áustria, Itália, Eslováquia e Letônia, com mais nações na fila para participar em 2026.Isso é mais do que uma competição. É um movimento cultural pan-europeu, impulsionado pela paixão, criatividade e conexão. E a Itália está liderando a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *