O curta brasileiro “Amarela” foi pré selecionado na categoria “Melhor Curta Metragem” do Oscars 2026. Dirigida por André Hayato Santos, a obra retrata a experiência de uma jovem nipo-brasileira que rejeita as tradições da família japonesa e torce para o Brasil na Copa do Mundo de 1998. Erika Oguihara sofre uma violência e, a partir daí, vive um mar de emoções.
Esse trabalho completa a trilogia de Hayato Santos, também composta por “Kokoro to Kokoro – De Coração a Coração” (2022) e “Vento Dourado” (2023). Assista o curta “Amarela”:
Com essa pré seleção, o Brasil pode chegar a ter cinco indicações na premiação do ano que vem. O grande nome é “O Agente Secreto”, indicado a “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Elenco”. “Apocalipse nos Trópicos”, da mineira Petra Costa, foi pré-selecionado para “Melhor Documentário”. Outro documentário, da cacica Juma Xipaia ao lado de Leonardo DiCaprio, “Yanuni” também está nessa categoria. O brasileiro Adolpho Veloso foi indicado a “Melhor Fotografia” por “Sonhos de Trem”.

