A Coreia do Sul sediará a Cúpula do G20 de 2028, conforme declaração de seus líderes, adotada no sábado, que confirmou que o país assumirá a presidência rotativa da cúpula multilateral anual.
“Comprometemo-nos a trabalhar em conjunto sob a Presidência dos Estados Unidos em 2026 e a reunirmo-nos novamente no Reino Unido em 2027 e na República da Coreia em 2028“, lê-se na declaração. República da Coreia é o nome oficial da Coreia do Sul.
O presidente Lee Jae Myung presidirá a cúpula internacional, que ocorre durante seu mandato único de cinco anos, que termina em junho de 2030. O anúncio foi feito menos de um mês depois de Lee ter presidido as reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Gyeongju, província de Gyeongsang do Norte.
Durante a sessão de domingo, Lee afirmou que “garantiria que o G20 consolidasse ainda mais seu papel como o principal fórum de cooperação econômica internacional“.
A realização da reunião do G20 no 20º aniversário de seu lançamento “aumenta as expectativas de que a Coreia do Sul possa desempenhar um papel de liderança no fomento de uma cooperação mais forte entre os membros do G20 para desvendar as complexidades das relações internacionais“.
A cúpula de 2028 marcará a segunda vez que a Coreia do Sul preside uma reunião do G20, após ter sediado a quinta cúpula em novembro de 2010. Quando os líderes do G20 se reuniram pela última vez na Coreia, em 2010, delinearam uma ampla agenda para a coordenação de políticas globais, incluindo a obtenção de sustentabilidade fiscal, a redução da volatilidade excessiva das taxas de câmbio e a criação de empregos por meio de reformas estruturais.
Os líderes também se comprometeram a apoiar o reequilíbrio global, ajudando os países de baixa renda a desenvolverem a capacidade de enfrentar seus próprios desafios de desenvolvimento. Esses compromissos foram refletidos no Plano de Ação de Seul e no Consenso de Seul para o Desenvolvimento do Crescimento Compartilhado.
Fonte: (1)…

