Matérias

Coreia do Sul registra aumento na taxa de casamentos com estrangeiros em 2022

O instituto sul-coreano Statistics Korea liberou na quarta-feira (27) uma pesquisa em que aponta um aumento significativo nas uniões entre coreanos e estrangeiros no ano de 2022. 

Foram registrados 17.428 casamentos internacionais, isto é, 25.1% a mais que 2021 (com 13.926 casamentos). O que também representa 9,1% em relação ao número total de casórios que aconteceu na nação coreana em 2022.

O estudo reúne dados do governo que monitora as uniões interculturais desde 2008 e revela que em 2017, os casamentos com estrangeiros seguiam uma tendência crescente até que em 2020 – ano em que o mundo foi afligido pela pandemia do Coronavírus – houve uma queda brusca, como podemos ver no gráfico abaixo:

Dessa forma, o Statics Korea afirma que essa volta e aumento expressivo em 2022 se deu conforme as fronteiras foram sendo abertas e o fluxo de estrangeiros foi sendo normalizado no país. “A redução das restrições à entrada de estrangeiros no país aparentemente esteve por trás do aumento do número de casamentos internacionais”, declara.

Dentro dessas 17.428 uniões ocorridas em 2022, foram especificadas as nacionalidades dos cônjuges dos coreanos. No caso das esposas estrangeiras, 23% delas são do Vietnã, seguido de 17,8% vindas da China e 11,1% são tailandesas. 

E em relação aos cônjuges masculinos, 8% deles são dos E.U.A, 6,5% são chineses, depois temos os vietnamitas sendo 3,4% e por fim os canadenses representando 1,8%. 

Mesmo com os casamentos interculturais aumentando, também se percebeu uma queda de 12,5% no número de bebês nascidos desses casais internacionais. O documento pontua que a razão para tal pode ser a diminuição dessas uniões nos dois últimos anos e a baixa taxa de natalidade vivida pelos coreanos, essa última sendo um problema social que está sempre em pauta por lá. 

Fonte: (1) (2)

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *