A Coreia do Sul disparou um míssil balístico Hyunmoo-II no Mar Amarelo nessa sexta-feira (8), em resposta à série recente de lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte. O exercício militar foi realizado na região costeira de Taean, a 108km de Seul, como demonstração de força e prontidão.
O teste ocorreu após a Coreia do Norte ter lançado mísseis balísticos de curto alcance na terça-feira (5), e um novo míssil intercontinental (ICBM) na semana passada. Durante o exercício, uma unidade sul-coreana simulou um ataque de precisão contra a origem dos disparos norte-coreanos, mostrando a capacidade de resposta imediata do país.
A coordenação das Forças Armadas da Coreia do Sul afirmou que o objetivo do treinamento foi reforçar a capacidade de reagir a qualquer provocação do vizinho e demonstrar a determinação das forças armadas sul-coreanas em proteger a região. Além disso, o país segue monitorando de perto as ações militares da Coreia do Norte, mantendo-se pronta para uma resposta “avassaladora” a novos ataques.
Este exercício é mais um capítulo da crescente tensão na Península Coreana, visto que os lançamentos aconteceram cinco dias depois de a Coreia do Norte testar seu novo ICBM Hwasong-19, lançado nas águas na quinta-feira anterior. Este teste foi descrito pelo regime norte-coreano como a versão “final” de seus mísseis de longo alcance, destacando um avanço significativo na capacidade do país de desenvolver armas com maior alcance, capazes de atingir alvos mais distantes, incluindo outros continentes.
Fonte: (1)