Neste sábado (21), o principal jornal da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, criticou o Diálogo Indo-Pacífico realizado recentemente, dia 11, entre a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão.
O jornal disse que essa reunião trilateral, que tinha como objetivo discutir a paz na região do Indo-Pacífico, era, na verdade, um insulto à paz e acusou os EUA de ser um país “gângster” que destrói a paz e falou que seus aliados asiáticos eram cúmplices.
O documento, lançado pelo jornal, rejeitou a ideia do Japão ser “eleito” o país como buscador de paz, citando sua cooperação em defesa com os EUA e lei de segurança de autodefesa coletiva, e rotulou a Coreia do Sul como “vanguarda das políticas de invasão dos EUA”.
“A própria história dos Estados Unidos é de guerra em todo o mundo e sua política externa é consistente com o mal de invadir outros países e destruir a paz e a segurança”, afirmou.
Durante as conversas, os três países concordaram em explorar maneiras de contribuir para a paz e prosperidade na região. A reunião marca a segunda desse tipo, ocorrendo enquanto os países buscam aprofundar a cooperação de segurança.
Fonte: (1)