Neste domingo (29), o Presidente em exercício na Coreia, Choi Sang Mok, anunciou que foi declarado um período de luto nacional de sete dias, de 29 a 4 de janeiro, em resposta ao trágico acidente aéreo que deixou 179 vítimas fatais na noite de ontem. Apenas duas pessoas foram resgatadas com vida e foram transferidas para um hospital em Seul.
Durante uma reunião do Comitê Central de Resposta a Desastres, Choi expressou suas condolências às vítimas e suas famílias: “Oro pelo bem-estar das vítimas do acidente e expresso minhas mais profundas condolências e pêsames às famílias enlutadas […] Como chefe interino do governo responsável pela segurança e pela vida das pessoas, estou profundamente entristecido e pesaroso”.
O governo declarou Muan, na província de Jeolla do Sul, uma área de desastre especial e prometeu apoio integral, incluindo reparos, assistência aos familiares em questões como apoio psicológico e funerário. Choi ressaltou que um funcionário será designado para cada família para facilitar o suporte necessário.
Ao final de seu discurso, o presidente interino acrescentou: “O governo decidiu […] expressar condolências e pêsames às vítimas, estabelecendo memoriais conjuntos no local do Aeroporto de Muan e em 17 cidades, incluindo Jeollanam, Gwangju, Seul e Sejong”
Por fim, durante o período de luto nacional, os funcionários públicos e os empregados de instituições públicas devem se vestir com recato e usar fitas de luto. Todos os ministérios, governos locais e instituições públicas foram instruídos a hastear a bandeira nacional como sinal de respeito.
Fonte: (1)

