Matérias

Conheça o Omega X! E entenda tudo o que está acontecendo entre o grupo e a empresa que os agencia(va), a Spire Entertainment

Conheça este grupo incrível e entenda mais sobre as polêmicas que vêm abalando o KPop nos últimos meses! 

São Paulo, 22 de Novembro de 2022.
Texto por: Mylena Cestari.

Jaehan, Hwichan, Sebin, Hangyeom, Taedong, Xen, Jehyun, Kevin, Junghoon, Hyuk e Yechan são os 11 nomes que formam o mais novo grupo de “vingadores” da 4° geração do KPop: O Omega X.
Grupo que debutou em 2021 pela Spire Entertainment, todos seus membros haviam participado de programas de “survival” ou eram (e ainda são) parte de outros grupos, que deram disband, estão em hiatus ou parados por algum motivo. Por isso, a ideia do grupo era justamente um renascimento, uma última chance. E é sabendo disso que fica ainda mais difícil de digerir tudo o que vêm acontecendo com o grupo e a empresa nos últimos tempos.

Ainda está bem confuso, né? Calma, que nós te explicamos tudo. Vamos lá?

Parte 1: Apresentando… Omega X!


O mini álbum “Vamos” foi lançado em 30 de Junho de 2021, e, com ele, acontecia o debut da “última chance” dos 11 membros que integram a formação do grupo Omega X. Todo o conceito do grupo gira em torno dessa ideia de “novas oportunidades”, já que cada um dos idols ali vieram de algum programa de survival ou grupo que, por algum motivo, não está mais em atividade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

O líder, Jae Han, nasceu no primeiro dia de  julho de 1995 em Busan, e era parte do grupo Spectrum, que infelizmente deu disband em 2020, e ele também participou do programa Produce 101 S2, o qual terminou em 75° lugar. Ele também vai participar do BL Drama “A Shoulder To Cry On” com o companheiro de grupo…

Ye Chan! O maknae do OX, nascido em 14 de maio de 2001! Ye Chan era membro do grupo 1THE9, que também acabou dando disband em 2020. Ele também participou de um programa, chamado Under 19, que terminou em 4° lugar. Ye Chan toca violão e joga futebol, e diz que seu maior medo é o seu companheiro de grupo…


Sebin! Isso porque Sebin é conhecido por nunca ficar bravo ou se estressar. Nascido em 24 de abril de 1996, Sebin é conhecido por ter uma energia muito alegre e positiva e por sempre manter os demais membros calmos e relaxados quando necessário. Ele participou do programa The Unit, ficando em 46° lugar, e é membro do grupo ainda existente, mas em hiato, SNUPER. É de conhecimento geral também que ele está sempre cuidando dos demais membros, cozinhando para eles, enquanto seu colega…

Taedong está sempre limpando! Taedong nasceu em 7 de novembro de 1996. Ele era parte do grupo GIDONGDAE, que anunciou seu disband em 2021. Antes disso, Taedong já trabalhou em um café, e sua bebida favorita é latte de morango! Ele já participou dos programas BOYS24 e Produce 101 S2. Ele gosta de acordar cedo, ao contrário de…

Hyuk! Apesar do membro sempre dizer que “trabalhar duro vence qualquer talento”, e de adorar malhar, ele é um dos membros mais dorminhocos do grupo! Nascido em 15 de maio de 2000, foi membro do grupo ENOi, que também anunciou seu disband em 2021, junto com outros de seus companheiros de grupo, como o…

Kevin, nascido em 12 de  janeiro de 2000, o também ex-membro do ENOi é o mais baixo do grupo, tendo apenas 1,67 de altura. Ele, entretanto, é extremamente habilidoso e pode fazer saltos incrivelmente altos! Tão habilidoso quanto ele, temos também um outro ex-integrante do ENOi…

Junghoon, brilhante dançarino que ama café gelado (mais especificamente, um americano), nascido em 14 de fevereiro de 2000. Junghoon já morou em muitos países, pois seu pai viajava muito a trabalho, e fala Inglês fluente. Ele tem dois cachorros, Sol-i e Ssong-i, assim como seu colega…

Je Hyun, que tem os cachorrinhos Coco e Kkotnim! Je Hyun nasceu em Seoul, em 20 de abril de 1999, e é faixa preta em taekwondo! É ex-membro do grupo 1TEAM, que deu disband em 2021, e adora jogar League Of Legends com…

Hangyeom, ex-membro do grupo Seven O’Clock, que oficialmente disbandou em 2021, ama compor, fazer rap, e dançar. Ele ficou em sexto lugar no programa MIXNINE, mas o debut dos vencedores foi cancelado. Um outro membro do Omega X dedurou que ele morre de medo de insetos, e esse foi o…

Hwichan! Apelidado de “Handsome Man” ou “Maravilhoso Homem”, ele ainda faz parte do grupo Limitless, porém o mesmo está inativo. Hwichan nasceu em 18 de abril de 1996, e diz que suas maiores inspirações são os outros membros do Omega X! E ele adora abacaxi na pizza, diferentemente do último membro a ser apresentado aqui…

Xen! Que não acha nada ok adicionar a fruta à pizza. Xen nasceu em 18 de fevereiro de 1998, e é ex-membro do grupo 1TEAM. Ele tem um gato chamado Yoongu e foi o último membro a ser revelado ao público nos teasers do debut do OX!


Agora que você já conhece o grupo e cada um de seus integrantes, vamos entender um pouquinho melhor…

Parte 2: A agência, Spire Entertainment.

Não há muito a discorrer aqui, na verdade. A Spire Entertainment (스파이어엔터테인먼트), foi fundada em 2020 por Hwang Seong U (lembrem deste nome), seu CEO, e nela trabalha(va) também sua esposa, Kang. Seu único grupo até o momento (era), o Omega X. Porém…

Parte 3: A polêmica: Maus tratos, abusos físicos e psicológicos, e tudo que se sabe sobre o fim da relação entre o Omega X e a Spire Entertainment.

Aviso de gatilhos: Menções à violência, sangue, suicídio e morte.

Tudo começou com o fim da primeira turnê mundial do grupo, a “Omega X World Tour – Connect: Don’t Give Up!”. Finalizando o arco latino-americano da tour no Chile, uma postagem no twitter surgiu, de uma garota contando sobre algo horrível presenciado por sua mãe, argentina que havia ido ao país de férias. A mãe da menina relata à ela (que então relatou à internet) que presenciou uma mulher (após identificada como sendo Kang, a então manager do grupo) repreendendo dois membros do grupo fortemente no hotel, e, mais tarde no mesmo dia, gritando com todos os onze no aeroporto, na frente de todo mundo. A mãe da menina e suas amigas, horrorizadas, chegaram a interferir, falando para Kang parar de gritar com eles.

Mal sabia a internet, os fãs, e o mundo, que a breve thread de uma garota que nem mesmo conhecia o grupo até então, seria apenas o começo de uma cascata de revelações assombrosas.

Não muito depois, por volta de 23 de outubro, fãs americanos começaram a relatar as agressões que presenciaram os meninos sofrendo em Los Angeles. Uma fã aguardava um pedido de comida fora da arena onde seria o show, quando presenciou Kang agredindo fisicamente alguns dos membros. Mais tarde, ainda, a SBS viria a publicar vídeos e um áudio onde a mulher grita e humilha os meninos no hotel, principalmente o líder, Jae Han. Ela diz coisas horríveis à ele, que em determinado momento do vídeo cai ao chão, e chora, e ela ainda tem a audácia de dizer que “ele está atuando” e que “se ele fica doente o tempo todo, não deveria ser cantor”, enquanto os demais membros destacam que ele não está bem e tentam pará-la. No vídeo, não fica claro se ela empurrou ou não Jae Han, mas várias fontes afirmam que foi esse o caso. A notícia se tornou viral, o mundo todo ficou sabendo, e, claro, cobrou-se um posicionamento da empresa…

Inicialmente, tudo o que a Spire disse foi que checaria os fatos. Em seguida, postaram uma nota (que não deixou os fãs nada satisfeitos) declarando que o ocorrido havia sido apenas algumas “emoções à flor da pele”, se desculpando pelo ocorrido e garantindo que era tudo um grande mal entendido. Porém, logo em seguida, mais notícias surgem; Desta vez, a de que toda a equipe da Spire Entertainment já havia retornado à Coreia, exceto… Os membros do Omega X. Em um telefonema, a CEO Kang disse à SBS que não haviam detido os meninos nos Estados Unidos, eles apenas haviam tido que cancelar as passagens pois aparentemente alguns dos membros se sentaram ao lado de fãs e isso não poderia acontecer. Ela também disse que as acusações de agressão contra o membro haviam sido alegações unilaterais de anti-fãs e que ela mesma estava muito cansada e chateada por não ter se sentido adequadamente confortada pelos membros quando não ficou bem.

Mas não importa o que ela disse, pois, o que se sabe com certeza, é que ao invés dos meninos embarcarem de volta para a Coréia no dia 23, como planejado, eles tiveram suas passagens e apenas as suas canceladas pela empresa e foram deixados nos Estados Unidos, tendo de comprar as próprias passagens de volta, com o próprio dinheiro e a ajuda de familiares, para poder voltar para casa, dois dias depois do planejado, no dia 25.

Compreensivelmente, por volta de 100 fãs os aguardavam no aeroporto, fãs estes que os aguardavam de coração partido por saberem o que seus ídolos estavam sofrendo. Os 11 membros seguiram direto para suas casas, e não para a agência, e para esta, eles não retornaram desde então.

Diversos conhecidos deles, desde ex-companheiros de seus antigos grupos quanto dançarinos e pessoas que já trabalharam com eles, até mesmo familiares, se pronunciaram, revelando sua indignação com o caso nas redes sociais. As hashtags “StandWithOmegaX” e “PROTECTOMEGAX”, dentre outras, começaram a se espalhar e tomar força.

Não muito depois, a história continuou e se complicou: O Omega X criou um novo perfil no Instagram, para poder se comunicar diretamente com os fãs. A Spire Entertainment postou uma nota dizendo que a CEO Kang (a agressora) havia se demitido e pedia desculpas aos membros, os fãs e suas famílias, por toda a preocupação e dor que havia causado. Na nota, a empresa assume toda a responsabilidade pelo ocorrido e garante que irá focar em trabalhar para que os membros do OX tenham um ambiente saudável de trabalho.

Porém… Precisamos lembrar que a CEO Kang é esposa do dono da empresa, o presidente Hwang. E os meninos certamente não se esqueceram disso. Um artigo publicado no Naver informou que os membros estavam descansando em suas casas, recebendo tratamento psicológico (que em seguida, foi divulgado ser para tratamento de ansiedade e depressão), e que os membros queriam a rescisão também do presidente da empresa, por acreditarem que nada mudaria enquanto ele permanecesse no cargo.
Em seu novo Instagram, os meninos compartilharam um artigo da SBS, informando que quatro dos membros estavam fazendo acompanhamento psiquiátrico e que a Spire estava  cobrando entre 300 e 400 milhões de wons de cada um dos membros por eles não estarem indo para a empresa. No mesmo Instagram, eles também haviam compartilhado uma foto com um texto no qual diziam que iriam proteger a si mesmos e a seus fãs, os FOR X, e que não perderiam a coragem, por mais difíceis que as coisas se tornassem. Eles também celebraram seus 500 dias de debut, com a primeira foto deles desde o estouro de toda a polêmica e uma cartinha agradecendo todo o apoio e amor de seus fãs. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *