Matérias

Com Harmony: Set In, P1Harmony se reafirma como um dos maiores nomes da quarta geração

São Paulo, 09 de Dezembro de 2022
Texto por: Mariana Luzan

A nova geração do K-Pop vem apresentando cada vez mais artistas únicos e com sonoridade singular, e o P1Harmony é definitivamente um deles. O boygroup da gravadora FNC que conta com seis integrantes debutou em 2020, e de lá para cá entregou diversos lançamentos de muita qualidade em seus álbuns, para felicidade dos fãs e dos apreciadores de boa música em geral. 

O grupo não foge da estética e sonoridade típica da quarta geração do K-Pop — afinal, é isso que eles são e é dessa geração que fazem parte —, mas os lançamentos deles estão sem sombra de dúvida entre os melhores da era. Isso se deve não só às ótimas produções no quesito instrumental, mas também ao talento vocal absurdo do grupo, que inclusive se sobressai na indústria. Os vocalistas do P1Harmony cantam muito bem, além de terem timbres espetaculares e muito agradáveis de ouvir.

O lançamento da vez foi o EP “Harmony: Set In”, que conta com seis canções e tem como faixa-título a primeira música do álbum, Back Down. Como usual tanto nos álbuns do P1Harmony quanto no K-Pop em geral, a faixa de trabalho é a que mais se encaixa nos padrões que caracterizam as faixas-título, não só da quarta geração mas do K-Pop como um todo, tendo todos os elementos e construções melódicas usuais de músicas feitas para serem promovidas em music shows. O refrão é bem chiclete e depois de ouvir algumas vezes já fica grudado na cabeça por bastante tempo.

As b-sides, um dos pontos mais fortes do P1Harmony, mostraram mais uma vez o motivo de serem um ponto fortíssimo na discografia do grupo. BFF (Best Friends Forever), a segunda música do EP, tem um refrão contagiante e muito bem construído instrumentalmente. Desde o começo, a canção já tem uma pegada dançante, então é uma ótima pedida para aumentar o astral e iniciar bem o dia. 

Secret Sauce, a terceira faixa do EP, apresenta um pré-refrão muito bom, e quebra num refrão com muitos elementos eletrônicos, seguindo a linha da primeira metade do álbum, que abusa de elementos eletrônicos e que lembram tecnologia como um todo. No segundo refrão há até uma espécie de anti-drop, que é quando a música cria uma expectativa com o pré-refrão e cai num refrão com poucos elementos instrumentais. E isso deu muito certo na faixa.

A quarta música, One And Only, assim como as três anteriores, começa com elementos eletrônicos, mas diferentemente das faixas 2 e 3, One And Only tem um BPM mais rápido. A ponte que liga o segundo refrão ao refrão final é um dos pontos mais fortes da música. A construção instrumental dela, principalmente a progressão de acordes, faz de One And Only ser uma daquelas músicas que é impossível de ficar triste ouvindo.

Look At Me Now, a música seguinte, corta a hegemonia dos elementos eletrônicos na introdução e começa logo com uma guitarra, e apesar de trazer esses elementos do eletrônico no refrão, a guitarra ainda é quem lidera o instrumental — um dos melhores do álbum, diga-se de passagem. A linha de rap depois do primeiro refrão também se destaca muito e evidencia que, para além do vocal, o P1Harmony também tem muita qualidade no rap.

A última faixa do álbum é definitivamente a mais diferente instrumentalmente por ser mais suave, como uma balada. Há a ainda a presença do beat característico das músicas do álbum, mas a diferenciação vem na presença de linhas de violão e PADs, que são como uma “cama” para o instrumental. Com isso, Better Together é uma forma muito inteligente de finalizar o álbum. Depois de toda a explosão de elementos e progressões, a faixa chega como um respiro, para o ouvinte sair do álbum definitivamente querendo ouvir mais. E é com certeza a música favorita dessa amante de ballads que nesse exato momento escreve essa review ouvindo justamente Better Together em loop.

Em suma, o P1Harmony mostrou mais uma vez que, musicalmente, é um dos maiores nomes da indústria em sua geração e os ouvintes devem sempre esperar ansiosamente por boas músicas com boas melodias e boas execuções vocais, porque é definitivamente isso que o P1Harmony vai entregar. 

Ranking de preferidas da colunista:

#1: Better Together
#2: Look At Me Now
#3: One And Only
#4: BFF (Best Friends Forever)
#5: Back Down
#6: Secret Sauce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *