A cidade de Seongnam, na Coreia do Sul, está inovando ao enfrentar a preocupante queda na taxa de natalidade do país com uma política inusitada: promover encontros entre jovens solteiros. O projeto “Escolha de Salomão”, lançado há dois anos, foi apresentado recentemente pelo prefeito Shin Sang-jin durante a 11ª Conferência Internacional Bloomberg CityLab, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro de 2024, na Cidade do México.
Seongnam, cuja população jovem é de quase 200 mil pessoas devido à presença de diversas empresas de tecnologia, espera se transformar em uma “cidade do amor”. O prefeito Shin, médico de formação e agora político, busca enfrentar a baixa taxa de natalidade com medidas “práticas” que possam melhorar a percepção dos jovens sobre o casamento.
Shin explicou que a “Escolha de Salomão” surgiu como resposta à alarmante taxa de fertilidade da Coreia do Sul, que segundo dados da Statistics Korea, caiu pelo sétimo ano consecutivo para 0,78 – a mais baixa do mundo. Em Seongnam, a taxa foi ainda menor no ano passado, chegando a 0,76.
Motivado pela necessidade de reverter essa situação, o governo da cidade criou um programa de encontros inéditos para jovens moradores. Este ano, Seongnam organizou cinco rodadas de eventos de blind dates em massa, denominados de “Escolha de Salomão”. Até o momento, 99 casais se formaram a partir desses encontros.
Apesar da popularidade do programa, com mais de 2.500 inscrições, apenas 490 pessoas puderam participar. “Eu sempre me interessei em resolver a baixa taxa de fertilidade, muito antes de me tornar prefeito da cidade, ainda como médico.”, disse Shin em uma entrevista recente ao Korea JoongAng Daily. “Sentia que as medidas apresentadas pelo governo para ajudar os jovens a se casar e formar uma família tinham limitações e não traziam resultados concretos.”, finaliza.
Shin destacou que mais de 500 pessoas participaram dos encontros promovidos por esta política desde sua criação, e cerca de 40% dos participantes formaram casais. Já ocorreram dois casamentos, e mais casais estão a caminho. O prefeito reconheceu que “Não basta criar oportunidades de encontro para garantir aumento nos casamentos e nascimentos, pois é preciso resolver questões sociais, culturais e econômicas combinadas.”, como o alto custo de vida e as longas jornadas de trabalho.
A iniciativa de Seongnam tem atraído atenção internacional, sendo destaque em veículos como The New York Times e The Straits Times. Para Shin, criar um ambiente urbano que favorece o romance é uma das soluções para os desafios da solidão e da baixa natalidade, problemas que afetam não apenas a Coreia, mas diversas cidades ao redor do mundo. “O amor é a vida e a força que sustenta a sociedade humana.”, concluiu o prefeito.
Texto: Joana de Alcantara
Tradução: Samuel Eliasafe