Texto: Ana Milena Rocha
Nesta terça-feira (18), a GOLDMEDALIST, agência responsável pelo ator Kim Soo-hyun, divulgou um extenso comunicado sobre as recentes acusações envolvendo a falecida atriz Kim Sae-ron.
Confira a declaração da empresa completa e traduzida:
“Olá, aqui é a GOLDMEDALIST.
Gostaríamos de abordar as declarações feitas na coletiva de imprensa realizada pela família da falecida Kim Sae-ron, em colaboração com a HoverLab Inc. (doravante referida como HoverLab), bem como no canal do YouTube da HoverLab.
Manifestamos nossa posição em relação à segunda certificação de conteúdo.
Durante a coletiva de imprensa, a família alegou que a segunda certificação de conteúdo enviada por nossa empresa em 25 de março de 2024 dizia: “O aviso inclui que, caso você publique uma foto semelhante à postada em 24 de março nas redes sociais, entre em contato com qualquer um dos atores da agência ou se ‘Queen of Tears’ sofrer qualquer dano, você será responsável pela indenização total.” Em resposta, anexamos ao comunicado o texto original da certificação de conteúdo.
Conforme pode ser verificado no documento, nossa empresa não exigiu nenhuma compensação de Kim Sae-ron por danos relacionados ao drama. Além disso, é impossível reivindicar indenização por danos apenas por publicar fotos em redes sociais ou entrar em contato com atores da agência.
O motivo do envio da segunda certificação de conteúdo foi fornecer a Kim Sae-ron uma explicação mais precisa sobre o documento. Como mencionado em nosso comunicado anterior, enviamos uma notificação por correio informando Kim Sae-ron de que nossas reivindicações contra ela estavam em um estado “irrecuperável”, permitindo-nos cancelar a dívida e eliminar qualquer possibilidade de quebra de confiança ocupacional por parte de nossos executivos. Esta foi a primeira certificação de conteúdo, enviada em 15 de março de 2024.
No entanto, como se sabe, Kim Sae-ron enviou uma mensagem para Kim Soo-hyun sobre o assunto e postou uma foto dos dois nas redes sociais em 24 de março. A certificação de conteúdo enviada em 25 de março tinha o intuito de aliviar as preocupações de Kim Sae-ron e explicar os motivos da cobrança da dívida, além de expressar nossa disposição para negociar positivamente a forma de pagamento. Como explicado no documento, informamos Kim Sae-ron de que “se a empresa não cobrar o pagamento do seu empréstimo apesar do vencimento, há a possibilidade de que os executivos da empresa-cliente sejam responsabilizados por quebra de confiança” e expressamos nossa “disposição para negociar o método e o prazo para o pagamento da dívida.
A família alegou que a segunda certificação de conteúdo “exigia que a falecida quitasse sua dívida dentro de um período determinado.” No entanto, conforme já explicado, o documento apenas afirmava que estávamos dispostos a negociar o método e o prazo do pagamento da dívida com Kim Sae-ron e solicitava que ela informasse seu representante legal sobre um possível cronograma de pagamento. Não há nenhuma exigência de quitação imediata.
De fato, no dia seguinte ao envio da segunda certificação de conteúdo, em 26 de março, nosso representante legal entrou em contato com a agência que gerenciava Kim Sae-ron para esclarecer a finalidade do documento enviado. Em resposta, Kim Sae-ron expressou, por meio de seu representante legal: “Gostaríamos de expressar nossa gratidão pela sinceridade demonstrada por sua empresa ao longo deste período e, junto a isso, desejamos transmitir nossa intenção de assumir a responsabilidade pelos danos que sua empresa sofreu. Com a determinação do valor da indenização, esperamos coordenar e ajustar um plano de pagamento futuro por meio de um acordo mútuo.”
Conforme declarado anteriormente, isso efetivamente encerrou a relação credor-devedor entre nossa empresa e a atriz Kim Sae-ron. Posteriormente, gostaríamos de esclarecer mais uma vez que processamos todo o valor da reivindicação contra Kim Sae-ron como despesa de contas incobráveis, sem quaisquer novas exigências ou negociações de pagamento, imediatamente após recebermos o relatório de auditoria em 1º de abril de 2024. Isso indica que nossa empresa nunca teve a intenção de pressionar Kim Sae-ron pelo pagamento da dívida desde o início, e nem a falecida nem sua família tentaram quitar a dívida posteriormente.
Além disso, a relação credor-devedor entre nossa empresa e Kim Sae-ron é um assunto exclusivamente da nossa agência. Kim Soo-hyun não tem autoridade para comentar sobre esse assunto. Portanto, tivemos que solicitar oficialmente, por meio da certificação de conteúdo, que Kim Sae-ron evitasse entrar em contato com Kim Soo-hyun sobre a dívida. Esclarecemos que “o pagamento da dívida não é responsabilidade dos funcionários ou atores da empresa-cliente, mas sim um assunto sob a jurisdição da empresa-cliente” e pedimos que ela se comunicasse apenas com os advogados do nosso escritório de advocacia, que foram autorizados a negociar a dívida.
Não há nenhuma declaração no documento afirmando que entrar em contato com um ator da empresa resultaria em responsabilização por danos. No entanto, a HoverLab distorceu o significado em seu relatório de 17 de março, alegando que estávamos ‘ameaçando para que não entrassem em contato não apenas com Kim Soo-hyun, mas com qualquer pessoa da GOLDMEDALIST.’ Nunca fizemos tal exigência aos atores da nossa agência, e, posteriormente, Kim Sae-ron continuou a se comunicar livremente com os atores da agência.
Quando Kim Sae-ron postou a foto nas redes sociais em 24 de março, o drama “Queen of Tears”, estrelado por Kim Soo-hyun, estava sendo exibido. A partir das 2h14, quando a foto foi postada, até cerca de 11h, quando emitimos nosso comunicado oficial, mais de 50 artigos foram publicados. Por isso, sentimos a necessidade de informar Kim Sae-ron que tais ações repentinas poderiam impactar a produtora do drama, o elenco, a equipe, a emissora e todas as partes envolvidas. Reiteramos que não pressionamos Kim Sae-ron para compensação de danos.
Nossa posição sobre as alegações infundadas contra a atriz Seo Yea Ji
A HoverLab alegou em 17 de março que nossa empresa conspirou com a mídia para difamar Seo Yea Ji com base em um informante anônimo. Essa alegação é falsa, e até mesmo o ex-gerente de Seo Yea Ji, que já deixou a empresa, nos contatou incrédulo. Pedimos que parem de espalhar informações falsas sem nenhuma base ou responsabilidade.
Pedimos que a família enlutada cesse a disseminação contínua de informações falsas.
A família fez muitas alegações falsas contra a GOLDMEDALIST e Kim Soo Hyun. Por exemplo, afirmaram que nossa empresa não compareceu ao funeral da falecida. No entanto, visitamos o velório em 17 e 19 de fevereiro de 2025, para prestar condolências, deixar uma coroa de flores e um valor simbólico.
Pedimos que as especulações infundadas cessem imediatamente e que a verdade seja respeitada.“
O caso envolvendo Kim Soo-hyun e Kim Sae-ron ganhou repercussão após o suicídio da atriz em fevereiro de 2025. Após sua morte, surgiram acusações de que Kim Soo-hyun teria tido um relacionamento com Kim Sae-ron quando ela ainda era menor de idade. Essas alegações foram impulsionadas pelo canal HoverLab, que divulgou supostos materiais fornecidos pela família da atriz.
A agência de Kim Soo-hyun, GOLDMEDALIST, negou as acusações, esclarecendo que o relacionamento entre os dois aconteceu quando Kim Sae-ron já era maior de idade. A polêmica também envolveu uma carta vazada escrita pelo ator quando a atriz tinha 17 anos, mas a empresa afirmou que a mensagem era platônica e dentro de um contexto comum de amizade.
Kim Sae-ron vinha enfrentando dificuldades financeiras e problemas de saúde mental desde um escândalo que se envolveu quando dirigia alcoolizada em 2022, o que prejudicou sua carreira. Embora não haja provas concretas ligando as acusações contra Kim Soo-hyun ao suicídio da atriz, o caso reacendeu debates sobre a pressão enfrentada por celebridades na Coreia do Sul e a importância do suporte à saúde mental.
Fonte: (1)

