O casal Kim Joon-young e Sagong Hye-ra, da cidade de Dongducheon, deu à luz a três meninos e duas meninas na última sexta-feira (20). Foi a primeira vez que um parto natural de quíntuplos aconteceu na Coreia do Sul.
E segundo um artigo feito pelo The Korea Herald na terça (24), o governo sul-coreano irá presentear os pais com mais de 170 milhões de wons (cerca de 700 mil reais).
A quantia é a soma de um conjunto de políticas públicas que visam incentivar os cidadãos a terem filhos, visto que a Coreia do Sul apresenta hoje um dos menores índices de fertilidade no mundo, registrando 0.72 por mulher em 2023.
Só 15 milhões de wons (61 mil reais) serão para compras em mercados da cidade onde moram. E 3.5 milhões (14 mil reais) serão usados para cuidados pós-parto. Tudo isso disponibilizado em vouchers.
Além disso, o casal também está elegível a receber o Vale-Primeiro Encontro do Ministério do Bem-Estar Social, que de início oferece 14 milhões de wons (57 mil reais). E pela quantidade de filhos, os pais ainda poderão receber até 132,5 milhões de wons (cerca de 540 mil reais), provenientes de outras categorias de suporte financeiro que o governo dá durantes alguns meses.
Para entender de forma um pouco mais detalhada, o chamado Vale-Primeiro Encontro tem a proposta de presentear 2 milhões de wons ao casais que tiverem seu primeiro filho e 3 milhões de wons para o segundo bebê e outros que vierem.
O programa também conta duas categorias de subsídios mensais, um para a criança e o outro para os pais:
- No caso dos bebês, eles receberão uma mesada de 100 mil wons (410 reais) para cada filho, até a criança completar 95 meses – um pouco mais que sete anos de idade.
- E os pais obterão 1 milhão de wons (4.100 reais) por cada criança que tiverem, durante os primeiros 11 meses de vida e, depois disso, recebem mais 500 mil wons (2.050 reais) por mês durante mais 11 meses.
Queremos saber a opinião dos HIT!Lovers sobre o caso, então comente abaixo.