Carolina Steinert, fundadora e editora-chefe da HIT! Magazine, concedeu uma entrevista exclusiva ao Newsis após sua participação na MU:CON 2024, em Seul. Na conversa, ela destacou o impressionante crescimento do K-pop na América Latina, com foco especial no Brasil, que já é o quinto maior mercado global de K-pop!
Confira entrevista completa abaixo:
– Recentemente, vimos um aumento significativo do K-pop na América Latina. Como você enxerga esse movimento?
“Sem dúvida, o K-pop está em plena expansão na América Latina. Tenho trabalhado com K-pop nos últimos 11 anos, e agora realmente vemos a integração de elementos da música latina no K-pop. O Brasil, especificamente, é um dos cinco maiores mercados para o K-pop no mundo, e a aceitação está crescendo rapidamente. Um exemplo marcante foi a colaboração do TOMORROW X TOGETHER com a brasileira Anitta na música ‘Back for More‘.“
– Qual é a sua estimativa sobre o número de fãs de K-pop no Brasil?
“Embora seja difícil definir números exatos, temos uma noção de que o K-pop Brasil no X (antigo Twitter) conta com cerca de 500 mil seguidores. Concertos como os do BTS, TWICE e ATEEZ no Allianz Parque, em São Paulo, também mostram o tamanho dessa base de fãs. Os shows lotaram estádios com mais de 40 mil pessoas, o que nos dá uma ideia do potencial do K-pop por aqui.“
– A HIT! Magazine é a primeira revista brasileira focada em cultura K-pop. Como vocês se mantêm no mercado com um nicho tão específico?
“Com certeza, não é fácil manter uma revista apenas com a venda de exemplares. Além da HIT! Magazine, nós operamos a HIT! Media, que oferece serviços de relações públicas para shows de K-pop no Brasil e também trabalhamos fazemos booking de shows de artistas sul-coreanos de rock, indie e hip hop. Temos uma equipe comprometida em trazer o K-pop para o Brasil da melhor maneira possível.“
– A revista HIT! oferece muito conteúdo escrito, enquanto na Coreia do Sul as revistas são mais focadas em imagens. Por que essa abordagem?
“O motivo é simples: queremos que mais pessoas tenham acesso ao K-pop de forma acessível e informativa. Além disso, trazemos produtos oficiais de K-pop, como photocards e pôsteres, que distribuímos no Brasil para criar um elo maior entre os fãs e seus ídolos.“
– Artistas latinos como Bad Bunny e J Balvin têm dominado o mercado norte-americano. O que o K-pop pode aprender com isso?
“Um bom exemplo seria Anitta. Ela começou cantando em português, depois expandiu para o espanhol e agora está lançando músicas em inglês, alcançando um mercado global. Acredito que o K-pop pode seguir uma estratégia parecida, incorporando elementos de diferentes culturas e idiomas para se expandir ainda mais.“
– A JYP Entertainment está planejando lançar um grupo de garotas latinas inspirado no K-pop. Como você vê essa tendência?
“Se olharmos para o exemplo da Samara, que quase entrou no grupo KATSEYE da HYBE, vemos que os brasileiros são apaixonados por música e têm potencial para serem grandes ídolos. Acredito que um projeto bem estruturado, como o da JYP, tem grandes chances de sucesso.”
– Você mencionou que há 14 anos conheceu o K-pop por meio do SHINee. O que te chamou a atenção? E como você vê o futuro do K-pop?
“Eu vi o clipe de ‘Replay (누난 너무 예뻐)’ do SHINee e pensei: ‘Esse grupo é diferente’. Desde então, tenho acompanhado a carreira do TAEMIN e outros grupos como BTOB. O K-pop oferece um conteúdo que é sempre novo e cativante. No Brasil, o crescimento do K-pop apenas começou, e acredito que ainda há muito mais por vir.“
– Quais grupos de K-pop você está acompanhando atualmente? E como a HIT! Magazine continuará contribuindo para a expansão do gênero?
“Estou sempre de olho em grupos como BTS, Stray Kids, ATEEZ e SEVENTEEN. Aliás, o nome da nossa revista foi inspirado na música ‘HIT‘ do SEVENTEEN! A HIT! Magazine continuará a ser uma plataforma para compartilhar o máximo possível de conteúdo K-pop com os fãs latino-americanos.“
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