A BIGHIT MUSIC informou que iniciará neste semestre ações legais contra autores de publicações caluniosas sobre os membros do BTS feitas em plataformas online. O processo envolve sites coreanos e internacionais. O comunicado foi compartilhado nesta segunda (29). Veja a nota completa ao final.
Além disso, segundo a empresa, queixas criminais apresentadas em 2024 foram enviadas ao Ministério Público em julho com “recomendação de indiciamento”. Isso significa que a autoridade policial do caso entendeu que existem provas suficientes para considerar pessoas indicadas como envolvidas em um crime. A próxima etapa é o interrogatório dos suspeitos.
A BIGHIT disse que os espaços digitais anônimos não estão isentos de punição criminal. “Estamos comprometidos em usar todos os canais legais disponíveis para proteger nossos artistas e estamos respondendo firmemente a tais atos legais com uma política de tolerância zero”, completa.
Outro processo envolve a tentativa de invasão de domicílio dos membros do BTS. Atos de visitar as residências dos idols ou observá-las de fora, além de vazamentos de informações pessoais são sujeitos a punições criminais. Alguns casos estão em fase de investigação, enquanto outros foram enviados ao Ministério Público.
Leia a nota completa, com tradução de MYGBRAZIL no X (antigo Twitter):
[Aviso] Atualizações do Aviso sobre Processos Legais Contra Violação de Direitos de Artistas
Olá.
Aqui é a BIGHIT MUSIC.
Neste trimestre, iniciamos ações legais contra os autores de postagens maliciosas, que foram identificados por meio de valiosos relatos de fãs e do nosso monitoramento de comunidades online nacionais (Naver, Daum [Women’s Generation, Jjukbbang Cafe, Soul Dresser, etc.], Nate, The Goo, Dmitry, diversas “galerias” dentro do DC Inside [Galeria BTS, Galeria de Celebridades Masculinas, Galeria de Entretenimento Doméstico, etc.], Instiz, Ilgan Best, FM Korea, etc.), sites de música (Melon, Bugs Music, Genie Music, etc.) e canais internacionais de mídia social (X, Instagram, YouTube, etc.).
Mesmo em espaços online anônimos, atos que difamam terceiros, como caluniar artistas, usar linguagem ofensiva ou espalhar boatos infundados, estão sujeitos a punição criminal sob leis como a Lei de Promoção da Utilização de Redes de Informação e Comunicação e Proteção da Informação. Estamos comprometidos em usar todos os canais legais disponíveis para proteger nossos artistas e estamos respondendo firmemente a tais atos ilegais com uma política de tolerância zero.
Além disso, algumas das queixas criminais apresentadas no ano passado foram encaminhadas ao Ministério Público em julho com uma recomendação de indiciamento. As investigações dos casos apresentados este ano também estão em andamento. Como parte do processo legal, os suspeitos estão sendo intimados para interrogatório, em alguns casos por meio do cumprimento de mandados.
Enquanto isso, houve vários incidentes recentes de tentativas de invasão de domicílio de membros do BTS. Estamos cooperando ativamente com as autoridades competentes para garantir uma investigação completa dessas invasões, inclusive denunciando-as à polícia e apresentando provas e pareceres por escrito. Alguns desses casos foram encaminhados ao Ministério Público, e não pouparemos esforços para garantir que esses indivíduos enfrentam as consequências legais mais rigorosas possíveis.
Qualquer ato de visitar ou permanecer na residência particular de um artista, observar a residência de um artista de fora, vazar informações pessoais de um artista ou quaisquer outras ações que infrinjam a privacidade do artista não estão apenas sujeitos a punição criminal sob as leis relativas à invasão de propriedade e perseguição, mas também são atos ilegais que causam grave ansiedade e angústia à vítima. Para promover uma cultura de fãs segura e saudável, pedimos sinceramente que respeitem a privacidade e a segurança de nossos artistas.
Somos sempre gratos pelo carinho e dedicação demonstrados pelos fãs do BTS. A BIGHIT MUSIC continuará trabalhando para garantir que os direitos de nossos artistas sejam totalmente protegidos.
Obrigado.

