Paraná, 9 de Maio de 2023
Texto por: Mariana Luzan @mianaluzan
A música é uma das expressões artísticas mais plurais e livres de todas no âmbito de criação, e isso é fato inegável. Porém, assim como qualquer coisa, é necessária certa organização, sistematização e padronização para o bom funcionamento de uma obra musical. Algumas características básicas como ritmo, tom, melodia e progressões de acordes são indispensáveis, assim como a estruturação da letra e dos elementos que compõem cada gênero musical.
No mainstream, as canções são geralmente construídas com verso, pré-refrão, refrão, e muitas vezes a ponte, essa última sendo inclusive um dos pontos mais fortes do K-pop. Se a indústria musical coreana sabe fazer algo com maestria nas músicas, esse algo definitivamente são as pontes.
Outra característica muito forte desse gênero musical é o excesso de informações. Desde a estética no visual, com os videoclipes sempre super produzidos, com explosão de cores, elementos e cenas, até realmente no quesito sonoro, onde misturas que seriam consideradas inviáveis em outras indústrias funcionam muito bem quando aplicadas no K-pop.
É isso que dá aquele som característico que tanto atrai as pessoas e se torna a marca registrada do pop sul-coreano: a capacidade de lidar bem com os excessos e conseguir padronizar, organizar e sistematizar elementos sonoros que se colocados juntos não parecem fazer muito sentido, mas, no fim, fazem.
Além disso, várias músicas de K-pop também são muito específicas e características na composição da letra. Aquele tipo de verso que você lê e automaticamente já associa a algum artista. E é sobre essas composições, mais especificamente sobre os refrões das músicas dos artistas da JYP, que esse texto quer falar.
Primeiro, é preciso relembrar o conceito de refrão: basicamente, é o ponto alto da música. A parte mais importante, o apogeu da canção. Tudo na música culmina para o refrão. E a “regra” que a JYP sugere aos seus artistas no processo de composição é que o refrão precisa fazer sentido e sintetizar todo o significado da canção.
Isso foi revelado em agosto de 2020, durante uma live no Instagram, por eaJ, que foi guitarrista do DAY6 de 2015 a 2021. O DAY6 trabalha sob o selo da JYP Entertainment e, desde a estreia da banda, em 2015, as músicas são escritas pelos integrantes que, seguindo a sugestão da gravadora, reproduzem a estrutura de concentrar as informações cruciais das músicas no refrão.
De acordo com o relato de eaJ, quando ele ainda fazia parte do DAY6, dois conselhos foram dados durante o processo criativo das obras dos artistas da gravadora:
1. As composições precisam fazer sentido de uma linha para a outra;
2. O refrão precisa fazer sentido e concluir o significado da música como um todo.
Analisando a estrutura das músicas e a função do refrão dentro de uma construção sonora com letra e instrumental, esse conselho da JYP dá muito certo, visto os refrões atemporais de artistas como 2PM, TWICE, DAY6, Stray Kids e ITZY, por exemplo. Os refrões desses artistas sempre contam com bastante frases, e dá pra tirar a prova: se excluirmos todo o resto da letra e analisarmos somente o refrão das canções, ainda dá pra saber do que se trata a música.
O público, às vezes, pode até não parar para analisar mais a fundo a construção estrutural das canções, mas é legal saber que nada é por acaso, e na criação das obras no K-pop não é diferente: os excessos não estão ali por acaso, as letras não são colocadas onde estão por acaso, e os instrumentais não são escolhidos por acaso; cada elemento é pensado pelos compositores e produtores para passar a mensagem proposta. E é essa a parte divertida de fazer e ouvir música.