Matérias

A euforia da liberdade de ser apenas você mesmo

Texto por: Mylena Cestari

O título deste texto acabou tão longo quanto o último álbum da Lana Del Rey. Acho que eu fico assim toda vez que ouço BTS, o que eu fazia enquanto escrevia este texto, então, perdoem-me, excelentes leitores.

Mas, no mês deles e no mês do orgulho LGBTQIAP+, como eu poderia me limitar a curtas palavras, a pequenas expressões? Como, num mês de tanta força, representante de tanta luta, tanta alegria, dor, amor, lágrima e cor, eu poderia me podar?

Escrever este texto me fez refletir muito sobre a responsabilidade que me cabia fazer. Deveria eu lhes trazer informação? Falar sobre quão grande e importante é que, no país que mais mata pessoas trans no mundo (o Brasil), nós tenhamos a maior Parada LGBTQIAP+ do MUNDO. Sobre quão importante é, que um país ainda considerado extremamente retrógrado e no qual o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é proibido (a Coreia do Sul), que cada vez mais artistas estejam tendo o espaço e a coragem para se posicionar a favor da igualdade de direitos para pessoas LGBTQIAP+, algo que jamais poderia acontecer apenas alguns anos atrás? Ou eu deveria focar em quão grande é a luta que ainda temos a batalhar, o caminho que ainda temos a trilhar, por um mundo inteiro, Brasil, Coreia do Sul ou qualquer outro lugar, no qual independente da sua identificação de gênero, de quem você ama, de quem você é, que se tenha direitos iguais, que se tenha a paz para poder viver a vida livremente, sem medo, sem julgamentos, sem riscos?

Eu ponderei bastante sobre qual seria o foco deste texto, e talvez seja perceptível que eu não encontrei uma resposta exata para isso. Quis trazer um pouco de reflexão sobre tudo citado acima, mas também queria focar na beleza intrínseca da liberdade que somente encontramos nos momentos em que somos nós mesmos. Para citar uma das minhas músicas favoritas do meu grupo favorito, queria falar da euforia resguardada aos momentos da mais pura beleza, que só vivemos quando podemos ser quem somos, sem medo, vergonha, ou inibições. Nós, que somos parte do lindo vale do arco-íris, e todos que não são, mas são aliados, que correm conosco, que estão dispostos a nos proteger, amparar e a nos celebrar, entendem o que digo. De quão eufórica é a sensação daquele momento em que nos permitimos nos vestir como sempre quisemos, cortar o cabelo com um corte que nos represente, beijar e amar quem queremos. A sensação de poder ter orgulho de quem somos, de sorrir e rir livremente, de nos sentirmos leves em nossa verdade. Esses momentos são o que fazem tudo valer a pena. As pessoas que nos rodeiam e nos amam de verdade, sem preconceitos, são quem faz a vida mais alegre ainda. E podermos nos celebrar, nos representar, gritar por nossos direitos de forma tão linda quanto fazemos nas Paradas que acontecem ao redor do mundo, é o que nos ajuda a seguir em frente. Assim como o BTS, tomamos muita porrada todos os dias, de todos os lados, mas sempre fazemos de tudo para nos reerguer. Para levantar, para lutar, para resistir. Como o ideal que esses 7 meninos construíram e espalharam com tanta garra e tanta graça pelo mundo, nós somos à prova de balas. Somos uma fortaleza, unida e resistente. E nós estaremos sempre lá, uns pelos outros. Representando toda a nossa dor, toda a nossa luta, mas também toda a nossa beleza, todo o nosso amor, toda a nossa vida. Toda a nossa verdade. Pois nós somos verdadeiros, nós somos lindos. E nós merecemos existir e celebrar a nossa existência, com igualdade e sem medo.

Feliz aniversário de dez lindos anos de muitas mensagens lindas que o BTS traz ao mundo, ARMYS. E feliz mês do orgulho LGBTQIAP+, com muitas cores, muitas flores, e muitos, muitos amores! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *