10 de Março de 2023, João Pessoa.
Texto:: nini vasconcelos
Muitos trainees sonham em se tornar idols reconhecidos e amados por seu público, e se dedicam por muito tempo para isso. Mas, infelizmente, esse desejo nem sempre se torna realidade para todos.
Vocês sabiam que apenas 10% dos idols que debutam em um ano realmente sobrevivem à indústria do K-pop? O In Jin Woong, ex-instrutor de trainees e agora YouTuber, compartilhou isso e muitas outras coisas em uma entrevista que ele deu há alguns meses para a News 1 Entertainment TV (Coreia do Sul) , e hoje vou resumir para vocês.
Vivemos em uma sociedade com um modelo econômico de capitalismo exacerbado, e uma das milhares de consequências que isso tem é o processo de “produzir idols” – tendo em vista o foco na indústria de entretenimento sul-coreana dessa matéria. Esse processo acaba transformando trainees em produtos para o consumidor. Eles não vendem apenas música, vendem também uma imagem e um sonho para milhares de pessoas que também desejam ser artistas.
O período de treinamento de um trainee é diferente para cada agência, mas o ex-treinador estima que, normalmente, é de sete a oito anos. E quando esse trainee se junta ao time de debut, ainda leva mais um ou dois anos para finalmente debutar.
De acordo com In Ji Woong, quando uma agência grande abre uma audição, mais de 10.000 vídeos são enviados para a análise, e claro, nem todos os inscritos são aceitos como trainees. Mas, para aqueles que são, é nesse momento que eles começam a ser moldados para se tornarem produtos de consumo, basicamente mudando toda a sua forma de pensar, agir e viver. Além disso, a liberdade deles é muito restrita, às vezes eles sequer podem sair para comprar um café se não tiverem certa quantidade de anos de experiência. Eles basicamente são treinados para se acostumarem com esse estilo de vida cheio de sobrecarga e estresse, e o que lhes dizem é que se eles quiserem se tornar artistas, é isso que tem que seguir.
Ele ressalta que, quando crianças se tornam trainees ou debutam cedo demais, elas estão em um momento da vida que seus valores e ideais ainda não foram estabelecidos, e tudo que têm como exemplo são meninos e meninas mais velhas que fazem dieta, cantam, dançam e se tornam celebridades, e estes se tornam seus exemplos. Ao serem conformados a tantas regras, acabam aderindo ao que lhe é dito, sem poder abranger muito seu desenvolvimento pessoal.
Para falar sobre o que acontece quando um trainee não debuta ou se torna bem sucedido, irei citar as próprias palavras do In Ji Woong: “Tem muitos deles. Alguns são muito espertos e conseguem suceder na vida, apesar disso. Essas crianças saem e conseguem fazer outras coisas, mas aqueles que apenas foram com o flow acabam não se dando muito bem. A maioria deles não foi para a faculdade e os seus valores de vida não foram desenvolvidos corretamente. E também, muitos não têm o conhecimento/habilidades sociais básicas com as pessoas, isso porque a rotina deles era de manhã até a noite. Eles apenas viveram da forma que lhes foi dita. Os que não conseguem chegam em mim e perguntam, ‘o que eu faço agora?’.” Ele continuou. “Muitos ficam desanimados e acabam na decadente indústria do distrito da luz vermelha (bairro de prostituição). Claro, tem aqueles que vencem na vida; eles se tornam professores de estúdios de dança. Mas esse sistema é uma formação de pirâmide, o que faz com que isso seja muito difícil.”
Também foi compartilhado que, para debutar, as coisas não se baseiam apenas no talento. Os trainees podem ser os mais talentosos e habilidosos da indústria, mas se a aparência deles não se encaixar no conceito que a empresa quer passar com o grupo, eles podem ficar de fora. E não é como se uma empresa debutasse um grupo todo ano, o próximo pode demorar cerca de 4-5 anos, e depois de todo esse tempo, esses trainees excluídos são considerados velhos demais para debutar.
Se você já assistiu programas como “PRODUCE”, “Youth With You”, “Peak Time”, dentre muitos outros, já deve estar familiarizado com a luta que é para alguém conseguir realizar seu sonho de se tornar um grande artista. É uma realidade injusta, mas que infelizmente existe.
A conclusão que tiramos disso é a de que, muitas vezes, consideramos apenas o lado alegre do K-pop. Ver nossos idols felizes e performando de forma tão incrível e dedicada é o que nos faz feliz também! Contudo, devemos levar em consideração que se tornar um artista não é fácil, tem muito sangue, suor e lágrimas derramados para eles alcançarem esse objetivo. E claro, não podemos fechar os olhos para o fato de que, apesar de ser algo muito presente em nossas vidas, a indústria de entretenimento – não apenas coreana, mas em particular ela – pode ser extremamente tóxica, e devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para fazer com que os artistas que amamos sempre se sintam bem e acolhidos por nós.