Matérias

Seja a luz, Halazia

Texto: Larissa Leal (@heylaure_)
13 de Junho de 2023.

ATEEZ EM SOLO BRASILEIRO, ISSO NÃO É UM TREINAMENTO!

Com a aguardada vinda dos meninos ao Brasil finalmente confirmada, a HIT! não podia deixar de preparar vários conteúdos, para todas as ATINYS desse Brasilzão se animarem até o dia do show! E quer melhor forma de se preparar que analisar um dos melhores lançamentos de 2022?

Do mesmo universo de “Guerrilla”, ATEEZ nos traz a continuação de uma história emocionante e distópica com Halazia. O que esses garotos rebeldes têm a nos oferecer dessa vez?

We all tried, but we lost emotions

Diferente do mundo futurista e tecnológico de Guerrilla, o MV de Halazia traz um aspecto mais árido e apocalíptico para os espectadores. O que antes era um mundo imaculado, agora já demonstra as rachaduras que os eventos rebeldes idealizados em Guerrilla causaram nesse mundo alternativo. O mundo controlado pelo som e que tinha como principal dogma “a emoção é a doença humana”, nesse momento, é tomado pelo caos e a incerteza plantada pela resistência.

Créditos: reprodução

Mas o que vem depois? O que acontece quando todas as emoções desaparecem? Um mundo sem perspectiva, indiferente e, ao mesmo tempo, caótico. É esse cenário que os oito garotos encontram após os acontecimentos de Guerrilla. Após se unirem para acordar o mundo com sua música, o grupo rebelde agora enfrenta um mundo sem emoções e é a busca por sentir algo novamente que os ajuda a seguir em frente.

Tomados pela falta de esperança por se depararem com um mundo apático após a tentativa de acordá-lo, os meninos do ATEEZ protagonizam cenas que contam uma narrativa interessante. Eles percorrem a desilusão, confusão, angústia e, finalmente, o caminho até se encontrarem como os protagonistas dessa história. Enquanto isso, o restante das pessoas desse universo parece não saber mais como viver e são sempre representados como se estivessem à espera de algo.

Créditos: reprodução

A new Eight rises

Como ATEEZ não brinca em serviço, existe ainda um prólogo para essa história e é ele que nos revela o que deixa todos à espera: Eight, um grupo insurgente mais antigo que, em outro momento, salvou essa mesma distopia. Mas quem são eles? A partir dos flashes de outros MVs, que o prólogo apresenta nesse momento, é possível traçar uma linha de relação do universo de Halazia para um outro universo no qual o ATEEZ representava um outro grupo rebelde. Sim, Halateez está entre nós.

“As pessoas não fizeram nada além de esperar para que eles retornassem, mesmo sabendo que eles nunca apareceriam de novo”.

SPIN OFF : FROM THE WITNESS Prologue

Durante algumas cenas do MV, é possível ver uma espécie de manequim com roupas muito parecidas com as que caracterizam Halateez, o que significa que esses universos estão interligados, mas separados por um salto temporal. Halateez um dia foi a revolução que eles precisavam, assim, em Guerrilla e Halazia não seria diferente. O povo desta distopia também anseia por um novo grupo com essa mesma chama rebelde e é assim que os 8 garotos de uma nova era do ATEEZ se tornam a cara dessa revolução. 

“Um novo Eight fez sua aparição”.

Créditos: reprodução

É a partir daí que o ATEEZ se coloca à frente e acende a chama da revolta, eles serão a luz que guiará as pessoas em meio a toda essa escuridão. Com isso o clipe nos dá uma das cenas mais simbólicas e, talvez, mais bonitas de todo o MV.. Seonghwa se coloca à frente do manequim, com a mesma posição de braços abertos, representando toda a redenção que aquele povo precisa e reafirmando o grupo como a nova esperança desse mundo obscuro.

Créditos: reprodução 

A chama rebelde também está presente em momentos muito importantes do clipe, como na queima do chapéu, que também representa o universo do Halateez, e quando o fogo consome por completo o manequim que antes era símbolo de toda a expectativa pela volta do grande Eight, instaurando assim novos oito garotos rebeldes como a esperança desse tempo.

Créditos: reprodução

Gravidade zero

Outro aspecto muito importante do MV é que, nessa nova fase, o mundo se encontra sem gravidade. A relação da perda da gravidade com a perda das emoções desse mundo é muito simbólica: não há mais algo que os atém ao chão, tudo só flutua sem direção. A falta da gravidade também traz ao clipe uma sensação de que tudo está fora do lugar, o mundo virou de cabeça para baixo e está fora de controle.

Créditos: reprodução

Apesar de tudo parecer deslocado, uma grande esfera metálica é o objeto que ganha mais atenção conforme o MV vai chegando ao final. A esfera parece subir cada vez mais, por consequência da perda da gravidade, mas se torna ainda mais notável quando começa a ser puxada para baixo por meio de correntes acompanhada do momento mais intenso da música, o que passa ainda mais o sentimento de luta.

Créditos: reprodução

Apesar de não deixar explícito o que a esfera significa, e talvez só saberemos de fato com mais um capítulo da história, o momento e o jeito em que a tentativa de trazê-la para seu lugar e, posteriormente, sua queda, nos faz relacioná-la com todo o sentimento que aquelas pessoas perderam e estão lutando para ter de volta. Se misturam a raiva, angústia e revolta de uma era que foi arrancada de todos e que, agora, precisa ser recuperada. Assim, ela finalmente retorna ao chão. Nessa cena, esperamos por uma esfera sólida, que cairá com um grande peso no chão, mas é exatamente o oposto que o MV mostra. Apesar de haver uma explosão, a esfera se desfaz ao fim da queda, nos deixando apenas com os resquícios do que ela uma vez foi.

Créditos: reprodução

O que vem por aí?

Já sem música, o MV acaba de forma muito simbólica e misteriosa. Com o enquadramento voltado para o reflexo no chão, é possível ver 4 pessoas vestidas de branco encarando o local exato da queda da esfera metálica. Segundos depois, o grupo vai embora após a passagem de um pássaro – que também aparece em outros vídeos e, de forma ainda mais expressiva, no epílogo –, e é com essa cena que ATEEZ finaliza o MV de “Halazia”. A história abrange não só esse MV, mas muitos elementos de “Guerrilla” e até mesmo de outras partes do “Ateezverso” e deixa margem para mais um capítulo dessa história. Será que a aliança rebelde vai conseguir libertar esse mundo sem emoções e reviver o legado de Halateez? Só nos resta esperar para saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *