Matérias

60 ANOS DA IMIGRAÇÃO SUL-COREANA PARA O BRASIL

Ana Beatriz Medella 

Rio de Janeiro,  , fevereiro, 2023

No dia 13 de fevereiro, celebramos os 60 anos da imigração sul-coreana para o Brasil. De acordo com o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, o Sr. Insang Hwang, os primeiros migrantes oficiais chegaram ao Brasil em 1963 com a vinda de 103 sul-coreanos. O lugar de chegada foi o porto de Santos, mas não demorou muito para que fossem para o bairro da Liberdade, lugar amplamente conhecido pela forte presença de migrantes e descendentes leste-asiáticos. 

Como grande parte dos trabalhos oferecidos eram na área têxtil, eles foram ocupando esses cargos e, devido às condições oferecidas, ascenderam social e economicamente. Contudo, é preciso dizer que esse grupo não é o único presente nos bairros da Liberdade e Bom Retiro, outros grupos etnico-raciais já estavam lá a mais tempo, o que torna ambos os bairros em lugares multiculturais. 

Para homenagear a chegada, o assunto já estava sendo pensado mesmo em Janeiro deste ano, com a vinda do Enviado Especial do presidente da Coreia do Sul, Sr. Chung Jinsuk. Na conversa, foi destacada a expressiva quantidade de coreanos em São Paulo e a vontade em estreitar os laços entre o estado e a Coreia do Sul. 

Já mais recentemente, no dia 12 de fevereiro, aconteceu o desfile da tradicional roupa sul-coreana, o Hanbok. A celebração aconteceu em parceria com a Associação Cultural dos Coreanos do Brasil (ACCB). O evento contou com apresentação do grupo cover de Kpop, KC Girls. Já no dia seguinte, houve um ato solene na Alesp onde aspectos culturais do país leste-asiático foram destacados e dentre eles estava o pop coreano e a culinária.     

Fonte: Ahn Young /AP

(https://www.hjnews.com/world/south-korea-lunar-new-year/image_38fd2af3-710a-5888-b7ef-910cc0f67b37.html)

No Brasil, a popularização da cultura coreana tem chamado mais e mais atenção e feito com que alguns aspectos da nacionalidade ficassem mais presentes em solo brasileiro. Bairros como o Bom Retiro tem se reinventado para atender a nova demanda cultural e de consumo. Imigrantes que vieram para o Brasil ainda pequenos ou descendentes reformulam os estabelecimentos da família para entrarem em diálogo tanto com a cultura brasileira quanto com a coreana. A longa história de amizade entre os dois países têm produzido aspectos culturais únicos que são catalisados pelo hallyu. 

Fonte: pt.foursquare

(https://pt.foursquare.com/v/ogame/4ce44fda302d54815c0cc85f)

Fonte: JOURNALS.OPENEDITION, PREFEITURA.SP.GOV, QUEM, AL.SP.GOV, ESTADÃO

https://www.al.sp.gov.br/noticia/?13/02/2023/comunidade-coreana-celebra-60-anos-da-imigracao-no-brasil-com-cerimonia-na-alesp#:~:text=%22Chegaram%20no%20Brasil%2C%20em%2012,Insang%20Hwang.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/relacoes_internacionais/noticias/?p=340461

https://revistaquem.globo.com/entretenimento/k-pop/noticia/2023/02/sao-paulo-recebe-desfile-de-hanboks-traje-tradicional-sul-coreano.ghtml

https://journals.openedition.org/confins/18851

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *