Matérias

EDAM Entertainment ganha processo contra autor de comentários maldosos a respeito de IU

São Paulo, 16 de Dezembro de 2022
Texto por: Jez Duarte

Desde Outubro de 2019, a equipe de IU, conhecida como “IU Team”, tem trabalhado em erradicar os comentários maldosos e difamatórios a respeito da cantora na internet que incluem calúnia maliciosa, o espalhamento de rumores falsos, assédio sexual, violação de privacidade e ataques pessoais ou a seus fãs. Mesmo após mudarem de agência para a EDAM Entertainment em Janeiro de 2020, essa luta não parou e segue até os dias de hoje.

De tempos em tempos, a EDAM vem emitindo comunicados oficiais com atualizações a respeito do andamento das medidas legais que a empresa está tomando junto aos seus advogados contra os culpados identificados com base nas próprias investigações e nas denúncias feitas por fãs.

Sua primeira vitória judicial foi em Março de 2020, quando a primeira leva de denúncias levou os agressores a responderem pelo Artigo 311 do Código Criminal, uma sentença de prisão por um pouco mais de um ano ou pagamento de multa pecuniária de não mais do que 2 milhões de won (aproximadamente R$8.053,23 na moeda atual). Os resultados das investigações revelaram que os agressores haviam postado diversos comentários maliciosos sobre a artista em múltiplas ocasiões.

A empresa continuou com as medidas legais conforme o prometido e mais tarde, em Junho do mesmo ano, emitiu um novo comunicado informando que os agressores continuavam a ser punidos e aqueles que haviam cometido crimes mais severos estavam sendo tratados de acordo pela justiça. E, mais uma vez, deixou claro que não toleraria esse tipo de crime contra IU ou contra seus fãs.

Em Janeiro de 2021, EDAM fez um novo comunicado a esse respeito após descobrir que os comentários continuavam em uma comunidade online privada e que pessoas haviam se passado por funcionários da empresa para espalhar falsos rumores. Mais uma vez agradeceu o auxílio dos fãs e pediu para que continuassem com eles na luta contra esses ataques.

Finalmente, nesse dia 13 de Dezembro, a empresa voltou a atualizar os fãs, informando que um dos perpetradores dos insultos contra IU havia admitido seus crimes durante a investigação e foi sentenciado a pagar a quantia de 3 milhões de won (aproximadamente R$12.079,85) por violar a Lei de Promoção da Utilização da Rede de Informação e Comunicação e Proteção da Informação (difamação) e insulto. Se o mesmo crime ocorrer novamente, a empresa prometeu continuar a tomar forte ação legal, sem tolerância.

É importante dizer que a EDAM Entertainment é dirigida por Bae Jong Han, que foi empresário de IU por 12 anos antes de abrir essa nova empresa sob o auxílio da Kakao M, a antiga empresa da cantora. É muito bom ver como o time de IU se importa com seu bem estar e de seus fãs, e como eles seguem firmes na intenção de protegê-los.

Fonte: Soompi

Sobre o autor

Diretora de Redação na HIT! Magazine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *