Um terremoto de magnitude 3,1 atingiu a cidade de Chungju, no centro da Coreia do Sul, na madrugada desta sexta-feira (7), segundo a Administração Meteorológica da Coreia (KMA). O tremor ocorreu por volta das 2h35 (horário local) na região de Angseong, a 22 km da prefeitura de Chungju, a uma profundidade de 9 km.
Apesar da intensidade, não houve relatos de feridos ou danos materiais, informou o Ministério do Interior e Segurança. Ainda assim, o governo ativou a Sede Central de Contramedidas para Desastres e Segurança (CDSCH, na sigla em inglês) e emitiu um alerta de nível “vigilância”, o segundo mais alto no sistema de monitoramento sísmico do país, composto por quatro níveis: “atenção”, “cautela”, “vigilância” e “gravidade”.
Inicialmente, a KMA havia estimado a magnitude do tremor em 4,2, mas a revisão dos dados reduziu o número para 3,1. O terremoto foi o mais forte entre os sete já registrados na Península Coreana neste ano.
Após o abalo, o ministro interino do Interior, Ko Ki-dong, determinou que autoridades locais e órgãos do governo mantivessem um sistema de resposta emergencial e avaliassem possíveis impactos. Segundo o ministério, 23 pessoas relataram ter sentido o tremor, a maioria delas nas províncias de Gangwon e Chungcheong do Norte (na região norte do país).
Fonte: (1)

