HIT!News, Política, Sociedade

Projeto de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol é aprovado

Hoje (14), a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou a moção para retirar o atual presidente Yoon Suk Yeol de seu cargo. 

Todos os 300 parlamentares estavam presentes na sessão. Foram 204 votos a favor e 85 contra, além de oito votos nulos e três abstenções. Para a aprovação do pedido de impeachment, eram necessários 200 votos a favor. 

Sessão plenária da Assembleia Nacional da Coreia do Sul (Créditos: Foto/ Yonhap News)

Vale mencionar que atualmente a Assembleia e composta por sua maioria pelo Partido Democrata (oposição), ocupando 192 cadeiras. Se todos da oposição votaram a favor, pode-se dizer que pelo menos 12 parlamentares do Partido do Poder Popular (mesmo partido do presidente) também concordaram com a moção.

Agora, a decisão da efetivação do impeachment está nas mãos do Tribunal Constitucional, onde os juízes decidirão, em até 180 dias, se reintegram ou afastam Yoon de sua governança. Enquanto isso, o primeiro-ministro Han Deok-soo atuará como presidente interino do país, já que Yoon está suspenso de suas atividades. 

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado enquanto a votação acontecia, e depois que o presidente da Assembleia, Woo Won-sik, bateu o martelo anunciando a aprovação da moção, o povo celebrou com aplausos e agitando light sticks

A aprovação foi mais um passo em direção a uma resolução da atual crise política no país causada por Yoon Suk Yeol. O político declarou lei marcial no dia 3 de dezembro, provocando um quase golpe de estado, com tropas militares tentando invadir a Assembleia Nacional e parlamentares subindo os muros do prédio para barrar o decreto.

A “medida emergencial” de Yoon foi desaprovada pelo parlamento e derrubada pelo presidente poucas horas depois. Por conta disso e pelo fato do governo de Yoon registrar grandes índices de rejeição, o povo e os legisladores se empenham agora para conseguir o impeachment.

Se retirado do cargo, Yoon terá cumprido 2 anos e sete meses de mandato e se tornará o terceiro presidente a ser deposto na história da Coreia, seguido dos ex-presidentes Park Geun-hye (2016) Roh Moo-hyun (2004).

Leia mais sobre esse assunto:

Fonte: (1) (2) (3)

Sobre o autor

Jornalista brasileira explorando o mundo da música, arte, cultura pop e tudo relacionado a K-culture. 📩 Pautas/Suggestion: virginia.bsoliveira@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *